MotoGP 2022 Qatar – Brad Binder leva a KTM ao topo na FP1

Brad Binder foi o mais rápido na primeira FP1 de MotoGP 2022, Augusto Fernandez o melhor nas Moto2 e o italiano Dennis Foggia superiorizou-se nas Moto3.

MotoGP 2022

A espera finalmente terminou e com a realização das sessões FP1 para as categorias Moto3, Moto2 e ainda as MotoGP, deu-se início ao Grande Prémio do Qatar, o primeiro da longa temporada do Mundial de Velocidade. Está assim dado o arranque do MotoGP 2022!

Este ano, e ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, os pilotos das três categorias entraram no circuito de Losail sem ter testado nos dias antes deste GP. O que significa que o asfalto do traçado nos arredores de Doha está bastante sujo de areia.

Com a temperatura ambiente a chegar aos 30 graus, mas com o vento a fazer-se sentir com alguma intensidade nesta FP1, os pilotos sentiram algumas dificuldades e aproveitaram para desentorpecer os músculos e retirar alguma pressão.

Leia também – MotoGP 2022: Antevisão e horários do Grande Prémio do Qatar

MotoGP 2022Na categoria rainha MotoGP, e nem cinco minutos tinha passado do início da primeira sessão de treinos livres, e já o sul-africano “rookie” Darryn Binder (WithU Yamaha RNF) tinha a carenagem inferior da sua Yamaha M1 estragada. Desta feita não foi devido a uma queda, apenas uma falha técnica, que ainda assim obrigou Darryn Binder a reentrar na box para reparar a moto sob o olhar atento do proprietário da equipa Razlan Razali.

Com os pilotos de MotoGP 2022 a testarem as diferentes afinações e pneus Michelin de diferentes compostos nas primeiras voltas, a sessão FP1 da categoria rainha decorreu sem grandes incidentes. As únicas exceções foram as quedas do estreante Fabio di Giannantonio (Gresini Racing), o primeiro a cair esta temporada, e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

De referir que o italiano, e também o seu companheiro de equipa Jack Miller, vão usar este ano o motor V4 na sua configuração 2021, mas montado na Desmosedici GP22. Uma decisão surpreendente por parte da Ducati Lenovo Team!

MotoGP 2022Em relação aos tempos nesta FP1 de MotoGP que abriu o Grande Prémio do Qatar, o mais veloz em pista foi Brad Binder (Red Bull KTM Factory). O sul-africano obteve o melhor registo num último esforço e lidera para já a tabela de tempos com uma volta em 1m54.851s. Logo a seguir terminou Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) e Alex Rins (Suzuki Ecstar) fechou o lote dos três mais rápidos.

Leia também: MotoGP 2022: O guia completo

De realçar as boas prestações das novas Honda RC213V, com Pol Espargaró e Marc Márquez a serem 4º e 5º mais velozes na equipa Repsol Honda. A quarta moto da Honda foi a de Alex Márquez (Castrol LCR Honda), que foi o 9º melhor na FP1 de MotoGP e assim todas as RC213V terminam a primeira sessão de treinos livres nos dez melhores.

Por outro lado, realce para o “desaparecimento” das Ducati Desmosedici. A melhor foi a de Jorge Martin (Pramac Ducati) que foi o 12º na tabela de tempos da FP1. Tendo em conta que este circuito de Losail costuma ser favorável às motos italianas de Borgo Panigale, espera-se que na FP2 as Desmosedici apareçam mais acima na tabela de tempos.

MotoGP 2022Em relação a Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), o português foi evoluindo de forma consistente ao longo da primeira sessão de treinos em Losail. Com a sua melhor volta em 1m55.470s, Miguel Oliveira coloca a sua KTM RC16 na 10ª posição e está a cerca de seis décimas de diferença do seu companheiro de equipa Brad Binder.

Moto2 – Augusto Fernandez lidera

Na categoria intermédia Moto2, foi o novo piloto da Red Bull KTM Ajo, Augusto Fernandez, que começou a temporada em grande forma. O novo recruta da equipa campeã em título ficou a poucas décimas de baixar da barreira dos dois minutos. Fernandez obteve a melhor volta das Moto2 com um registo de 2m00.290s, um tempo suficiente para deixar atrás de si Jake Dixon (Inde GasGas Aspar) e ainda Celestino Vietti (Mooney VR46 Racing) na terceira posição.

Moto3 – O favorito Dennis Foggia mostra ser o mais rápido

Nas mais pequenas Moto3, o grande favorito ao título, o italiano Dennis Foggia (Leopard Honda), começa MotoGP 2022 da melhor forma e a mostrar que é mesmo o mais forte do plantel. O vice-campeão do ano passado foi o mais veloz na FP1 das Moto3.

Foggia rodou em 2m05.414s o que o deixa já a pouco mais de 1,3 segundos do recorde absoluto desta categoria em Losail, que é de Darryn Binder no ano passado. Atrás do italiano da Leopard Honda ficou Andrea Migno (Rivacold Snipers) e Carlos Tatay fechou o “top 3” com a moto da CFMoto Racing PrüstelGP.

Fique atento a www.motojornal.pt para saber todos os resultados do Grande Prémio do Qatar!