MotoGP 2022 – Takuya Tsuda com a Suzuki Ecstar em Motegi

A Suzuki Ecstar permitirá ao seu piloto de testes Takuya Tsuda despedir-se frente ao público japonês em Motegi no Grande Prémio do Japão.

takuya tsuda

Apesar de nos últimos dias ter sido notícia alguma dificuldade da Suzuki Ecstar em encontrar um piloto para substituir o lesionado Joan Mir no Grande Prémio de São Marino, e sabendo agora que será o japonês Kazuki Watanabe que terá essa missão, a verdade é que a equipa japonesa anuncia de surpresa a participação de Takuya Tsuda no próximo Grande Prémio do Japão.

No circuito de Motegi, perante o público japonês, Takuya Tsuda terá assim a oportunidade de participar na despedida da Suzuki GSX-RR antes do protótipo finalizar a temporada de MotoGP, seguindo depois para um lugar de destaque na sede da marca em Hamamatsu, onde ficará em exposição.

Aos 39 anos de idade, e com uma longa ligação à Suzuki, não apenas no desenvolvimento do seu protótipo de MotoGP, a GSX-RR, mas também ao nível da competição, estando atualmente integrado na categoria ST1000 do campeonato japonês All Japan onde se encontra em 4º lugar na classificação, Takuya Tsuda ficará então integrado na Suzuki Ecstar no fim de semana em que o Mundial de Velocidade visita Motegi.

takuya tsudaAo contrário do que acontece com Watanabe em Misano, chamado para suprir a ausência de um dos pilotos oficiais, e salvo algo que aconteça de inesperado, teremos então uma equipa Suzuki Ecstar composta pelos pilotos oficiais Joan Mir e Alex Rins, aos quais se junta o “wildcard” Tsuda.

Para o veterano piloto japonês esta não será a estreia em MotoGP. Recordamos que já em 2017 participou no lugar do então lesionado Alex Rins, no Grande Prémio de Espanha em Jerez.

“Antes de tudo, quero agradecer à Suzuki por me dar esta oportunidade. No decurso dos anos tenho observado as prestações dos pilotos Suzuki nas corridas de MotoGP com a GSX-RR que eu ajudei a desenvolver como piloto de testes. Agora estou mesmo satisfeito por poder sair aos comandos da GSX-RR e poder ser eu a competir em frente aos fãs japoneses! Farei o possível para mostrar nesta corrida o culminar do nosso desenvolvimento”, refere um entusiasmado e agradecido Takuya Tsuda.

takuya tsudaPara a Suzuki Ecstar, e nomeadamente para o líder do projeto de MotoGP que tem os dias contados (equipa abandona no fim de 2022), Shinichi Sahara, esta é uma oportunidade de agradecer a colaboração de Takuya Tsuda depois de muitos anos:

“O Tsuda está envolvido no desenvolvimento da GSX-RR como piloto de testes há muitos anos e contribuiu muito para os resultados do projeto de MotoGP da Suzuki, com destaque para a conquista do título em 2020. Espero que o Tsuda se divirta a correr no Japão na presença daquele público especial. Juntamente com toda a equipa, completará o desenvolvimento graças a este wildcard, e nós vamos fornecer a tecnologia às motos de produção em série do futuro da Suzuki”, conclui Sahara.