MotoGP 2023 – A reação de Miguel Oliveira ao 3º dia de teste

O piloto português fecha o teste de MotoGP em Sepang com 15º tempo ao fim dos três dias. Miguel Oliveira confiante na adaptação à Aprilia.

Décimo sétimo mais veloz em pista no derradeiro dia de teste oficial de MotoGP em Sepang, e 15º mais rápido quando se combina as tabelas de tempos dos três dias do primeiro teste de pré-temporada de 2023. Assim terminou a passagem de Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) pelo traçado malaio, um terceiro dia em pista que ficou longe daquilo que o piloto de Almada desejava.

Com uma volta em 1m58.922s, Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22 não conseguiram melhorar o registo que tinham obtido ao 2º dia de teste oficial de MotoGP.

Uma situação que poderia deixar desanimado qualquer piloto, ainda mais quando percebemos que isso significou que foi, a par de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), um dos dois pilotos que não melhorou a sua melhor volta em comparação com os dias anteriores, e que isso o deixou como o piloto Aprilia mais atrasado na tabela de tempos.

Leia também – MotoGP 2023: Resultados do 3º dia de teste em Sepang

miguel oliveiraPorém, este dia final de teste de Sepang não parece tirar o mínimo de confiança a Miguel Oliveira, que já depois de terminada a ação em pista, reagiu como é seu timbre, bastante pragmático na forma de analisar o que aconteceu:

“Tenho sentimentos mistos. Penso que o trabalho é muito sólido, estou a fazer um bom esforço para andar na moto. Hoje os ataques aos tempos não me saíram naturais e estava a forçar muito as coisas, e não consegui tirar qualquer benefício de pneus novos. Eu sei que é frustrante. Mas o potencial é muito maior do que aquele que os resultados mostram. Não foi o ideal, mas penso que estamos a construir uma base forte para iniciar a temporada”, referiu após o fim do teste malaio.

Em declarações divulgadas pela sua nova equipa, a CryptoData RNF Aprilia, Miguel Oliveira foi um pouco mais longe e assumiu que esperava mais de si próprio:

“Hoje esperava mais de mim, para ser honesto, mas quando se tratou de dar tudo durante os ‘time attacks’, simplesmente não conseguimos. Ainda há trabalho a ser feito na adaptação desta moto, já que é realmente diferente de pilotar. Mas sabemos exatamente o que precisamos de fazer, vamos traçar um plano para o teste em Portimão, pois temos mais dois dias de testes antes de começar a temporada de corridas. Em geral, hoje foi bom, tive um ritmo decente e trabalhei algumas coisas na moto e consegui entendê-la um pouco mais”, concluiu.

É desta forma que Miguel Oliveira analisa a sua performance durante o teste oficial de MotoGP em Sepang, olhando para o futuro com confiança que será capaz de, em conjunto com a sua equipa liderada por Razlan Razali, de entender melhor qual será a forma de afinarem a Aprilia RS-GP 22 ao seu estilo de condução.

Veremos agora o que será capaz de fazer o piloto português durante o segundo, e derradeiro, teste oficial de pré-temporada, que vai decorrer no Autódromo Internacional do Algarve dias 11 e 12 de março.

Recordamos que o AIA irá abrir a bancada principal a todos aqueles que desejam assistir aos dois dias de teste de MotoGP no traçado algarvio. Os fãs com bilhete para o Grande Prémio de Portugal (14 a 15 de março) têm acesso gratuito a esta bancada no teste, mas será possível a todos os outros fãs adquirir um bilhete que custa 10€, e que será válido para os dois dias de teste.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira. A não perder!