MotoGP 2023 – A reação de Miguel Oliveira ao 2º dia de teste

Ao segundo dia de teste de MotoGP em Sepang, Miguel Oliveira mostra ao que vem e termina o dia em 2º na tabela de tempos. Eis a sua reação.

miguel oliveira

Depois de um primeiro dia de teste de MotoGP em Sepang em que terminou em 14º, o piloto português Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) foi hoje um dos grandes destaques em pista. Para além de ter sido o piloto que mais voltas realizou (52 voltas), pese embora o asfalto de Sepang se tenha apresentado longe das condições ideais, o luso terminou o segundo dia de teste oficial da categoria rainha com o 2º melhor tempo.

Aproveitando o tempo possível com piso seco para fazer o seu melhor tempo com uma volta em 1m58.839s, praticamente nove décimas mais rápido do que tinha sido ontem, Miguel Oliveira voltou a poder mostrar a sua capacidade de pilotar uma moto à chuva.

Com a Aprilia RS-GP de 2022 ainda a ser preparada para se adaptar às necessidades e preferências do piloto português, Miguel Oliveira terminou hoje o teste de MotoGP claramente satisfeito e com a sensação de que está a dar passos em frente, e que lhe permitem encarar o calendário de 21 Grandes Prémios com otimismo relativamente a resultados.

miguel oliveira“Hoje foi um bom dia! É verdade que não tivemos tanto tempo em seco quanto desejaríamos. Na verdade, queríamos testar mais algumas coisas com a moto, mas não conseguimos, o que foi uma pena. Mas conseguimos divertir-nos durante todo o dia. Espero que tenhamos a oportunidade de ter mais tempo de pista em condições secas amanhã”, começou por referir.

De seguida, e entrando em mais detalhes, destacou que “Foi um dia estranho. Os tempos foram bons, mas não mostram muito. Foi um dia estranho para a maior parte dos pilotos, há muitos planos diferentes nas boxes, o meu era mais simples. Não tive tempo para testar muitas coisas. Mas trabalhámos na ergonomia da moto, na minha posição na moto e melhorámos nessa área. Senti-me com mais controlo sobre a moto. Feliz por terminar o dia com uma boa sensação. Não sei especificamente, mas o que queremos fazer amanhã é continuar o progresso. O tempo ainda está longe do potencial da moto e do que eu posso fazer. Vamos reunir com a equipa e decidir o que testar amanhã”.

miguel oliveiraClaro que, sendo um piloto reconhecidamente rápido e eficaz em condições de chuva, Miguel Oliveira foi questionado sobre as sensações de pilotar a Aprilia RS-GP neste tipo de condições traiçoeiras.

O piloto português não se esquivou às questões e referiu que “A Aprilia com chuva é muito agradável de pilotar. Há sensações muito agradáveis. É sempre muito difícil avaliar em sessões como hoje onde estão todos em termos de rendimento à chuva, mas senti-me muito rápido e capaz de melhorar um pouco mais. Veremos quando chegar o momento. Mas o dia foi um pouco arruinado pela chuva no final. Não testei tantas coisas como queria, mas calculo que isto é o que todos vão dizer”.

Continuando a sua apreciação técnica sobre a moto italiana, Miguel Oliveira destaca que “Esta moto é muito sensível e técnica, e essa é a grande diferença que em relação à moto que pilotei nos últimos quatro anos. É preciso ser mais cuidadoso e técnico, e isso é uma das coisas mais complicadas às quais me terei de habituar. A Aprilia é uma moto mais sensível aos movimentos que o piloto faz com o corpo. Se me movimento para a frente ou para trás altera o comportamento. Por isso, tenho de ser muito preciso”.

miguel oliveiraTendo referido que os tempos por volta ainda estão longe do verdadeiro potencial que conseguirá atingir aos comandos da Aprilia RS-GP 22, Miguel Oliveira mostra-se bastante confiante nos resultados que conseguirá obter de imediato. E de onde vem toda essa confiança?

O piloto português explica: “A moto está mais reativa. Quando a consegues pilotar bem, está perfeita, mas ainda estou a habituar-me… não cheguei a fazer nenhuma volta limpa. Em todos os time attack deixei algumas décimas”.

Isto significa que Miguel Oliveira terá uma boa margem para melhorar o seu melhor registo pessoal neste teste em Sepang, o que o deixará confortável, não apenas na tabela de tempos deste teste oficial, mas também já a pensar no segundo teste oficial de pré-temporada que irá decorrer em março no Autódromo Internacional do Algarve.

Galeria de Miguel Oliveira no 2º dia de teste oficial de MotoGP em Sepang

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades de MotoGP e todos os resultados, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!