MotoGP 2022 S. Marino – Miguel Oliveira arranca de 10º

Miguel Oliveira garante o 10º lugar na grelha de partida para o GP de São Marino, com Jack Miller a garantir a “pole position”.

Depois de condições climatéricas relativamente estáveis nas sessões anteriores, embora com alguma chuva ocasional em determinados momentos, a decisiva qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio de São Marino foi bastante mais confusa devido à chuva aparecer com um pouco mais de intensidade segundos antes do início da Q2. Neste ambiente, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) esteve em destaque desde o primeiro momento.

Com alguns pilotos a optarem por sair para a pista com as suas motos equipadas com pneus de chuva da Michelin, porque o pit lane estava completamente molhado, e na tentativa de perceberem o estado de aderência do asfalto devido à chuva, Miguel Oliveira optou por arriscar com pneus slick médio / macio na sua KTM RC16.

Miguel OliveiraO risco compensou nos primeiros minutos, e mesmo com o asfalto sem estar a 100% ao nível da aderência, Miguel Oliveira saltou para o topo da tabela de tempos com uma margem muito confortável para os rivais.

Volta após volta as posições foram sendo alteradas, mas o piloto português manteve-se sempre entre os mais rápidos, com os pilotos a tentarem perceber os limites de aderência.

Já com todos os pilotos a usarem pneus slick e a chuva a dar algumas tréguas permitindo voltas mais rápidas, acabou por ser Jack Miller (Ducati Lenovo Team) a garantir a “pole position” em Misano. Desde 2018 no GP da Argentina que o piloto australiano não arranca da primeira posição.

Miguel OliveiraNa segunda posição na tabela de tempos terminou o seu companheiro de equipa, Francesco Bagnaia, que, no entanto, perde três posições na grelha de partida devido à penalização por condução irresponsável nos treinos livres, e assim vai na realidade ocupar a 5ª posição na grelha de partida.

Nesta Q2 de MotoGP foi outra Ducati, a de Enea Bastianini (Gresini Racing) a fechar o “top 3”. Porém o jovem italiano da equipa satélite vai subir uma posição na grelha de partida e arrancar de 2º. Outros pilotos que também sobem uma posição na grelha de partida em relação ao resultado da qualificação são Marco Bezzecchi (Mooney VR46) que sobe de 4º para 3º, enquanto Maverick Viñales (Aprilia Racing) sobe de 5º para 4º na grelha de partida.

Relativamente à qualificação do piloto português, e depois de muitos minutos a discutir posições da primeira fila da grelha de partida, Miguel Oliveira acabou por não conseguir acompanhar o ritmo dos seus rivais e desceu na ordem da classificação.

Desta feita, e ao contrário do que acontece tantas vezes, o ainda piloto da Red Bull KTM Factory conseguiu levar até mesmo ao fim da sessão o seu esforço, e numa derradeira volta rápida voltou a melhorar o seu melhor tempo fechando assim com o 10º melhor tempo, posição que ocupará na grelha de partida.

Miguel OliveiraClique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio de São Marino

MotoGP – resultados da qualificação

1 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m31.899s

2 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m31.914s *desce 3 posições

3 – Enea Bastianini – Gresini Racing – 1m32.014s * sobe 1 posição

4 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46 – 1m32.048s * sobe 1 posição

5 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m32.118s * sobe 1 posição

6 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m32.169s

7 – Luca Marini – Mooney VR46 – 1m32.226s

8 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m32.246s

9 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m32.577s

10 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m32.775s