MotoGP 2022 Portugal – Márquez o mais rápido e Miguel Oliveira provisoriamente na Q2

Com condições climatéricas muito complicadas os pilotos de MotoGP fecharam o primeiro dia de Grande Prémio de Portugal. Marc Márquez foi o mais rápido e Miguel Oliveira em 6º está provisoriamente na Q2.

Apesar de ser um dos circuitos mais espetaculares do mundo, nem mesmo o Autódromo Internacional do Algarve é imune a dias com piores condições climatéricas. Infelizmente, quer para os pilotos de MotoGP quer também para o público, as previsões de chuva confirmaram-se na segunda sessão de treinos livres a contar para o Grande Prémio de Portugal.

Com a chuva a cair de forma intensa ao longo desta segunda sessão de sexta-feira, seria sempre complicado aos pilotos da categoria rainha conseguirem melhorar os registos obtidos na sessão matinal que a revista MotoJornal deu conta aqui.

A visibilidade muito afetada, em particular na zona da reta da meta do traçado algarvio com os protótipos de MotoGP equipados com pneus de chuva a levantarem imenso spray, e algumas zonas do circuito bastante alagadas criando algumas pequenas poças de água, impediram quase todos os pilotos de melhorar os seus tempos.

MotoGPUm dos poucos que conseguiu superar as condições complicadas em pista foi Pol Espargaró (Repsol Honda). O espanhol, que nos primeiros treinos livres tinha sido apenas 17º, aumentou bastante o seu ritmo nos Treinos Livres 2, e foi o mais rápido da parte da tarde. Com uma volta em 1m50.707s, Pol aproximou-se bastante do seu companheiro de equipa Marc Márquez, que com 1m50.666s manteve-se como o mais veloz em pista no final do primeiro dia de MotoGP.

Na tabela de tempos combinados depois dos dois primeiros treinos livres do Grande Prémio de Portugal, encontramos ainda Joan Mir (Suzuki Ecstar), Marco Bezzecchi (Mooney VR46) e Johann Zarco (Pramac Ducati), este último a sofrer uma queda algo aparatosa, mas sem lesões.

Logo atrás destes pilotos encontra-se Miguel Oliveira. O piloto da Red Bull KTM Factory rodou na parte da tarde nove décimas mais lento do que tinha conseguido na manhã, e apenas desceu uma posição na tabela de tempos combinados devido à subida de Pol Espargaró.

MotoGPUm dia sólido e positivo, particularmente tendo em conta o que aconteceu no Grande Prémio das Américas, com Miguel Oliveira a rodar de forma bastante consistente no Autódromo Internacional do Algarve.

O 6º tempo no final do primeiro dia deixa o piloto luso com acesso direto e de forma provisória à ambicionada Qualificação 2 de MotoGP, que terá de ser confirmada na terceira sessão de treinos livres que se realizará na manhã de sábado conforme o horário que pode ver aqui.

Numa sessão em que assistimos a várias quedas, talvez o momento mais caricato tenha sido protagonizado por Francesco Bagnaia. O vice-campeão de MotoGP e piloto da Ducati Lenovo Team sofreu uma queda na curva 3, foi a deslizar pelo asfalto antes de entrar na gravilha acompanhado pela sua Ducati Desmosedici GP.

Logo após parar, Bagnaia apressou-se a apanhar com as mãos um “punhado” de gravilha dessa escapatória do Autódromo Internacional do Algarve.

MotoGPQuando chegou à box da Ducati, o piloto italiano rapidamente entregou em mãos a gravilha a Davide Tardozzi, diretor de equipa da Ducati Lenovo Team, questionando-o “Se isto é normal?”, referindo-se às dimensões das pedras de gravilha que, possivelmente na opinião do italiano, são demasiado grandes. Tardozzi rapidamente sossegou o seu piloto confirmando que a gravilha é normal. Até porque a dimensão das pedras de gravilha é regulamentada.

Seja como for, as previsões meteorológicas para o segundo dia de Grande Prémio de Portugal apontam para melhoria nas condições e, possivelmente, até pode acontecer que a terceira sessão de treinos livres aconteça com piso seco. Daí o foco dos pilotos e equipas estar neste momento nas previsões meteo.

MotoGP – Resultados do primeiro dia de treinos livres

1 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m50.666s

2 – Pol Espargaró (Repsol Honda) – 1m50.707s

3 – Joan Mir (Suzuki Ecstar) – 1m51.031s

4 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m51.136s

5 – Johann Zarco (Pramac Ducati) – 1m51.170s

6 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 1m51.223s

7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m51.309s

8 – Jorge Martin (Pramac Ducati) – 1m51.343s

9 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m51.387s

10 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 1m51.437s