MotoGP 2023 – Apresentação da Gresini Racing

A equipa liderada por Nadia Padovani apresentou-se com várias novidades e novas cores. Aqui ficam os detalhes da apresentação da Gresini Racing.

gresini racing

Conforme estava previsto no calendário de apresentações das equipas de MotoGP para a temporada 2023, e depois da Monster Energy Yamaha ter sido a primeira a mostrar-se aos fãs, hoje foi a vez da equipa privada Gresini Racing desvendar as suas novas cores para a nova temporada da categoria rainha.

A equipa liderada, com bastante sucesso, por Nadia Padovani, tem vindo a surpreender com resultados e um crescimento global que tornam a equipa privada numa das forças a ter em conta durante a próxima temporada de MotoGP.

Sim, perderam aquele que lhes deu quatro vitórias em 2022. Enea Bastianini levou o fato e capacete para a box da equipa de fábrica Ducati Lenovo Team. Porém, a Gresini Racing não parece particularmente afetada por essa perda de renome, e estará presente nas pistas com uma dupla de pilotos formada por Fabio di Giannantonio e pelo novo recruta, o espanhol Alex Márquez.

Leia também – MotoGP 2023: Equipa de Miguel Oliveira apresenta-se em Portugal!

gresini racingO irmão mais novo de Marc Márquez é mesmo a grande novidade na Gresini Racing. Depois de alguns anos aos comanos de motos da Honda, quer na equipa Repsol quer depois na LCR, Alex Márquez espera que a mudança para a Gresini Racing seja acompanhada de melhores prestações e resultados ao nível de um piloto que já foi campeão do mundo em Moto3 e Moto2.

Porém, a Gresini Racing terá outras novidades em termos de equipa e que merecem agora ser destacadas.

A chegada do piloto espanhol é acompanhada pela contratação de Donatello Giovanotti (engenheiro de pista) e Andrea Mattioli (engenheiro de dados). Estes dois engenheiros serão acompanhados pela restante equipa técnica que no ano passado ajudou Enea Bastianini a festejar quatro vitórias.

gresini racingDo outro lado da box da Gresini Racing, e apesar de Fabio di Giannantonio manter-se na equipa, também se verificam novidades. Nomeadamente a chegada de Frankie Carchedi, que depois de sair da Suzuki, devido ao abandono da marca japonesa, encontrou espaço na equipa de Nadia Padovani como chefe de equipa de Di Giannantonio, trazendo consigo muita experiência e conhecimentos que serão fulcrais para o jovem italiano elevar o seu nível em MotoGP.

Quanto às motos a serem usadas pela Gresini Racing, a informação revelada durante a apresentação da equipa indica que ambos os pilotos terão acesso à Ducati Desmosedici GP22, o que os colocará em pé de igualdade, e, sabendo-se como a moto italiana é competitiva, terão por isso claras hipóteses de sonharem com o pódio e vitórias.

As motos da Gresini Racing, mantendo a coloração base em azul claro, com um ligeiro pérola para maior contraste, ganham, no entanto, uma maior ligação à casa de Borgo Panigale, apresentando uma zona do assento do piloto e parte da secção traseira da moto em vermelho Ducati. Uma clara indicação de que a marca italiana também aposta muito na equipa privada de Nadia Padovani.

gresini racingDurante a apresentação da Gresini Racing, Alex Márquez (#73) mostrou-se satisfeito e antecipa uma temporada a bom nível:

“Hoje é um dia muito especial: ver esta equipa tão unida e pronta é algo que traz grandes emoções. Estar aqui nesta apresentação é algo muito especial. Ver tanta garra e entusiasmo dentro da equipa e das pessoas que nos vieram ver é algo que eu gosto muito. Agora começa o trabalho, para uma pré-temporada que esperamos que nos permita estar 100% prontos para a primeira corrida em Portimão. O objetivo é ter um ótimo início de temporada porque vai definir o ritmo para o resto de 2023. Temos as ferramentas e a vontade de fazer bem, não vai ser fácil, obviamente, mas a abordagem certa ajuda muito nesses cenários”.

gresini racingPronto para uma segunda temporada em MotoGP e com a Gresini Racing está o italiano Fabio di Giannantonio. O piloto que compete com o #49 nas carenagens da sua Ducati Desmosedici GP22 tem um claro objetivo definido para 2023:

“Começamos 2023 com uma pitada a mais de vermelho, que significa determinação, paixão, fogo… Estou ansioso para continuar a crescer e a fazer bem as coisas. Queremos levar esta nova temporada corrida a corrida, com a consciência de que este é o momento certo: os dez primeiros devem ser o resultado habitual, enquanto os cinco primeiros devem ser uma meta realista. A equipa está carregada e treinei com 300% de mais intensidade para este ano – estamos prontos!”.

Quem também parece estar bastante entusiasmada com o arranque desta temporada de MotoGP é a proprietária da Gresini Racing. Nadia Padovani certamente espera conseguir fazer ainda melhor do que já conseguiu:

“Estamos muito animados para esta nova aventura. 2022 foi incrível em todos os sentidos, mas a ideia é continuar a melhorar e surpreender. Somos uma equipa jovem com grande ambição: o Fabio terá a hipótese de mostrar todo o seu potencial no seu segundo ano e o Alex está ansioso para voltar a ser destaque. Faremos o possível para garantir que ambos tenham sucesso. Hoje é quase um regresso à normalidade com uma apresentação tão importante e com as pessoas a juntarem-se a nós: um grande obrigado aos patrocinadores e a toda a equipa que trabalhou arduamente para estarmos prontos”.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para o português Miguel Oliveira. A não perder!