MotoGP 2022 P. Baixos – Aleix Espargaró e Morbidelli penalizados!

Piloto espanhol da Aprilia Racing vê os seus tempos com pneus slick eliminados. Franco Morbidelli terá de cumprir “long lap penalty” em corrida.

Um dia de sexta-feira de Grande Prémio dos Países Baixos que até começou bem para Aleix Espargaró, mas que termina da pior forma e por algo que nem é culpa do piloto espanhol! Os técnicos da Aprilia Racing deixaram o piloto espanhol entrar em pista com a sua RS-GP equipada com um componente que não é permitido quando são usados os pneus slick.

De acordo com um comunicado oficial publicado no website MotoGP.com, os Comissários do Grande Prémio dos Países Baixos identificaram uma ilegalidade na moto de Aleix Espargaró durante a segunda sessão de treinos livres. Nessa sessão, o piloto espanhol saiu para a pista com a sua moto equipada com o defletor de água na roda traseira. Isso não seria ilegal, não estivesse a Aprilia RS-GP equipada com pneus slick.

A equipa italiana esqueceu-se de remover o referido componente da moto quando Aleix Espargaró aproveitou os minutos finais da TL2 de MotoGP para realizar o seu ataque ao cronómetro, e com pneus slick e não de chuva. De acordo com Artigo 2.4.4.7.10.e do regulamento técnico, o defletor de chuva apenas pode ser utilizado com pneus de chuva. Com pneus slick tem de ser removido da moto.

MotoGPOs Comissários do GP dos Países Baixos perceberam que a moto italiana de facto utilizou o defletor de chuva na roda traseira, e, claro, viram-se obrigados a penalizar Aleix Espargaró que nem teve culpa nesta situação. Assim, o seu melhor registo do dia de hoje – 1m33452s – que lhe deu o segundo lugar na tabela de tempos combinados, foi eliminado, tal como todos os seus tempos obtidos com pneus slick na TL2, e a melhor volta do piloto espanhol reverte para a sua melhor volta na manhã que é 1m41.360s, o que o deixa em último na tabela de tempos.

Com isto, todos os pilotos que ficaram atrás do piloto da Aprilia Racing na tabela de tempos, sobem uma posição. Por exemplo, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) passa de 16º a 15º.

Aleix Espargaró tem agora uma última oportunidade para entrar diretamente na Q2 de MotoGP, que será a terceira sessão de treinos livres que se realiza na manhã de sábado.

Outro piloto que certamente não está a ter um final de sexta-feira agradável é Franco Morbidelli. O piloto da Monster Energy Yamaha foi penalizado com uma “Long Lap Penalty”. O motivo pelo qual o piloto italiano recebe esta penalização é o facto de ter sido apanhado, por duas vezes, a rodar a ritmo mais lento na TL2 e na trajetória usada por outros pilotos em volta rápida.

MotoGPUm dos pilotos que foi afetado por este andamento lento de Morbidelli foi precisamente Miguel Oliveira, o português a referir que isso acabou por estragar aquela que seria a sua melhor volta do dia num esforço final antes da bandeira de xadrez na TL2. Outro piloto que foi atrapalhado pelo piloto da Yamaha foi Enea Bastianini (Gresini Racing).

Franco Morbidelli já tinha recebido um aviso verbal no Grande Prémio da Alemanha precisamente por este tipo de situação. Então o piloto italiano estragou a volta rápida de Aleix Espargaró, uma volta que, tudo indica, daria ao espanhol da Aprilia Racing o novo recorde absoluto do circuito Sachsenring, e que por causa disso acabou por ficar na posse de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

Morbidelli terá de cumprir a “Long Lap Penalty” durante a corrida de MotoGP a contar para o Grande Prémio dos Países Baixos no próximo domingo. Clique aqui para ver os horários completos deste fim de semana em Assen!