MotoGP 2022 Valência – Miguel Oliveira tem de passar pela Q1

Miguel Oliveira fecha os três primeiros treinos livres fora do “top 10” de MotoGP e tem de passar pela Qualificação 1.

Depois da performance consistente no primeiro dia do Grande Prémio de Valência, em que terminou com o sexto tempo após os dois primeiros treinos livres de MotoGP, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) não conseguiu manter-se nas posições que permitem aceder diretamente à Qualificação 2.

Numa terceira sessão de treinos livres em que os tempos no circuito Ricardo Tormo foram, novamente, bastante “apertados”, com diferenças mínimas entre os pilotos da categoria rainha, a temperatura do asfalto acabou por ser fator que teve uma influência direta nos resultados. O piloto português tinha avisado que a temperatura mais baixa da manhã torna impossível aproveitar o pneu duro que melhor se adapta à KTM RC16, e esse detalhe terá sido novamente o que fez a diferença.

Na tarde de hoje, nas qualificações, com temperaturas a subir, espera-se que Miguel Oliveira consiga utilizar ao máximo o tal pneu duro que tanto gosta.

Permanecendo grande parte do tempo na sexta posição da tabela de tempos combinados, Miguel Oliveira acabou por descer na classificação nos minutos finais do terceiro treino livre, quando os pilotos que estavam mais atrás decidiram atacar forte por um lugar no “top 10” e o acesso direto à Q2.

Miguel OliveiraNão tendo conseguido melhorar o seu melhor registo de ontem nesta TL3, Miguel Oliveira acabou por descer até 13º, e desta forma terá de passar pela sempre complicada Qualificação 1, onde deverá terminar num dos dois primeiros lugares para conseguir depois aceder à Q2.

Um resultado algo desapontante tendo em conta o que o piloto português tinha vindo a fazer até ao momento, mas que, de acordo com Francesco Guidotti, responsável da equipa Red Bull KTM Factory, não é preocupante, pois já se percebeu que os tempos no circuito valenciano são muito próximos e tudo pode acontecer na qualificação.

Refira-se que Miguel Oliveira terminou a sessão com um melhor tempo de 1m30.446s, ligeiramente mais lento do que o seu tempo na TL2 de ontem à tarde e que foi de 1m30.422s. Foi apenas meio segundo mais lento do que o mais rápido em pista, e por poucas milésimas, 52 para sermos mais exatos, ficou fora do “top 10”.

Miguel OliveiraQuanto aos mais rápidos em pista e aos candidatos ao título de MotoGP, após o terceiro treino livre temos Jack Miller (Ducati Lenovo Team) como o piloto mais rápido, Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) foi segundo a cerca de uma décima do piloto australiano, enquanto o sul-africano Brad Binder (Red Bull KTM Factory), que parecia estar fora do ritmo que lhe daria o acesso ao “top 10”, nos últimos minutos da sessão desta manhã aumentou o seu ritmo de forma substancial e acabou mesmo por surpreender e terminar com o terceiro melhor tempo.

Numa sessão que foi interrompida com bandeiras vermelhas por alguns minutos devido à queda de Marco Bezzecchi (Mooney VR46), que deixou a sua Ducati Desmosedici GP21 em chamas, os candidatos ao título de MotoGP continuaram a sua batalha muito particular.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) continua a mostrar-se melhor do que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), com o campeão em título a garantir o 5º tempo, enquanto o italiano e líder do campeonato é o 9º piloto mais rápido em pista.

Uma última nota para uma queda forte de Raul Fernandez (KTM Tech3 Factory) na curva 10. O piloto espanhol, que no próximo ano será companheiro de equipa de Miguel Oliveira na nova aventura na RNF Aprilia, foi mesmo transportado para o hospital local de forma a realizar exames complementares. Ficaremos atentos às novidades sobre o estado de saúde de Raul Fernandez.

Aliás, neste terceiro treino livre da categoria rainha tivemos nada menos do que 8 quedas, muitas delas na curva 4, a primeira direita do circuito Ricardo Tormo, um local onde os pilotos chegam com o lado direito do pneu dianteiro mais frio, e por isso têm a tendência a perder a frente.

Quer ficar a par dos horários completos de MotoGP para este fim de semana de Grande Prémio em Valência? Só tem de clicar aqui!

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todos os resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira e para a luta pelo título da categoria rainha entre Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo. A não perder!