MotoGP 2022 Tailândia – Miguel Oliveira 8º e Zarco o mais veloz

Miguel Oliveira fecha primeiro dia do GP da Tailândia com 8º tempo, com Johann Zarco a ser o mais veloz.

Miguel Oliveira

Está terminado o primeiro dia de Grande Prémio da Tailândia no circuito Chang International, que no conjunto dos dois primeiros treinos livres permitiu aos pilotos de MotoGP voltarem a sentir o asfalto do traçado tailandês após uma longa ausência devido à pandemia. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) continua a mostrar-se em boa forma e foi o 8º mais rápido, enquanto o topo da tabela de tempos combinados ficou o francês Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).

Neste início de mais um fim de semana madrugador para os fãs portugueses, Miguel Oliveira continuou na linha do que temos visto nos Grandes Prémios mais recentes, uma trajetória positiva, e que na Tailândia, tendo em conta as previsões climatéricas inconstantes, mas com prevalência para chuva no sábado, tem tudo para permitir ao piloto português assegurar nova passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP.

Se na sessão da manhã (TL1) o piloto português serviu de “boleia” a Marc Márquez (Repsol Honda), com o espanhol então a ser o mais rápido em pista, na sessão da tarde (TL2) foi a vez de se assistir a uma inversão de papéis.

Depois de muitos minutos na segunda sessão de treinos livres sem significativas alterações na ordem dos pilotos na tabela de tempos, os minutos finais foram um verdadeiro “time attack”, com os pilotos da categoria rainha a quererem desde já garantir uma posição no “top 10”.

Miguel OliveiraCom a sua KTM RC16 equipada com pneus médio / macio, Miguel Oliveira posicionou-se atrás de Marc Márquez em pista nos minutos finais da sessão, e com isso aproveitou a “boleia” do espanhol para garantir aquela que foi a sua melhor volta até ao momento neste Grande Prémio da Tailândia.

Miguel Oliveira rodou em 1m30.608s, cerca de uma décima e meia mais rápido do que tinha rodado na TL1, um tempo que ainda assim lhe permitiria estar entre os dez melhores, e assegurou então o 8º tempo, estando com boas hipóteses de entrar diretamente na Qualificação 2 de MotoGP principalmente se se confirmar a chuva no sábado.

Quanto ao topo da tabela de tempos, acabou por ser Johann Zarco a levar a sua Ducati Desmosedici GP22 até ao primeiro lugar. O piloto francês foi marginalmente mais rápido do que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Zarco registou a melhor volta das MotoGP em 1m30.281s enquanto “Pecco” Bagnaia rodou em 1m30.299s.

Aliás, as diferenças mínimas não se verificaram apenas em relação aos dois primeiros. Praticamente todo o plantel de MotoGP está separado por cerca de um segundo!

Miguel OliveiraO terceiro mais veloz em pista no primeiro dia do GP da Tailândia foi Jorge Martin na segunda moto da Prima Pramac Ducati, com o espanhol a mostrar-se também em bom plano neste final de temporada.

Quanto aos candidatos ao título, o melhor classificado, como já referimos, foi Francesco Bagnaia em 2º. O italiano que persegue o campeão e líder da classificação Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) viu o francês da Yamaha fechar este primeiro dia em 5º e sem conseguir melhorar o seu melhor tempo da primeira para a segunda sessão em pista.

Aliás, a Ducati, apesar de não assumir ordens de marca para ajudar Bagnaia na luta pelo título, piloto que inclusivamente até pediu que isso não aconteça, parece adotar uma estratégia de pressão de proximidade sobre Fabio Quartararo. De cada vez que o francês saiu para a pista nesta TL2 foi sendo acompanhado por pilotos da marca de Borgo Panigale.

Miguel OliveiraPrimeiro foi Luca Marini (Mooney VR46) que serviu de “sombra” do piloto da Yamaha, e depois foi a vez de Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) a assumir esse papel, tendo Quartararo das duas vezes mostrado a sua insatisfação pela aparente tática da Ducati em colocar outros pilotos a pressionar o líder do mundial.

Por outro lado, Quartararo não pode contar com ajuda de outros pilotos Yamaha, pois não parece que os restantes três pilotos aos comandos de Yamaha M1 consigam defender ou ajudar a contrariar as táticas da Ducati. Aliás, o regressado Cal Crutchlow (WithU RNF Yamaha) afirma mesmo que a marca de Iwata está a passar pelo mesmo que a Honda com Marc Márquez, em que apenas o piloto oito vezes campeão do mundo consegue pilotar a RC213V com resultados positivos. No caso da Yamaha, apenas Quartararo consegue levar a M1 ao topo.

Já Aleix Espargaró (Aprilia Racing), tem mais trabalho pela frente, pois está fora do “top 10” e por isso tem de esperar que na TL3 não chova para conseguir melhorar o seu melhor tempo, ou então terá de batalhar através da Qualificação 1 para sonhar com a ambicionada e decisiva Q2 de MotoGP.

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MotoGP – resultados treinos livres 1 e 2 do Grande Prémio da Tailândia

1 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m30.281s

2 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m30.299s

3 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati – 1m30.471s

4 – Marc Márquez – Repsol Honda – 1m30.523s

5 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m30.555s

6 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m30.588s

7 – Luca Marini – Mooney VR46 – 1m30.594s

8 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m30.608s

9 – Alex Rins – Suzuki Ecstar – 1m30.641s

10 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha – 1m30.765s