MotoGP 2022 – Pol Espargaró o mais rápido no primeiro dia em Mandalika

Piloto espanhol da Repsol Honda terminou o primeiro dia de testes de MotoGP 2022 em Mandalika no topo da tabela de tempos. Com condições complicadas, Miguel Oliveira começa com o 16º melhor registo.

MotoGP 2022

Terminou o primeiro dia de testes oficiais de MotoGP 2022 no circuito de Mandalika, na Indonésia. Apesar do cenário paradisíaco que rodeia o traçado na ilha de Lombok, a verdade é que as condições de pista foram tudo menos um paraíso! Chuva torrencial em combinação com obras que continuam a grande ritmo nas imediações do circuito, obrigaram a Direção de Corrida a suspender a ação em pista para limpeza do asfalto.

Alguns pilotos de MotoGP tentaram sair para a pista com pneus Michelin de chuva. Alex Rins (Suzuki Ecstar) foi um dos primeiros, tal como Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). E como as imagens abaixo documentam, no caso da GSX-RR do espanhol é possível perceber a sujidade que cobriu o asfalto indonésio. No caso da imagem do campeão e da sua Yamaha M1 à saída de uma curva, é impossível não ficar impressionado com a quantidade de detritos que estavam na superfície de Mandalika.

Obviamente, e mesmo com pneus de chuva, as MotoGP não tiveram qualquer hipótese de rodar nestas condições complicadas. A sessão de testes oficiais foi assim suspensa para que as equipas de limpeza do circuito pudessem minimizar os estragos. Adicionalmente, a Direção de Corrida decidiu somar 45 minutos ao fim do primeiro dia, para que os pilotos pudessem ter tempo em pista.

Com a pista relativamente limpa, mas longe do ideal, as quedas foram acontecendo ao longo do dia. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati), Jorge Martin (Pramac Ducati) ou ainda Fabio di Giannantonio (Gresini Ducati) – curiosamente todos pilotos da Ducati – sentiram o amargo sabor do asfalto. Felizmente sem consequências de maior.

MotoGP 2022Num circuito totalmente desconhecido para as MotoGP, o piloto mais rápido em pista acabou por ser Pol Espargaró (Repsol Honda). Aos comandos da totalmente renovada Honda RC213V, que este ano adota um novo sistema de escape – veja aqui a análise ao porquê dos novos sistemas de escape descentrados em MotoGP 2022 –, o espanhol liderou então a tabela de tempos com uma volta em 1m32.466s.

Este é ainda um tempo longe do verdadeiro potencial dos protótipos de MotoGP. Não só foi o primeiro dia a rodar neste circuito, como as condições de aderência estão longe de serem as ideais para motos de mais de 270 cv. De facto, e se olharmos para a frieza dos números, verificamos que Toprak Razgatlioglu – que fechou o teste do Mundial Superbike em Portimão com uma volta recorde e demolidora – obteve a “superpole” em Mandalika com a sua Yamaha R1 rodando em 1m32.877s.

Isto significa que apenas Pol Espargaró e a sua RC213V conseguiram melhorar esse registo do piloto turco na última ronda do Mundial Superbike em 2021 aqui em Mandalika.

O segundo melhor foi Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que assim secundou o seu irmão mais novo no topo da tabela de tempos. A fechar o “top 3” neste primeiro dia em Mandalika ficou Brad Binder (Red Bull KTM Factory).

Quanto ao português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), e depois dos problemas sentidos nos testes anteriores em Sepang, enfrenta nestes testes um momento crucial para preparar as primeiras corridas de MotoGP 2022. A KTM RC16 não está ainda no ponto, mas o português e a sua equipa técnica trabalham incessantemente para corrigir a situação.

Miguel Oliveira até esteve na liderança da tabela de tempos até cerca de metade do primeiro dia de testes em Mandalika. Foi descendo depois na classificação, e no final da sessão alargada acabou por ficar com o 16º melhor registo das MotoGP no traçado indonésio. A sua melhor volta foi em 1m33.748s, quase 1,3 segundos mais lento do que Pol Espargaró.

A ação deverá recomeçar neste sábado e depois terminar no domingo. Infelizmente as previsões meteorológicas apontam para chuvas torrenciais na zona de Lombok nos próximos dias. Tudo indica que as condições não serão propícias a grandes “aventuras” em pista, e muito menos para testar os novos componentes para a temporada 2022 de MotoGP.

Resultados do 1º dia de testes oficiais de MotoGP 2022 em Mandalika

1 – Pol Espargaró – Repsol Honda – 1m32.466s

2 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m32.937s

3 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory – 1m32.943s

4 – Alex Rins – Suzuki Ecstar – 1m33.058s

5 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m33.108s

6 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m33.114s

7 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m33.147s

8 – Joan Mir – Suzuki Ecstar – 1m33.244s

9 – Andrea Dovizioso – WithU Yamaha RNF – 1m33.245s

10 – Jorge Martin – Pramac Ducati – 1m33.358s

16 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m33.748s