MotoGP 2022 – RNF Aprilia tenta Miguel Oliveira?

A equipa de Razlan Razali estaria a tentar garantir Miguel Oliveira no ano em que a equipa RNF passa a ser satélite da Aprilia.

Miguel Oliveira

As movimentações no paddock do circuito Barcelona-Catalunha durante o Grande Prémio da Catalunha estão a ter quase tanto foco como o que acontece na pista. Depois de ontem ter surgido uma foto de Miguel Oliveira, o seu pai Paulo Oliveira, acompanhado por Paolo Ciabatti, diretor desportivo da Ducati, a caminho dos camiões da Gresini Racing, o que deixou claras indicações de que o futuro do português passará pela equipa satélite da marca italiana, outra marca italiana estaria a tentar a contratação do ainda piloto da Red Bull KTM Factory.

De acordo com o repórter da Sport TV no local, Paulo Oliveira, que para além de pai é também o empresário de Miguel Oliveira, e por isso encarregue de tratar do futuro e negociações de contratos do piloto luso, foi visto com Razlan Razali, responsável máximo da equipa WithU RNF Yamaha.

Deste encontro podem surgir duas hipóteses.

A primeira, será a hipótese de que Paulo Oliveira se tenha reunido com Razlan Razali para prosseguir com negociações caso o acordo com a Gresini Racing e Ducati ainda não esteja fechado.

Miguel OliveiraA RNF não tem ainda qualquer piloto confirmado para a temporada 2023, e a possibilidade de contar nas suas fileiras com Miguel Oliveira, piloto experiente e com quatro vitórias em MotoGP até ao momento, seria certamente uma hipótese que Razali gostaria de ver concretizada.

É sabido também que Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, tem demonstrado muito interesse em contratar Miguel Oliveira reconhecendo o claro talento que o piloto português demonstra para competir em MotoGP ao mais alto nível.

Porém, e apesar do orçamento da Aprilia Racing ter aumentado esta temporada, fruto do interesse do Grupo Piaggio na competição e no projeto de MotoGP, a marca italiana não terá muito dinheiro disponível para contratar pilotos de topo para ajudar a colocar na equipa satélite a partir de 2023.

Recordamos que a Aprilia Racing fechou a renovação de Aleix Espargaró e Maverick Viñales, o que será sempre um esforço financeiro assinalável.

Miguel OliveiraO próprio Rivola, quando questionado sobre esta possibilidade, não escondeu que ficaria muito feliz com Miguel Oliveira aos comandos de uma Aprilia, porém, avisou logo que não teria euros suficientes para um piloto do nível do português.

Não tendo o encontro referido pela Sport TV entre Paulo Oliveira e Razlan Razali servido para prosseguir negociações, poderá ter sido então uma segunda hipótese. Se imaginarmos que o acordo com a Gresini Racing estará já fechado, o empresário de Miguel Oliveira reuniu-se com o responsável da RNF apenas para comunicar a decisão de assinar pela estrutura satélite da Ducati.

Seja qual for a razão que levou Paulo Oliveira a conversar com Razlan Razali tal como relatado pela Sport TV, e num momento em que qualquer movimentação de empresários no paddock de MotoGP gera enorme interesse e está sob forte escrutínio, tudo indica que muito em breve poderemos ter a confirmação oficial de qual será o futuro do português na categoria rainha, embora neste momento a hipótese Gresini Racing e Ducati seja a mais provável.