MotoGP 2022 – Pol Espargaró fecha pré-temporada em Mandalika no topo

O piloto português Miguel Oliveira ficou a meio segundo do mais rápido no terceiro dia de testes oficiais de MotoGP 2022 em Mandalika. Pol Espargaró e a Repsol Honda fecham a pré-temporada em grande forma.

MotoGP 2022

Está terminada a pré-temporada de MotoGP 2022 com a conclusão do terceiro e último dia de testes oficiais da categoria rainha no circuito de Mandalika. O traçado indonésio, envolvido num cenário paradisíaco, mas que causou bastantes dificuldades aos pilotos logo no primeiro dia, foi então o cenário para as últimas afinações em preparação para uma longa temporada de 21 Grandes Prémio e que terá início no Qatar, nos primeiros dias de março.

Destaque neste último dia de testes em Mandalika foi a ausência de Joan Mir. Logo no início da sessão, a equipa Suzuki Ecstar informou que o piloto espanhol, campeão de MotoGP em 2020, não estaria em condições de participar no teste devido a problemas físicos relacionados com fortes dores no estômago.

MotoGP 2022Outro piloto que também não conseguiu participar no dia final de testes de MotoGP 2022 foi o “rookie” Raul Fernandez (Tech3 KTM Factory). Tendo já demonstrado a sua rapidez nos testes de preparação de pré-temporada da categoria rainha, Fernandez ainda chegou a rodar com a sua KTM RC16 hoje.

Porém, a queda que sofreu ontem, nomeadamente o golpe forte que sofreu na cabeça, não o deixaram a 100%. Uma falha de concentração num momento de travagem foi o suficiente para a Tech3 e o piloto optarem por dar por terminada a sua pré-temporada. Raul Fernandez realizou apenas sete voltas.

Quanto aos mais rápidos, e se dúvidas houvesse que o trabalho realizado pela Honda Racing Corporation no inverno está a ser bem feito na renovação da RC213V, desta feita foi o espanhol Pol Espargaró (Repsol Honda) que logrou alcançar o topo da tabela de tempos com a sua melhor volta em 1m31.060s. Este tempo e de uma forma geral os resultados obtidos ao longo dos testes de pré-temporada em Sepang e Mandalika, parecem confirmar a ideia de Pol Espargaró que a Repsol Honda estará na luta pelas vitórias desde o Grande Prémio do Qatar.

MotoGP 2022Quem não perdeu a oportunidade de mostrar a sua rapidez em MotoGP 2022 foi o campeão em título Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). O jovem francês tem estado um pouco discreto nesta pré-temporada. Porém, no último dia, e depois de várias simulações de corrida já a pensar no Grande Prémio da Indonésia neste mesmo circuito, Quartararo acabou por fazer um “time attack”. Rapidamente o seu nome saltou para os lugares da frente da tabela de tempos, e a sua volta em 1m31.074s deixa-o muito perto de Pol Espargaró.

Neste dia final de testes de MotoGP 2022 em Mandalika, destaque ainda para a Aprilia Racing. Se a Repsol Honda parece estar de regresso à luta pelo título, tudo indica que, mesmo em pistas diferentes e condições diferentes, a nova Aprilia RS-GP permitirá a Aleix Espargaró e Maverick Viñales lutarem por boas posições como até agora não conseguiram.

De facto, Aleix Espargaró foi mesmo o terceiro mais veloz destes três dias de testes oficiais na Indonésia. Viñales ficou um pouco mais atrás em 7º. E já que estamos a falar em destaques na tabela de tempos, convém referir que o italiano Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) voltou a aparecer em boa forma e fecha a pré-temporada com 4º registo. Logo atrás terminou Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), com a equipa italiana a afastar-se da configuração de escape lateral longo na sua Desmosedici GP21.

MotoGP 2022Quanto ao português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), e com 73 voltas completadas ao longo do terceiro dia de testes em Mandalika, a sua melhor volta em 1m31.620s deixa-o na 11ª posição na tabela de tempos, a cerca de meio segundo do mais rápido Pol Espargaró.

O piloto português voltou a completar um dia de testes exaustivos a diversos componentes na sua KTM RC16, e foi já nas últimas três voltas que realizou o ataque ao cronómetro que lhe permitiu melhorar de forma significativa o seu melhor registo do segundo dia em Mandalika. Neste fecho de pré-temporada, Miguel Oliveira deverá estar mais otimista em relação à diferença que o separa dos primeiros e o Grande Prémio do Qatar em março será agora o próximo e mais importante desafio.

O Mundial de Velocidade tem início de 4 a 6 de março no circuito de Losail com o Grande Prémio do Qatar.

Fique atento a www.motojornal.pt para saber tudo sobre o MotoGP 2022!

MotoGP 2022Resultados do 3º dia de testes oficiais de MotoGP 2022 em Mandalika

1 – Pol Espargaró – Repsol Honda – 1m31.060s

2 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m31.074s

3 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m31.385s

4 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha – 1m31.416s

5 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m31.436s

6 – Alex Rins – Suzuki Ecstar – 1m31.477s

7 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m31.478s

8 – Johann Zarco – Pramac Ducati – 1m31.488s

9 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory – 1m31.574s

10 – Alex Márquez – LCR Honda Castrol – 1m31.620s

11 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m31.620s

Leia também – Resultados do 1º dia de testes oficiais de MotoGP 2022 em Mandalika

Leia também – Resultados do 2º dia de testes oficiais de MotoGP 2022 em Mandalika