MotoGP 2022 – Sabe quantos milhões rende o Grande Prémio de Portugal?

A Região de Turismo do Algarve fez as contas e diz-nos quantos milhões de euros são gerados durante o Grande Prémio de Portugal.

Grande Prémio de Portugal

Garantir a realização de uma prova desportiva de cariz mundial, em particular as provas de desporto motorizado como MotoGP, implica o cumprimento de uma série de pressupostos financeiros. No caso do Mundial de Velocidade, o valor desse investimento é de muitos milhões de euros, o que, para aqueles que são menos entendidos na matéria, pode gerar algum desconforto tendo em conta os valores envolvidos nestes negócios. Mas a Região de Turismo do Algarve fez as contas em relação ao Grande Prémio de Portugal 2022. E agora sabemos quantos milhões são gerados neste evento. E são muitos!

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, a principal área do país que sofre o impacto da realização do Grande Prémio de Portugal, em declarações à Lusa, anuncia que a sua associação já fez as contas e no total espera que o retorno direto ou indireto atinja os 50 milhões de euros.

“Só nas equipas do MotoGP, Moto2 e Moto3, jornalistas e membros da organização estamos a falar de mais de 3.500 pessoas. E, no impacto direto destas pessoas, só considerando alojamento, alimentação, deslocações, bilhetes de avião e algum ‘pocket money’, estamos a falar de um valor de perto de quatro milhões de euros”, começa por referir João Fernandes.

Grande Prémio de PortugalO movimento de euros diretamente ligados ao que acontece no Grande Prémio de Portugal não termina nas pessoas que viajam com o paddock do Mundial de Velocidade para todos os GP.

E João Fernandes realça mais alguns detalhes importantes para se atingir os referidos 50 milhões de euros.

Às mais de 3600 pessoas ligadas à realização da prova temos de adicionar os denominados de “fornecedores locais”. Nesta lista de pessoal encontramos comissários de pista, bombeiros, médicos, fornecedores de combustível, os helicópteros e outros prestadores de serviços diretos à prova algarvia.

Neste caso a RTA acredita que são gerados mais de 800 mil euros.

Depois as contas de somar continuam com a quantidade de fãs de MotoGP que marcam presença nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve. Ao longo do fim de semana, e de acordo com as previsões, são esperados cerca de 120 mil espectadores. Pelas contas da Região de Turismo do Algarve, os euros envolvidos no GP de Portugal ascendem então aos 28 milhões de euros.

E se pensamos que este valor é proveniente apenas de fãs portugueses, então João Fernandes revela que na realidade temos atualmente uma maior procura por parte de estrangeiros que já representam cerca de metade do total de pessoas que visitam o Algarve nestes dias de MotoGP.

Grande Prémio de PortugalOutro ponto importante que se destaca nesta contabilidade de milhões são os efeitos ao nível do número de dormidas na região algarvia.

Neste caso, Hélder Martins, presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), prefere não adiantar valores concretos, mas confirma um aumento no número de reservas nas unidades hoteleiras da região.

Na realidade, este é um fim de semana atípico pois existe a combinação do Grande Prémio de Portugal com o facto do feriado do 25 de abril acontecer na segunda-feira seguinte à corrida. Um fim de semana alargado e que por isso torna muito complicado diferenciar e contabilizar aqueles que reservam dormida por causa do GP e aqueles que o fazem para passar o fim de semana alargado.

Seja qual for a razão, a AHETA confirma um aumento de reservas na ordem dos “milhares de dormidas” entre 22 e 25 de abril, e isso significa também o crescimento em termos de faturação da parte das unidades hoteleiras.