MotoGP 2023 – Apresentação da Monster Energy Yamaha

Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, e as suas Yamaha YZR-M1, foram as estrelas da apresentação da Monster Energy Yamaha de MotoGP.

monster energy yamaha

Estamos a menos de um mês do início das primeiras sessões de testes de pré-temporada a contar para a temporada 2023 de MotoGP, e a Yamaha tornou-se hoje na primeira equipa da categoria rainha a revelar as suas “novas” cores para este ano. A equipa Monster Energy Yamaha, a única a competir com protótipos de Iwata, esteve em peso na apresentação que decorreu em Jakarta, na Indonésia.

As duas maiores estrelas do evento de apresentação da equipa Monster Energy Yamaha foram, claramente, os seus dois pilotos. Fabio Quartararo e Franco Morbidelli destaparam as novas Yamaha YZR-M1 para 2023, motos que, à primeira vista, não parecem contar com grandes modificações, mas que um olhar mais atento consegue perceber que existem.

A maior alteração na moto japonesa da casa de Iwata pode ser encontrada no seu frontal. A carenagem apresenta uma entrada de ar bastante maior em termos de dimensões, e com um formato que parece assemelhar-se mais com a carenagem frontal que encontramos nas Aprilia RS-GP, com um “bico” mais proeminente.

Leia também – MotoGP 2023: Datas das apresentações das equipas

monster energy yamahaFora isso, será preciso um olhar bastante mais atento para descobrir novidades na Yamaha YZR-M1.

A decoração permanece relativamente inalterada, apenas com uns grafismos atualizados com a utilização de uma decoração do tipo camuflado, enquanto o parceiro da equipa Monster Energy Yamaha, a Beta Tools, ganha maior destaque.

Claro que, como patrocinador principal da equipa de fábrica da Yamaha, a Monster Energy tem todo o destaque nestas “novas” cores da equipa de MotoGP, com o bem-conhecido “M” verde a rasgar as carenagens laterais de cada M1.

Com as M1 apresentadas, a equipa composta por Fabio Quartararo e Franco Morbidelli espera que os engenheiros japoneses e europeus consigam transformar a moto da Yamaha num conjunto vencedor.

monster energy yamahaMuitas novidades foram prometidas aos pilotos, a começar no novo motor quatro cilindros em linha, aliás, a Yamaha, com a saída da Suzuki, passa a ser o único fabricante a competir em MotoGP com um motor de quatro cilindros em linha. Os restantes apostam numa arquitetura de V4.

Os testes que começam em Sepang no início de fevereiro serão já um bom primeiro momento para entendermos o que vale a nova M1 de 2023, sendo que, para além dos dois pilotos oficiais, a Monster Energy Yamaha continuará a contar com a colaboração de Cal Crutchlow como piloto oficial de testes da marca em MotoGP. O britânico estará ao lado dos dois pilotos da equipa nos testes de pré-temporada.

Quanto aos pilotos, Fabio Quartararo (#20) regressa para mais uma temporada onde será um dos grandes candidatos ao título de MotoGP. Campeão em 2021, perdeu o título para o seu maior rival Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no ano passado, pelo que tem pela frente uma missão sempre complicada.

monster energy yamahaAinda assim, o piloto francês, que este ano já se sabe que estará protegido na cabeça por capacete da HJC em vez da Scorpion Exo, promete não dar tréguas ao italiano da Ducati:

“As minhas férias de inverno não foram totalmente como estava planeado porque lesionei a minha mão durante um treino de motocross. Mas continuei a trabalhar sem parar. Fiz muito cardio para garantir que estou 100% apto para a temporada de 2023. A minha lesão na mão também está totalmente recuperada, por isso sinto-me pronto para lutar pelo título novamente. Temos a nova pintura de camuflagem, que é uma boa mudança. Eu gosto do novo visual, e é bom mudar um pouco. Mas o mais importante, estou ansioso para começar a andar de novo. Estou muito curioso para testar a YZR-M1 2023 em Sepang. Vamos trabalhar arduamente nesta temporada, como sempre fazemos. Aprendemos muito em 2022 e agora só quero lutar pelo título novamente. Os meus fãs têm apoiado muito, enviando-me muitas mensagens durante o inverno. Estou animado para vê-los nas pistas novamente nesta temporada. Nós vamo-nos divertir!”, promete Fabio Quartararo.

monster energy yamahaAo lado do antigo campeão de MotoGP estará, mais uma vez, e apesar dos fracos resultados em 2022, o italiano Franco Morbidelli. Campeão de Moto2, o piloto que saiu da VR46 Academy certamente quererá fazer bem melhor do que fez no ano anterior. Até porque, Morbidelli já demonstrou, então quando estava na equipa satélite Petronas Yamaha, ser capaz de lutar pelas vitórias e chegou mesmo a ser vice-campeão da categoria rainha em 2020.

“Estamos a começar de novo hoje, com um novo visual. Tudo voltou ao zero e tudo é possível nesta temporada, por isso essa é uma perspetiva empolgante. Encerramos 2022 com uma sensação melhor. Agora é importante fazermos um bom trabalho nos próximos testes de inverno, para estarmos prontos para começar a temporada em março com a primeira corrida em Portugal. Há um novo formato de corrida, que levará algum tempo para os pilotos e equipas se habituarem, mas vejo isso como uma mudança positiva porque é algo que os fãs vão gostar. Quero agradecer aos fãs indonésios que vimos na reunião de revendedores de hoje pelo seu apoio. O entusiasmo deles deu-nos um impulso e mal posso esperar para começar a temporada de 2023 da melhor maneira possível”, referiu Franco Morbidelli durante a apresentação da equipa Monster Energy Yamaha na Indonésia.

monster energy yamahaQuem certamente esperará voltar ao degrau mais alto do pódio e aos títulos é Lin Jarvis. O diretor geral da Yamaha Motor Racing tem uma larga experiência em MotoGP e na gestão da equipa de fábrica da casa de Iwata, pelo que será ele o responsável por delinear as melhores estratégias para cada um dos 21 Grandes Prémios previstos para a temporada que se avizinha.

Durante a apresentação da equipa, Lin Jarvis referiu que “No ano passado, a nossa equipa alcançou inúmeros sucessos enquanto enfrentava competições e desafios de alto nível. Um dos destaques, porém, foi a extensão da parceria com a Monster Energy Company no GP da Catalunha, corrida que o Fabio acabou por vencer. Naquele momento, não apenas ficámos encantados em expressar os nossos agradecimentos pelo apoio contínuo da Monster Energy e a sua fé na nossa equipa, mas também nos sentimos empolgados em olhar para um futuro explorando novas oportunidades para tornar o vínculo entre a Yamaha e a Monster Energy ainda mais forte. Este ano estamos a entrar no nosso décimo primeiro ano com a Monster Energy como nosso patrocinador e a nossa quinta temporada com eles como nosso patrocinador principal. Esta ocasião merecia uma nova pintura e um novo começo que combina com nosso foco militar enquanto lutamos pelo título de MotoGP de 2023. Como parte da forte aliança global entre a Yamaha e a Monster Energy, o novo visual também será adotado pelas equipas de fábrica da Yamaha em MX e Supercross, mostrando toda a nossa união. Também somos gratos aos patrocinadores, parceiros e fornecedores oficiais de nossas equipas, muitos dos quais temos parcerias de longo prazo. Competir no topo do motociclismo nunca foi tão desafiante quanto será no próximo ano, e é graças ao compromisso e entusiasmo dos nossos patrocinadores que nos podemos concentrar em trazer o troféu para casa novamente. Um calendário de GP completo e corridas de sprint adicionais significa que precisamos estar focados, adaptáveis ​​e eficientes desde o início dos testes de MotoGP de 2023”.

Galeria de fotos da equipa Monster Energy Yamaha

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a conhecer todas as novas equipas de MotoGP para a temporada 2023. A não perder!