MotoGP 2022 Tailândia – Petrucci confirmado na Suzuki Ecstar!

Danilo Petrucci está de regresso ao MotoGP! O piloto italiano vai competir no GP da Tailândia pela Suzuki Ecstar.

O fim de semana passado poderá não ter terminado da forma que Danilo Petrucci pretendia, com o título do campeonato americano de superbike MotoAmerica a ficar na posse do seu rival Jake Gagne em Yamaha. Mas “Petrux” tem agora razões para sorrir, pois a equipa Suzuki Ecstar confirmou que o veterano italiano está mesmo de regresso ao MotoGP!

Danilo Petrucci, conforme a revista MotoJornal já aqui lhe tinha dito, está assim de regresso ao campeonato no qual competiu antes de sair para o MotoAmerica em 2022. O piloto de Terni tem assim mais um grande desafio pela frente, e ficará com a Suzuki GSX-RR normalmente entregue a Joan Mir, que ainda lesionado vê-se obrigado a faltar a mais uma corrida.

Petrucci, que vai celebrar 32 anos no próximo mês de outubro, é um dos pilotos mais acarinhados pelos fãs devido à sua personalidade descontraída, mas sempre profissional, mas também por ter revelado o seu talento numa categoria extremamente competitiva como é MotoGP, onde garantiu na sua carreira duas vitórias e oito pódios.

petrucciDepois de contar com dois pilotos japoneses nas duas últimas rondas da categoria rainha, a Suzuki Ecstar continua obrigada a nomear um piloto substituto para Joan Mir, e o italiano parece ser uma opção que já estava em vista por parte dos responsáveis da equipa japonesa há algum tempo.

Para Danilo Petrucci esta será uma oportunidade única de se poder despedir de MotoGP sem qualquer pressão, depois de ter abandonado este campeonato no final de 2021 quando competiu pela KTM Tech3.

O italiano tem também uma grande experiência ao nível de motos que já pilotou em MotoGP.

No momento em que o campeonato mais sofria com a falta de motos em pista e foi idealizada a sub-categoria CRT, Petrucci chegou a pilotar uma moto com essas especificações. Começou com uma Ioda Suter, depois chegou mesmo a pilotar a Aprilia ART, mais competitiva. De seguida juntou-se à Ducati, na altura competindo pela Pramac, antes de mudar-se para a equipa de fábrica da casa italiana.

Fechou a sua carreira a tempo inteiro no MotoGP a pilotar uma moto diferente, a KTM RC16, então inserido na equipa Tech3.

petrucciAntes de se estrear no MotoAmerica com a Ducati Panigale V4 R, Danilo Petrucci teve ainda a oportunidade de mostrar ao mundo do motociclismo de competição toda a sua versatilidade, e até um certo romantismo. Apresentou-se à partida do Rali Dakar 2022 com uma KTM 450 Rally, e nesta estreia na maior e mais dura prova de TT do mundo, Petrucci venceu mesmo uma etapa e tornou-se no primeiro piloto a conseguir vitórias em MotoGP e no Rali Dakar.

Refira-se que com este regresso como “wild card” à categoria rainha MotoGP, com a Suzuki Ecstar, Danilo Petrucci vai poder orgulhar-se de competir nos últimos doze meses não só em diferentes campeonatos, mas principalmente pilotar quatro motos diferentes: KTM RC16, KTM 450 Rally, Ducati Panigale V4 R e no próximo fim de semana vai estrear-se aos comandos da Suzuki GSX-RR.

Em reação a esta notícia, e antes de partir numa série de viagens que o vão levar dos Estados Unidos até Buriram, Tailândia, Danilo Petrucci refere que “Recebi uma chamada da Suzuki. Vai ser apertado. Vou para casa na terça de manhã, e na terça à tarde tenho que apanhar o avião para ir a Buriram. Sinceramente, estou um pouco assustado com a minha condição física. Para pilotar uma superbike no MotoAmerica estava boa, mas pilotar uma MotoGP – e faz um ano que não ando nessas motos –, então ficamoss um pouco mais rígidos na moto, é algo diferente, especialmente lá (na Tailândia). Pelo menos conheço os pneus, conheço a pista, mas a moto é nova, e as temperaturas são extremas. Então, vamos ver. Mas acho que será muito, muito romântico ter corrido num ano completo com a KTM MotoGP, KTM de ralis, Ducati nas superbike e Suzuki de MotoGP”.

 

Quer saber todos os horários do Grande Prémio da Tailândia? Então clique aqui!