MotoGP 2022 – Novas regras para situações de bandeira vermelha

A Comissão de Grandes Prémios anunciou alteração à regra de situação de bandeira vermelha e que pode ter impacto nos resultados das corridas de MotoGP 2022.

A pouco menos de duas semanas do início do Grande Prémio do Qatar, em Losail, e que dá o “tiro de partida” para uma temporada de MotoGP 2022 com um total de 21 corridas, a Comissão de Grandes Prémios que gere o Mundial de Velocidade anunciou uma importante alteração no regulamento desportivo. Nomeadamente em relação aos resultados de uma corrida em situação de bandeira vermelha.

Na eventualidade da Direção de Corrida ser obrigada a decretar bandeiras vermelhas no decorrer de um Grande Prémio, a classificação final da corrida será a classificação após a última passagem do líder da corrida antes das bandeiras vermelhas serem mostradas aos pilotos.

Esta nova regra substitui a anterior que dizia que a classificação de uma corrida de MotoGP em situação de bandeiras vermelhas era a classificação da última volta em que todos os pilotos cruzavam a linha de meta antes das bandeiras serem mostradas. O que isto significa é que a classificação final de uma corrida era a da volta anterior.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

MotoGP 2022A Comissão de Grandes Prémios explica o que acontecia até agora: “Se um piloto ou vários pilotos estivessem meia volta atrasados em relação ao líder da corrida, isto fazia com que a classificação da corrida fosse a da volta anterior, mesmo quando o líder da corrida ou a maioria dos pilotos já tinha completado a volta seguinte. Nestes casos, quaisquer mudanças de posição ou quedas durante a última volta do líder da corrida, deixavam de contar”.

Então como é que sabemos qual será a classificação final de uma corrida em MotoGP 2022?

A nova regra diz que “Com efeitos imediatos, o resultado de uma corrida que termina com bandeiras vermelhas será o da última volta em que o líder cruza a linha de meta antes das bandeiras serem mostradas. Todos os pilotos que cruzarem a linha de meta na mesma volta do líder antes das bandeiras vermelhas serem mostradas, serão classificados de acordo com as posições em pista nesse momento. Todos os pilotos que não consigam cruzar a linha de meta na mesma volta do líder no momento em que são mostradas as bandeiras, serão classificados de acordo com a volta anterior”.

Provavelmente o caro leitor estará confuso com esta explicação.

Vamos então tentar simplificar o que vai acontecer nestes casos específicos que dão por terminada uma corrida de forma antecipada: vão existir duas classificações parciais que serão combinadas no final, gerando então uma classificação final oficial.

Na realidade, este sistema algo confuso não é novidade em termos regulamentares. Já era aplicado em situações em que o líder da corrida cruzava a linha de meta e recebia a bandeira de xadrez, e posteriormente a esse momento eram mostradas bandeiras vermelhas aos restantes pilotos.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de tudo sobre o Mundial de Velocidade.