MotoGP 2022 – Vietti e Migno garantem vitórias em Moto2 e Moto3

A VR46 Academy está de parabéns pois para além da vitória de Enea Bastianini na primeira corrida de MotoGP 2022, também Celestino Vietti e Andrea Migno venceram.

MotoGP 2022

Valentino Rossi pode estar fora de ação em MotoGP 2022 depois de anunciar a sua retirada. Porém, e para além de festejar o nascimento da sua primeira filha Giulietta Rossi no primeiro dia do Grande Prémio do Qatar, “Il Dottore” teve mais motivos para celebrar pois os seus pupilos da VR46 Academy venceram em todas as três categorias do Mundial de Velocidade.

A revista MotoJornal já aqui publicou uma crónica completa sobre o GP do Qatar e o que aconteceu na categoria rainha MotoGP. Enea Bastianini (Gresini Racing) estreou-se a vencer e foi um dos pilotos da VR46 Academy que subiu ao degrau mais alto do pódio no circuito de Losail.

Mas para além de Bastianini, outros dois italianos e também recrutas da academia fundada por Valentino Rossi, também conquistaram vitórias espetaculares nas respetivas categorias.

Leia também – MotoGP 2022 Qatar: Enea Bastianini estreia-se a vencer em grande estilo

MotoGP 2022O dia começou da melhor forma para as cores italianas quando Andrea Migno (Rivacold Snipers Team) aguentou a pressão de muitos rivais ao longo da corrida de Moto3 e, não desperdiçou o problema sofrido por Ayumu Sasaki (Sterilgarda Max Racing). O piloto japonês arrancou na frente da corrida e fugiu. Chegou a ter quase quatro segundos de vantagem para os perseguidores, um grupo que teve sempre Migno em destaque.

Porém, um momento de desconcentração de Sasaki que resultou numa quase queda e problemas de carenagem na sua moto, permitiu que Andrea Migno se tornasse no novo líder da prova no Qatar a poucas voltas do fim.

A três voltas do fim, Migno na liderança tinha atrás de si Sergio Garcia (Gaviota GasGas Aspar), Kaito Toba (CIP Green Power), Deniz Oncu (Red Bull KTM Tech3), com John McPhee (Sterilgarda Max Racing) e o “rookie” Diogo Moreira (MT Helmets MSI) a tentarem aproveitar as “sobras” desta batalha.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

MotoGP 2022O piloto italiano tinha na velocidade da sua Honda a forma de se defender dos rivais. As constantes trocas de posição e ataques dentro do grupo permitiram que Migno ficasse quase a salvo. Mas na última volta foi Sergio Garcia a mostrar maior andamento no miolo do circuito de Losail, colou-se ao líder, e tentou na entrada para a última curva encontrar o espaço para passar.

Migno defendeu bem a sua posição, e na corrida entre a última curva e a linha de meta ao longo da reta de Losail, os dois ficaram lado a lado, mas sem que Garcia conseguisse passar por Andrea Migno que assim garantiu uma saborosa vitória. Esta foi a primeira vitória de Migno desde Mugello em 2017, e a primeira vitória no fim de semana para os pilotos formados na VR46 Academy.

O segundo lugar ficou para Sergio Garcia que assim terminou da melhor forma um dia que começou menos bem, devido à penalização com uma “long lap”, penalização da qual recuperou muito bem, enquanto o degrau mais baixo do pódio ficou nas mãos de Kaito Toba que impediu num derradeiro “sprint” até à meta que fosse Denis Oncu a ser terceiro.

MotoGP 2022Se nas Moto3 a luta pela vitória durou até ao fim, na categoria intermédia o também italiano Celestino Vietti (Mooney VR46) transformou a sua “pole position” numa vitória dominadora. Vietti, também ele formado na VR46 Academy e piloto de uma das equipas de Valentino Rossi no Mundial de Velocidade em 2022, arrancou na frente da corrida de Moto2 e nunca mais foi importunado.

Aron Canet (Flexbox HP40) ainda foi o piloto que mais conseguiu responder ao ritmo imposto por Vietti na primeira metade da corrida de Moto2. Mas cada vez que Canet se conseguia aproximar ligeiramente, recuperando duas ou três décimas, Vietti e a sua Kalex com motor Triumph três cilindros aceleravam novamente e a diferença entre os dois primeiros volta a crescer.

De tal forma que a diferença entre os dois acabou em mais de seis segundos na linha de meta.

MotoGP 2022Quanto ao terceiro classificado, essa posição foi assegurada pelo britânico Sam Lowes (Elf Marc VDS). Lowes, que está a competir em inferioridade física devido a uma lesão no pulso esquerdo, passou por momentos de maior dificuldade ao longo da corrida, mas acabou por conseguir suplantar a oposição de Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo). Os dois cruzaram a meta separados por cerca de uma décima!

Foi desta forma que Valentino Rossi e a sua VR46 Academy fecharam um fim de semana de sucesso. Três corridas realizadas, e três vitórias italianas em Moto3, Moto2 e ainda MotoGP.

Fique atento a www.motojornal.pt para saber todas as novidades e resultados do Mundial de Velocidade.