MotoGP 2022 P. Baixos – Miguel Oliveira arranca de 8º

Miguel Oliveira parte para a corrida de amanhã do GP dos Países Baixos na terceira linha da grelha. Francesco Bagnaia conseguiu a Pole.

Este sábado de treinos e qualificações para o Grande Prémios dos Países Baixos foi de trabalho intenso para os pilotos da Red Bull KTM Factory, num esforço que desta vez acabou por compensar. Brad Binder e Miguel Oliveira tiveram que passar pela Q1, mas ambos mostraram-se um pouco mais competitivos nos momentos chave do fim-de-semana e conseguirem passar a Qualificação 2 (Q2) depois de dominarem a tabela de tempos da Q1.

Ambos, inclusive, estabeleceram os dois melhores tempos nos minutos iniciais do apontamento, com Oliveira a dominar a sessão na maior parte do tempo, mas a ser suplantado por Binder no cair do pano da Q1.

Leia também: MotoGP 2022 P. Baixos – Bagnaia o mais rápido e Miguel Oliveira em 16º

Resultados – Qualificação 1

Miguel Oliveira, que esta manhã estabeleceu o 15º tempo na TL3 e foi o 5º mais veloz do cronómetro da TL4, com esta passagem à Q2 de hoje teve oportunidade de lutar para se chegar um pouco mais à frente na grelha de partida, algo que o piloto de Almada já admitiu ser crucial para procurar melhores resultados face aqueles que tem conseguido em dias de corrida nesta temporada.

No final da sessão decisiva para o alinhamento da corrida, o português acabou então por conseguir um lugar na terceira linha da grelha ao registar o 8º melhor tempo. Este foi o segundo melhor registo do português em termos de qualificações na presente época, depois de ter obtido a 7ª posição em Mandalika, na Indonésia, ronda que conseguiu vencer.

O seu colega de equipa Brad Binder foi 10º e parte amanhã na quarta linha da grelha.

Francesco Bagnaia na Pole Position

Já na disputa para os lugares da primeira linha para a corrida de amanhã em Assen, Jorge Martin marcou a bitola passados cerca de 5 minutos do início da Q2, com um cronómetro de 1:31:708, tempo que superou o recorde registado no ano passado por Viñales. Mas nos derradeiros minutos, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) num ensaio perfeito melhorava o tempo do espanhol da Pramac Racing com um tempo de 1:31:504, registo que lhe deu o posto de comando de toda a armada do MotoGP para a corrida do GP dos Países Baixos 2022 de amanhã.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que liderou a TL4, colocou-se na segunda posição nos minutos finais da Q2, remetendo Jorge Martin para a terceira posição.

Neste dia de trabalhos no Assen TT, os pilotos utilizaram pneus slick, ainda que por momentos a ameaça de aguaceiros tenha pairado sobre o traçado de Assen. Para amanhã as previsões locais são de tempo nublado, sendo pouco provável a ocorrência de chuva, pelo que previsivelmente a prova de MotoGP marcada para as 13h00 deverá decorrer com piso seco. Veja os horários completos das corridas aqui.

Marco Bezzecchi (Mooney VR46), Aleix Espargaro (Aprilia Racing) e Jack Miller fecharam o Top6 desta sessão, pelo que serão estes a ocupar amanhã a segunda linha da grelha de partida.

Resultados – Qualificação 2

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto o GP dos Países Baixos 2022, com especial atenção à performance de Miguel Oliveira.