MotoGP 2022 S. Marino – Miguel Oliveira entra direto na Q2

Miguel Oliveira consegue entrar diretamente na Q2 de MotoGP apesar de sofrer mais uma queda no circuito de Misano.

Depois da queda que sofreu na TL2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio de São Marino, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) tinha pela frente uma terceira sessão de treinos livres decisiva para tentar a entrada direta na ambicionada Qualificação 2.

E, mesmo com uma queda já nos minutos finais da terceira sessão de treinos livres, desta feita na curva 4 e novamente a baixa velocidade, a verdade é que o piloto português conseguiu mesmo melhorar o seu registo pessoal e garantir assim a entrada direta na Q2.

Mas essa Q2 ficou apenas garantida já depois da bandeira de xadrez!

Já nos cinco minutos finais Miguel Oliveira conseguiu ascender à 9ª posição da tabela de tempos combinados, ao rodar em 1m31.955s. Porém, logo de seguida, sofre a tal queda, que o deixou fora de ação e à mercê dos ataques ao cronómetro feitos pelos rivais atrás de si.

Miguel OliveiraDe facto, vários foram os pilotos que conseguiram melhorar os seus tempos a partir daí, com Miguel Oliveira a descer a 12º quando a bandeira de xadrez deu por encerrada a terceira sessão de treinos livres. Nesse momento a entrada direta na Q2 não era mais possível. Teria de ir à Q1, com o esforço adicional e desgaste que isso representa.

Porém, a esperança renasceu quando diversos pilotos viram as suas voltas canceladas. O primeiro a ser penalizado foi Marco Bezzecchi (Mooney VR46) que desceu para 12º e assim permitiu a Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) subir a 10º levando Miguel Oliveira logo atrás a apenas 18 milésimas de segundo.

Miguel OliveiraE já alguns minutos depois da sessão de treinos livres terminar, saiu a informação que Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) foi também penalizado e viu a sua melhor volta cancelada. Por causa disso o piloto espanhol saiu das dez primeiras posições da tabela de tempos, o que por sua vez permitiu que Miguel Oliveira subisse a 10º e assim garantir a entrada direta na Q2 de MotoGP.

Quanto aos mais rápidos, e numa sessão em que a chuva apareceu no setor 4 do traçado de Misano, cumprindo assim com as previsões meteorológicas para o dia de hoje, mas sem influenciar muito os tempos obtidos, o mais rápido foi mesmo Jack Miller (Ducati Lenovo Team), que com uma volta em 1m31.296s, conseguiu mesmo deixar o seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia em segundo.

Mais uma vez as primeiras posições foram dominadas por pilotos Ducati, com Enea Bastianini (Gresini Racing) a ser o terceiro melhor.

Clique aqui para saber os horários completos de MotoGP em Misano

MotoGP – resultados dos treinos livres 3

1 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m31.296s

2 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m31.367s

3 – Enea Bastianini – Gresini Racing – 1m31.517s

4 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m31.644s

5 – Alex Rins – Suzuki Ecstar – 1m31.707s

6 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m31.837s

7 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m31.844s

8 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m31.929s

9 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha – 1m31.937s

10 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m31.955s