MotoGP 2022 – Takeo Yokoyama de saída da Honda?

A primeira “vítima” da reestruturação do projeto de MotoGP da Honda poderá ser o diretor técnico Takeo Yokoyama.

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Quando Marc Márquez convocou a conferência de imprensa no Red Bull Ring, durante o GP da Áustria, e publicamente pediu à Honda Racing Corporation uma revolução no seu projeto de MotoGP, os alarmes finalmente parecem ter soado bem alto na sede do departamento de competição no Japão. Afinal, mais do que os resultados em pista e que têm ficado muito aquém de uma marca com o “pedigree” de 40 anos como tem a Honda na competição, foi o oito vezes campeão do mundo que falou, e sem receios, pediu uma renovação no projeto.

E agora que passaram cerca de duas semanas após essa conferência de imprensa na Áustria, e com Marc Márquez perto de regressar ao MotoGP, pelo menos ao nível de testes oficiais, como se espera que aconteça em Misano na próxima semana, o que dará um “boost” de ânimo à Honda, chegam os primeiros rumores sobre como o HRC planeia colocar em prática esse plano de reestruturação do seu projeto.

De acordo com o portal alemão SpeedWeek, o diretor técnico do HRC em MotoGP, Takeo Yokoyama, há muitos anos a liderar o desenvolvimento da Honda RC213V, estará de saída do projeto na categoria rainha no final do ano.

hondaMarc Márquez tinha dito que a reestruturação da marca não passa pela mudança de pessoas. Na altura, ficámos a pensar imediatamente no diretor desportivo da Repsol Honda, Alberto Puig, muito contestado pelas estratégias adotadas.

Puig poderia sair, enquano Takeo Yokoyama estaria seguro…

Porém, com os resultados a continuarem a tardar em aparecer, o engenheiro japonês estará mesmo de saída da equipa de MotoGP e dará lugar a outra pessoa que, espera o HRC, consiga trazer ideias novas e conceitos diferentes para fazer com que a RC213V volte a ser uma moto vencedora.

hondaQuanto a Yokoyama, recordamos que faz parte da família Honda desde 1996. Em 2002 saiu do Japão para passar dois anos a estudar nos Estados Unidos, regressando então ao HRC em 2004 onde ficou com o papel de engenheiro de chassis. Passou depois a ter um papel mais prático trabalhando como engenheiro de pista de Dani Pedrosa, graduando-se como diretor técnico três anos depois. Em 2018 assumiu a posição de diretor técnico do HRC em MotoGP, e desde então lidera o desenvolvimento do protótipo Honda RC213V.

Teremos de aguardar para confirmar se Takeo Yokoyama está mesmo de saída do HRC e do MotoGP. Tudo parece indicar que isso vai mesmo acontecer, mas a Honda, e o seu departamento de competição HRC, devem tentar manter esta decisão em segredo por mais algum tempo de forma a não desestabilizar ainda mais a equipa e a preparação da temporada 2023.