MotoGP 2022 Qatar – Miguel arranca de 14º e “pole” para Martin

A qualificação do Grande Prémio do Qatar terminou com Miguel Oliveira a fazer o 14º tempo e a “pole position” da primeira corrida de MotoGP 2022 fica na posse de Jorge Martin!

MotoGP 2022

Está terminada a qualificação para o Grande Prémio do Qatar que marca o início da temporada MotoGP 2022. Sem conseguir passar diretamente à Qualificação 2, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) foi um dos destaques na primeira sessão de qualificação em Losail.

O piloto português terminou a qualificação 1 com o 4º tempo num derradeiro esforço e quando seguia atrás do companheiro de equipa Brad Binder. Isto faz com que arranque para a primeira corrida de MotoGP 2022 da 14ª posição.

Este não é um traçado particularmente favorável à KTM RC16. Porém, e no seguimento do que já vimos em anos anteriores, Miguel Oliveira mostrou ter um ritmo muito interessante tendo em conta a longa corrida da categoria rainha, e por isso espera-se que, se conseguir um bom arranque, consiga entrar na luta pelas melhores posições.

Leia também – MotoGP 2022: Horários completos do Grande Prémio do Qatar

MotoGP 2022Nessa primeira sessão de qualificação das MotoGP, e quando parecia que seriam Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e Johann Zarco (Pramac Ducati) a seguirem então para a Q2 nas duas primeiras posições, acabou mesmo por ser Brad Binder a surpreender tudo e todos ao registar então a melhor volta da sessão.

O piloto sul-africano beneficiou inclusivamente, se assim podemos dizer, da queda do seu irmão Darryn Binder (WithU Yamaha RNF), que caiu no final do primeiro setor do circuito de Losail e com isso levou os comissários a mostrarem bandeiras amarelas na zona da queda.

Dessa forma a melhor volta de Zarco, que lhe daria a primeira posição na Q1, foi anulada pois foi obtida precisamente quando o francês da Pramac Ducati passou na zona das bandeiras amarelas e, por regulamento, o seu tempo ficou inválido de imediato.

MotoGP 2022Já na Q2, e com o circuito de Losail coberto por uma camada de pó fino levantado pelo vento e vindo do deserto do Qatar, que mais parecia nevoeiro, Jorge Martin (Pramac Ducati) acabou por ter uma prestação fantástica. No final da primeira qualificação de MotoGP 2022, “Martinator” não parecia estar muito satisfeito pois acredita que conseguia fazer melhor tempo.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

Porém, a volta final em 1m53.011s permitiu-lhe colocar a sua Desmosedici GP22 na primeira posição da grelha de partida. A competitividade está ao mais alto nível entre os pilotos da categoria rainha, e demonstração disso mesmo é o facto de Miguel Oliveira ter ficado a oito décimas da “pole position”. Uma diferença muito curta.

Uma segunda Ducati satélite, mas neste caso a de Enea Bastianini e a Desmosedici GP21, terminou a qualificação para o Grande Prémio do Qatar na segunda posição.

O jovem italiano, que já em 2021 deu boa conta de si em determinados momentos da temporada, começa MotoGP 2022 em excelente plano e fará a sua estreia na corrida deste domingo na primeira fila da grelha de partida. Bastianini dedicou este resultado em qualificação ao antigo proprietário da equipa Gresini, Fausto Gresini, que faleceu no ano passado.

MotoGP 2022A primeira fila da grelha de partida fica completa com a presença de Marc Márquez (Repsol Honda). O oito vezes campeão do mundo ainda não foi o mais rápido em nenhuma das sessões deste GP do Qatar.

Porém, Márquez tem sabido defender a sua posição e mantém-se muito perto dos mais rápidos. Desta feita aproveitou a “boleia” de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para registar o terceiro melhor tempo da qualificação e fecha então a primeira linha da grelha de partida.

Nesta primeira qualificação de MotoGP 2022 destaque pela positiva para a presença de Aleix Espargaró (Aprilia Racing) na 5ª posição – contrastando com Maverick Viñales em 19º -, enquanto Francesco Bagnaia em 9º e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em 11º denotaram algumas dificuldades para se chegarem aos mais rápidos.

MotoGP 2022Uma última nota ainda para o súbito “apagão” das duas Suzuki Ecstar. Joan Mir em 8º foi o melhor piloto da equipa japonesa, enquanto a segunda GSX-RR, a de Alex Rins, ficou apenas em 10º. Uma situação algo estranha nesta qualificação que prometia tanto para equipa agora liderada por Livio Suppo, pois tanto Rins como Mir tinham sido dos mais rápidos no primeiro dia, e a GSX-RR a moto mais veloz em Losail.

Resultados da qualificação do Grande Prémio do Qatar

1 – Jorge Martin – Pramac Ducati – 1m53.011s

2 – Enea Bastianini – Gresini Racing – 1m53.158s

3 – Marc Márquez – Repsol Honda – 1m53.283s

4 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m53.298s

5 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m53.319s

6 – Pol Espargaró – Repsol Honda – 1m53.346s

7 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory – 1m53.350s

8 – Joan Mir – Suzuki Ecstar – 1m53.407s

9 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m53.411s

10 – Alex Rins – Suzuki Ecstar – 1m53.481s

14 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m53.819s

Galeria de fotos Grande Prémio do Qatar