MotoGP 2022 Qatar – Miguel Oliveira fecha primeiro dia em 13º

Piloto português procurou a Qualificação 2 mas ficou-se pela 13ª posição no primeiro dia do Grande Prémio do Qatar que teve Alex Rins como mais rápido.

MotoGP 2022

Depois de uma primeira sessão de treinos livres realizada sob temperatura elevada e vento intenso, a segunda sessão de treinos livres de MotoGP 2022 a contar para o Grande Prémio do Qatar realizou-se sob condições totalmente distintas e com Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) a ser o 13º mais rápido e com isso ficou por pouco fora dos lugares que dão acesso direto à Qualificação 2.

O piloto português entrou nos lugares de topo já quando faltavam apenas 20 minutos para o final da segunda sessão de treinos livres de MotoGP.

Nesse momento, e já com todos os pilotos a “atacarem o cronómetro” e pneus macios montados, Miguel Oliveira obteve inicialmente o terceiro melhor tempo, registo que ainda o manteve dentro dos dez melhores até ao ataque final antes do fim da FP2.

Leia também – MotoGP 2022 Qatar: Binder leva a KTM ao topo na FP1

MotoGP 2022Com a temperatura mais elevada prevista para a FP3, e com isso os tempos desta FP2 a serem vitais e inevitavelmente mais rápidos, Miguel Oliveira garantiu a sua melhor volta num derradeiro esforço com a sua KTM RC16 e rodou em 1m54.053s. Com esta volta está provisoriamente fora da entrada direta da sessão de qualificação que decide os melhores lugares na grelha de partida deste primeiro fim de semana de MotoGP 2022.

Provavelmente o piloto português da Red Bull KTM Factory vai ter de passar mesmo pela Qualificação 1, a não ser que encontre forma de fazer “magia” na FP3 e assim suba a uma posição dentro do “top 10” na sessão de treinos livres que abre o segundo dia em Losail.

Quanto aos mais rápidos, o dia fechou com um surpreendente Alex Rins (Suzuki Ecstar) a ser o nome no topo da tabela de tempos. O espanhol deu assim uma alegria ao novo diretor de equipa Livio Suppo, que vê a Suzuki GSX-RR a melhorar significativamente em termos de velocidade máxima aqui em Losail.

Leia também – MotoGP : Horários completos do Grande Prémio do Qatar

MotoGP 2022Rins foi então o mais veloz do primeiro dia a contar para o Grande Prémio do Qatar ao rodar em 1m53.432s, deixando atrás de si Marc Márquez (Repsol Honda) por 0.035s, e com a segunda Suzuki GSX-RR, nas mãos de Joan Mir, a ser a terceira mais rápida a pouco menos de uma décima e meia do tempo de Alex Rins.

Na tabela com os dez mais rápidos do primeiro dia no GP do Qatar encontramos Jorge Martin (Pramac Ducati), Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha), Jack Miller (Ducati Lenovo Team), Aleix Espargaró (Aprilia Racing), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), Pol Espargaró (Repsol Honda) e ainda Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a fechar então os dez melhores.

Na pista de Losail aconteceram ainda algumas quedas. Luca Marini (Mooney VR46) estragou a sua Ducati Demosedici GP22 na curva 1, enquanto Alex Márquez (Castrol LCR Honda) sofreu duas quedas (curvas 6 e 10) e sentiu também o amargo sabor do asfalto de Losail.

Nesta segunda sessão de treinos livres destaque ainda para alguns momentos mais “quentes”. Primeiro foi Jack Miller a cruzar-se com Remy Gardner (Tech3 KTM Factory), uma situação entre dois australianos e com Miller a reclamar de forma mais intensa.

E, já nos segundos finais, numa altura de ataque à primeira posição, foi a vez de Aleix Espargaró ser surpreendido pelo andamento lento do seu companheiro de equipa Maverick Viñales, com as duas Aprilia RS-GP por pouco a não se tocarem.

Aleix Espargaró ficou furioso com Viñales, e terá sido nesse momento que perdeu qualquer hipótese de chegar mais acima na tabela de tempos.

Fique atento a www.motojornal.pt para saber tudo sobre o Grande Prémio do Qatar!