MotoGP 2022 – Uma década de Marc Márquez na Repsol Honda

O piloto espanhol prepara-se para enfrentar a décima temporada na equipa de fábrica da Honda. Veja aqui os principais destaques de uma década de Marc Márquez na Repsol Honda.

Marc Márquez

A revista MotoJornal já aqui lhe mostrou a apresentação da renovada equipa Repsol Honda para MotoGP 2022. Porém, faltava mencionar um detalhe muito importante: Marc Márquez prepara-se para enfrentar aquela que será a sua décima temporada consecutiva na equipa de fábrica Repsol Honda.

A sua chegada à categoria rainha aconteceu em 2013, imediatamente após ter conquistado o título de Moto2 e já depois de ter sido campeão nas agora extintas 125 cc. O jovem de Cervera desde cedo mostrou um talento excecional para pilotar motos, e quando chegou ao palco maior MotoGP, não precisou de muito tempo para mostrar aos rivais e aos fãs que na década seguinte seria um dos maiores campeões que este mundial já viu.

Marc MárquezNa sua temporada de estreia tinha a seu lado Dani Pedrosa. Márquez refere que foi excelente ter o “Samurai” ao seu lado pois aprendeu imenso com ele. Na sua corrida de estreia no Qatar, Marc Márquez terminou no pódio (3º lugar). Mas pouco tempo depois, e na sua segunda corrida em MotoGP, Márquez venceu o Grande Prémio das Américas tornando-se no mais jovem piloto de sempre a conseguir vencer na categoria rainha.

Aliás, essa vitória no Circuito das Américas iniciou uma série inacreditável de sete triunfos no traçado texano!

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

Mas essa temporada ficou marcada claramente pelas quatro vitórias consecutivas – Alemanha, Laguna Seca, Indianápolis e Brno – e que permitiram ao então “rookie” da Repsol Honda reforçar a sua candidatura ao título.

Título esse que viria a assegurar em grande estilo na corrida de Valência. Nesse momento, Marc Márquez tornou-se no piloto mais jovem de sempre a sagrar-se campeão da categoria rainha com 20 anos e 266 dias. Roubou esse recorde a Freddie Spencer.

Marc MárquezDepois desse glorioso ano de estreia culminado com o título, a capacidade de Marc Márquez se adaptar às circunstâncias de cada corrida de MotoGP aos comandos da Honda RC213V da equipa Repsol Honda tem sido o seu ponto forte. O espanhol de Cervera mostrou-se ao mais alto nível em diversas ocasiões nos anos que compete com a equipa de fábrica da Honda.

E em diversos momentos mostrou um talento que muitos fãs consideram como sendo de um “extraterrestre”.

Leia também – Honda NSR500 e a evolução do seu motor V4

Mas 2022 será uma temporada de redenção, espera Marc Márquez e a Repsol Honda. Não apenas por marcar o décimo ano consecutivo da ligação entre as partes, mas, principalmente, porque será o regresso à melhor forma física do oito vezes campeão do mundo depois de dois anos marcados por lesões.

E a temporada começa logo com um objetivo bem claro para além do título: alcançar a marca de 100 pódios na categoria rainha. Se o fizer será apenas o quarto piloto na história desta competição que o consegue.

Marc MárquezEstes são alguns dos registos históricos de Marc Márquez enquanto piloto da Repsol Honda:

– Primeiro piloto de sempre a conseguir 13 vitórias na categoria rainha numa única temporada (2014)

– Primeiro piloto desde 1970 a conseguir dez vitórias consecutivas na categoria rainha (2014)

– Tornou-se no bicampeão mais novo de sempre da categoria rainha. Com apenas 21 anos e 327 dias, Marc Márquez foi campeão em 2013 e 2014

– Em 2019 tornou-se no piloto com mais pontos conquistados na categoria rainha numa única temporada: 420 pontos

– É o piloto Honda com mais vitórias na categoria rainha

– É o piloto Honda com mais vitórias em todas as categorias do Mundial de Velocidade

– É o piloto Honda com mais “pole positions” na categoria rainha

Até agora, Marc Márquez e a Repsol Honda somam 62 “pole position”, 99 pódios e 59 vitórias. Tudo isto sublinhado por nada menos do que seis títulos de piloto em dez anos. O que torna Marc Márquez no piloto de maior renome de todo o plantel de MotoGP 2022, pois sozinho consegue ter mais títulos que todos os rivais juntos.

A décima temporada de Marc Márquez e Repsol Honda começa este fim de semana com o Grande Prémio do Qatar. Clique aqui para ficar a conhecer todos os detalhes da primeira ronda de MotoGP 2022 incluindo os horários completos dos três dias de competição em Losail.