MotoGP 2022 Valência – Miguel Oliveira 8º no primeiro treino livre

Piloto português começa bem o GP de Valência. Miguel Oliveira termina TL1 com o 8º tempo, numa sessão dominada por Fabio Quartararo.

motogp

No arranque do decisivo Grande Prémio de Valência os pilotos de MotoGP beneficiaram de boas condições climatéricas durante o primeiro treino livre (TL1), embora o vento que se faz sentir no circuito Ricardo Tormo tenha sido uma dificuldade adicional para os pilotos da categoria rainha. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) começa bem o fim de semana de despedida da marca austríaca, enquanto Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) arranca ao ataque e faz mesmo o melhor tempo da manhã.

Para o piloto português, o fim de semana valenciano será bem especial. Depois de quatro anos com a KTM em MotoGP, Miguel Oliveira está a cumprir o último GP com a marca de Mattighofen. E neste primeiro treino livre o piloto luso não esteve longe dos primeiros lugares.

Depois de uma primeira saída para a pista que o deixou às portas do “top 10”, Miguel Oliveira e a sua KTM RC16 voltaram ao asfalto do traçado espanhol para continuar a trabalhar nas afinações. Eventualmente Miguel Oliveira conseguiu mesmo ascender na ordem da tabela de tempos, posicionando-se então entre os seis melhores, descendo nos minutos finais da sessão matinal até 8º.

motogpNuma sessão em que os tempos por volta foram bastante “renhidos” e as diferenças são mínimas, o grande foco está no que fazem Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e o campeão de MotoGP, Fabio Quartararo.

Neste arranque de GP de Valência, o mais forte dos dois candidatos ao título de 2022 foi Quartararo. Num circuito onde por norma tem sentido algumas dificuldades noutras ocasiões, o piloto francês da Yamaha foi de forma consistente o mais rápido em pista, pese embora tenha revelado dificuldades físicas, nomeadamente com o dedo fraturado na mão esquerda. Quartararo rodou em 1m31.399s.

Já Francesco Bagnaia, que, recordamos, necessita apenas de conquistar dois pontos para se sagrar campeão de MotoGP, isto se Quartararo vencer a corrida de domingo, começa de forma algo cautelosa. O italiano da Ducati sabe que não precisa de arriscar tudo para amealhar os pontos e estar na frente do campeonato no final da corrida do GP de Valência. O 17º tempo de “Pecco” neste primeiro treino livre poderá parecer um resultado menos positivo, mas com seis décimas de diferença para o rival Quartararo, o líder do campeonato não aparenta estar nervoso.

motogpAinda neste primeiro treino livre de MotoGP, tivemos Marc Márquez (Repsol Honda) a fechar a sessão em segundo, pese uma queda sem grandes consequências, e um surpreendente Brad Binder (Red Bull KTM Factory), num derradeiro esforço de volta rápida, ascendeu ao terceiro posto na tabela de tempos da TL1.

Clique aqui para ficar a par de todos os horários do Grande Prémio de Valência de MotoGP!

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto tudo o que acontece este fim de semana no circuito Ricardo Tormo, com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira e a luta pelo título de MotoGP entre Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo.