MotoGP 2023 – Apresentação da Aprilia Racing

Portimão foi o cenário para a apresentação da Aprilia Racing. Veja aqui as fotos e declarações da equipa de Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

aprilia racing

A última equipa de fábrica a apresentar-se oficialmente para a temporada 2023 de MotoGP foi a Aprilia Racing, equipa italiana que continua a ser liderada por Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, e que contará mais um ano com dois pilotos espanhóis: Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

Para esta temporada a equipa italiana não terá qualquer benefício das concessões que utilizou até ao ano passado, fruto dos excelentes resultados que transformaram a Aprilia Racing numa certeza e não numa surpresa para os fãs mais atentos do MotoGP.

Com uma vitória e muitos resultados relevantes ao longo da temporada 2022, a equipa de Noale conta este ano com uma estrutura reforçada, e se tivermos em conta o resultado do teste oficial realizado em Sepang, a RS-GP 23 parece ser a única moto capaz de lutar com as poderosas Ducati Desmosedici GP.

aprilia racingEm 2023, a Aprilia Racing terá de consolidar os resultados que mostrou na temporada anterior.

E para isso contam com uma Aprilia RS-GP 23 renovada. Do ponto de vista técnico, o protótipo italiano mantém o conhecido motor V4, mas que agora deixará de ser evoluído ao longo do ano devido à perda das concessões. Por isso o departamento de competição da Aprilia trabalhou arduamente para evoluir este motor, que até agora não foi utilizado nos testes oficiais, e que fará a sua estreia na especificação 2023 no teste de MotoGP a realizar no Autódromo Internacional do Algarve este fim de semana 11 e 12 de março.

O quadro dupla trave em alumínio foi revisto de acordo com os pedidos dos pilotos oficiais, Aleix e Maverick, e que foi depois desenvolvido durante muitas centenas de quilómetros pelo piloto de testes, o italiano Lorenzo Savadori, que foi confirmado na sua função por mais um ano e que se juntou à equipa nesta apresentação que decorreu já em Portimão, menos de 24 horas antes do início do teste.

aprilia racingO objetivo nas alterações introduzidas no chassis italiano foi de encontrar mais estabilidade e capacidade de tração.

Por outro lado, o pacote aerodinâmico, algo em que a Aprilia Racing tem vindo a trabalhar exaustivamente ao longo das últimas temporadas de MotoGP, mantém os conceitos apresentados anteriormente, mas com algumas evoluções, nomeadamente as condutas para passagem do ar e que terminam em aberturas ao lado do para-brisas da RS-GP 23, um conceito derivado da F1.

Quem não faltou, claro, à apresentação da equipa em Portimão foi Aleix Espargaró. O veterano espanhol continua, pelo menos à partida, a ser o principal piloto da equipa, aquele que melhores resultados tem apresentado.

aprilia racingNatural de Granollers, Aleix mostra-se confiante no trabalho realizado, mesmo que “Estando com a Aprilia há tanto tempo isso acaba por colocar sobre mim alguma pressão porque sei como os resultados são importantes para esta empresa. Ao mesmo tempo, maturidade e o facto de eu conhecer as pessoas que vão trabalhar comigo, dá-me descanso. A temporada 2023 de MotoGP vai começar com muitas incertezas. O novo formato com a corrida Sprint ao sábado vai exigir mais da preparação dos pilotos, mas ainda ninguém consegue verdadeiramente avaliar o impacto disto. Preparei-me o melhor que consegui e estou confiante que nos vamos divertir muito este ano”.

Do outro lado da box estará Maverick Viñales.

aprilia racingO também espanhol, e também ele com muitas temporadas de MotoGP “às costas”, segue a mesma filosofia de pensamento de Aleix Espargaró, referindo que “Aprendi muito em 2022 sobre a Aprilia e a minha equipa, mas também sobre mim. Nesta nova temporada vamos poder colocar em prática tudo o que obtive nesta aprendizagem. Eu gostei da nova RS-GP de imediato. Melhorou em aspetos, tais como a gestão inicial da abertura do acelerador, que são fundamentais para o meu estilo de condução. Eu gosto do novo formato de fim de semana. Será interessante tanto para os fãs como para as equipas trabalharem e terão a oportunidade de preparar a corrida de domingo na Sprint. Mal posso esperar por começar! A pausa foi refrescante, mas agora só quero voltar para a pista”.

Com esta apresentação concluída, falta apenas agora desvendar as novas cores da nova equipa satélite da Aprilia, a CryptoData RNF, de Miguel Oliveira. Recordamos que esse evento será realizado em formato virtual, com todos os fãs a poderem seguir a apresentação da equipa do piloto português em direto no próximo dia 16 de março.

Galeria de fotos da apresentação da Aprilia Racing

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!