MotoGP 2023 – Apresentação da GasGas Factory Racing Tech3

A equipa de Hervé Poncharal apresentou-se oficialmente. Aqui ficam todos os detalhes e fotos da nova equipa de MotoGP, a GasGas Factory Racing Tech3.

gasgas factory racing

A nova temporada de MotoGP promete ser das mais competitivas de sempre, e com o aproximar do primeiro GP do ano, o Grande Prémio de Portugal no Autódromo Internacional do Algarve – clique aqui para ficar a conhecer todos os tipos e preços dos bilhetes –, as equipas da categoria rainha que ainda não revelaram as novas cores apressam-se a fazer as suas apresentações oficiais, como foi o caso da GasGas Factory Racing Tech3.

Este ano a estrutura liderada por Hervé Poncharal, a Tech3, veste-se completamente de vermelho, numa decisão da KTM de trazer para as pistas de MotoGP a marca espanhola GasGas, que em 2019 se tornou parte do grupo Pierer Mobility.

A estreia da marca será feita com recurso a uma equipa oficial denominada GasGas Factory Racing Tech3, com motos em tudo idênticas às KTM RC16, apenas “vestidas” com carenagens pintadas de vermelho e decoração específica alusiva à marca espanhola. Refira-se que no teste oficial de Sepang, a GasGas RC16 foi ouvida em pista a utilizar o motor especial que a KTM desenvolveu para 2023 e estará a tentar perceber se valerá a pena homologar esse motor que emite um som bastante particular.

gasgas factory racingQuanto a pilotos, e depois de em 2022 ter visto a sua equipa ser totalmente renovada, Hervé Poncharal contará novamente com uma dupla totalmente nova.

Pol Espargaró saiu da Repsol Honda depois de temporadas sem grandes sucessos. Regressa à estrutura do “manager” francês, com a qual já competiu há alguns anos, e promete dar tudo de si neste regresso à família KTM, embora agora vestindo as cores da GasGas Factory Racing Tech3.

Ao seu lado, o espanhol terá Augusto Fernandez. O campeão de Moto2 foi o único a subir de categoria esta temporada, e é também o único a ser denominado de “rookie”. Augusto Fernandez será por isso, já à partida, o vencedor do “título” de melhor piloto estreante de MotoGP em 2023.

gasgas factory racingO evento de apresentação das motos vermelhas decorreu em Barcelona, onde Pol Espargaró, agora com 31 anos, regressa para mais uma aventura aos comandos de uma moto que ajudou a desenvolver. Uma moto que está bastante diferente, mas que permite ao mais novo dos irmãos Espargaró definir bons objetivos para 2023 com a GasGas Factory Racing:

“Sinto que estou a regressar às minhas origens. Com a Tech3 e a nova marca temos o espírito GasGas: amigáveis, sempre próximos e somos realmente trabalhadores incansáveis. Penso que o potencial desta moto é elevado. Certamente que temos muito trabalho para fazer pois o nível de MotoGP atualmente é super elevado, mas penso que conseguimos lá chegar. No primeiro teste em Valência senti o ADN da moto, e quando é igual ao teu ADN faz-nos sentir muito bem! A moto está quase pronta para lutar por algo realmente grande este ano”.

Já Augusto Fernandez, que entra em 2023 como único “rookie” de MotoGP, terá pela frente um período de habituação longo e complicado, ainda para mais quando, como refere Pol Espargaró, o nível em MotoGP está tão elevado.

gasgas factory racingAinda assim, o atual campeão de Moto2 não parece demasiado intimidado com a pressão de estar a competir com rivais de topo. Augusto Fernandez foi também uma das estrelas da apresentação da equipa GasGas Factory Racing Tech3 e não consegue esconder o seu entusiasmo:

“Bom, eu estou a saltar para MotoGP como campeão do mundo e isso é bom, mas para ser honesto, não sei o que esperar em termos de posições. Estou ansioso por ser competitivo rapidamente e tentar estar na luta com o meu companheiro de equipa. Sinto que estou a enfrentar o ano mais difícil da minha carreira, mas sei que tenho de ser paciente. Estou a descobrir tudo o que significa ser piloto de MotoGP, um piloto de fábrica. Mas é bom ver quantas pessoas estão atrás de mim, não apenas os membros da equipa: toda a fábrica que está à minha espera e dos resultados. Portugal está quase aí e estou realmente entusiasmado com isso, e é um sonho tornado realidade. A minha estreia em MotoGP! Honestamente, mal posso esperar”.

Galeria de fotos GasGas Factory Racing Tech3

Tal como as restantes equipas de MotoGP, também a GasGas Factory Racing Tech3 estará presente no teste oficial no Autódromo Internacional do Algarve dias 11 e 12 de março. Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades da categoria rainha. A não perder!