MotoGP 2022 – Penalização a Quartararo teve direito a resposta irónica

O campeão de MotoGP foi penalizado pelo incidente com Aleix Espargaró. Fabio Quartararo não perdeu tempo e respondeu com ironia.

Quartararo

O que aconteceu na curva 5 do circuito de Assen durante o Grande Prémio dos Países Baixos continua a dar que falar. O incidente que colocou os dois primeiros classificados de MotoGP num confronto físico direto foi analisado pelos Comissários da categoria rainha, que decidiram penalizar Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) pela sua manobra demasiado “ambiciosa” sobre Aleix Espargaró (Aprilia Racing).

No entendimento dos responsáveis que fazem a gestão da conduta e segurança dos pilotos de MotoGP em pista, o campeão em título, na sua tentativa de ultrapassar Espargaró, levou longe demais o seu esforço e não teve em conta as consequências da sua manobra. Infelizmente para Quartararo e Aleix Espargaró, o francês da Yamaha perdeu o controlo da sua moto e os dois acabaram na gravilha da escapatória exterior da curva 5 do traçado de Assen.

Felizmente, Aleix Espargaró manteve a sua Aprilia RS-GP direita e regressou à pista na 15ª posição (estava em 2º na altura do incidente) e recuperou até 4º no final da corrida do passado domingo.

QuartararoJá Quartararo ficou pior: regressou à box, voltou a sair por indicação da Monster Energy Yamaha na esperança de chuva que permitisse trocar de moto, mas acabou por cair novamente, desta vez sozinho e com maior violência, e novamente na curva 5, desistindo assim pela primeira vez em 2022.

Tudo não teria passado de um incidente de corrida, não fossem os Comissários de MotoGP analisar as imagens. Dessa análise saiu a decisão de penalizar Fabio Quartararo no próximo Grande Prémio da Grã-Bretanha – 5 a 7 de agosto – com uma “Long Lap Penalty” durante essa corrida que marca o regresso do MotoGP após a longa pausa de verão, pois no seu entendimento o piloto da Yamaha “Afetou gravemente a corrida de Aleix Espargaró”.

Para além desta decisão motivar as mais variadas reações dos fãs nas redes sociais, que não entendem o porquê de Quartararo ser penalizado desta forma por aquilo que muitos consideram apenas um incidente de corrida, a verdade é que a reação mais aguardada era a do piloto da Monster Energy Yamaha.

QuartararoE Fabio Quartararo não demorou muito a responder com ironia!

Já regressado à sua casa em Andorra, onde curiosamente é vizinho de Aleix Espargaró, Quartararo usou as suas redes sociais para reagir à penalização de que foi alvo: “Bom, uma Long Lap para a próxima corrida. Agora não podemos tentar uma ultrapassagem porque pensam que és demasiado ambicioso”, refere o campeão com ironia.

O Painel de Comissários de MotoGP foi depois o alvo das críticas de Fabio Quartararo: “Desde o início do ano alguns pilotos protagonizaram incidentes de corrida, mas parece que o meu foi demasiado perigoso. Parabéns aos comissários pelo trabalho que estão a fazer”, e remata com mais ironia dizendo que “Da próxima vez vou tentar não fazer nenhuma ultrapassagem para não pensar que me podem penalizar. Boas férias a todos e vemo-nos em Silverstone”.

Sabendo que terá de enfrentar uma “Long Lap Penalty” no Grande Prémio da Grã-Bretanha, e num momento em que Aleix Espargaró se aproximou bastante na classificação depois da corrida em Assen, com o espanhol da Aprilia a estar agora a 21 pontos de diferença de Fabio Quartararo que mantém a liderança da classificação, o piloto francês sabe que terá à partida uma missão um pouco mais complicada no próximo GP.