MotoGP 2022 Valência – Miguel Oliveira 6º no final do primeiro dia

Miguel Oliveira termina primeiro dia do GP de Valência com o 6º tempo e está nos lugares de acesso direto à Q2 de MotoGP.

Depois de na primeira sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Valência, a última ronda da temporada 2022 e na qual iremos descobrir quem será campeão na categoria rainha e ainda nas Moto2, ter sido o 8º mais veloz em pista, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) fez ainda melhor na sessão da tarde ao ser o 6º mais rápido.

Com uma volta em 1m30.422s, Miguel Oliveira ficou a apenas 0.205s de diferença do mais rápido em pista.

O piloto português referiu, logo após o treino da manhã, que este início de GP de Valência está a ser bastante positivo, tendo encontrado um bom “feeling” com a KTM RC16, moto da qual se despede depois da corrida de domingo, antes de abraçar o novo desafio com a RNF Aprilia e a moto italiana Aprilia RS-GP a partir de 2023.

Miguel OliveiraCom o sexto melhor registo da tabela de tempos combinados dos dois primeiros treinos livres de MotoGP, Miguel Oliveira encontra-se assim numa posição bem confortável tendo em conta a passagem direta à ambicionada Qualificação 2.

Se na manhã do segundo dia de GP de Valência o piloto português da KTM conseguir manter-se dentro do “top 10”, isso permitirá preparar-se de outra forma, ou com mais tempo, para a mais desafiante Q2 que permite discutir as melhores posições na grelha de partida da categoria rainha.

Refira-se que o vento foi um dos fatores destacados por Miguel Oliveira neste dia de arranque de GP de Valência, que utilizou uma combinação de pneus duro / macio na sua KTM RC16 no momento em que obteve o seu melhor registo.

Miguel OliveiraEm relação ao mais rápido em pista neste primeiro dia no circuito Ricardo Tormo, esse piloto acabou por ser nada menos do que Luca Marini (Mooney VR46). O piloto italiano rodou em 1m30.217s, um registo suficiente para se defender do ataque final de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) que desta feita ficou a uma décima de Marini, enquanto outra Ducati, neste caso da equipa de fábrica, ocupa a terceira posição da tabela de tempos, com Jack Miller a também querer mostrar-se em bom plano neste fim de semana de despedida da marca italiana.

Com 17 pilotos a terminarem os treinos livres de sexta-feira separados por menos de um segundo, destacamos também as prestações dos candidatos ao título.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), depois de dominar na manhã, acabou por não conseguir manter-se no topo da tabela de tempos. O piloto francês, que tem de garantir uma vitória e esperar que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) não consiga somar dois pontos, termina o primeiro dia deste GP de grandes decisões com o 8º tempo, imediatamente à frente de Bagnaia, que, apesar de ter a pressão natural num momento decisivo como este, mostra estar tranquilo e começa o fim de semana valenciano a fazer alguma gestão dos limites.

Quer saber todos os horários completos do GP de Valência? Só tem de clicar aqui!

Fique atento a www.motojornal.pt para saber todos os resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira e do que vai acontecer nesta batalha titânica pelo título da categoria rainha entre Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo.