MotoGP 2023 – Apresentação da Mooney VR46

A equipa de Valentino Rossi apresentou-se para a segunda temporada em MotoGP. Aqui fica a apresentação da Mooney VR46.

mooney vr46

Estamos em plena reta final de apresentações de equipas de MotoGP com as novas cores e motos para a temporada 2023. E das equipas que ainda faltavam mostrar-se oficialmente, temos a estrutura que tem como proprietário o nove vezes campeão do mundo, Valentino Rossi. Foi em Milão, no espaço da Cupra Garage, um dos patrocinadores, que a Mooney VR46 apresentou o seu projeto para a nova temporada.

E para a segunda temporada na categoria MotoGP, e a décima se tivermos em conta que a VR46 está presente nas Moto3 e Moto2, a Mooney VR46 tem pela frente um interessante desafio pois em 2022 estiveram em bom plano graças às prestações dos pilotos Luca Marini e Marco Bezzecchi.

Para os fãs mais esquecidos, convém recordar que a Mooney VR46 conquistou uma “pole position”, um pódio, diversas vezes terminaram no “top 10”, e ainda recebeu a honra de ter na equipa o “Rookie do Ano”, Bezzecchi. No total, os dois jovens pilotos italianos protegidos pela VR46 Academy e por Rossi, somaram nada menos do que 231 pontos.

mooney vr46A expectativa, claramente, será dar o passo seguinte, o que significará conseguir que Luca Marini e Marco Bezzecchi terminem mais acima em cada Grande Prémio da temporada 2023 de MotoGP. E para isso terão à sua disposição nada menos do que as Ducati Desmosedici GP22 que foram utilizadas, com muito sucesso, pela marca de Borgo Panigale no ano passado, e que ajudaram a Ducati a conquistar um triplete fantástico.

As motos da Mooney VR46 não apresentam grandes diferenças em termos de decoração, quer ao nível das cores, quer também ao nível dos grafismos. Mas para este ano as duas Ducati da equipa apresentam uma cor base em preto simples, o que ajuda a destacar ainda mais os grafismos amarelo e laranja.

Quem se revela esperançado em conseguir melhores resultados este ano, e depois de já ter estado em destaque no teste oficial de Sepang, é Luca Marini.

mooney vr46O irmão de Valentino Rossi está a iniciar a sua terceira temporada na categoria rainha, e espera consolidar o crescimento ao nível de resultados que mostrou em 2022, revelando até que poderá ter uma vantagem em comparação com os pilotos Ducati que usam as motos mais recentes:

“Estou muito satisfeito com a pré-temporada, a moto é realmente rápida e competitiva e também gosto dos novos gráficos, tudo preto. Diria que estamos próximos da perfeição. Na Malásia o ritmo de corrida foi muito bom, a simulação de volta rápida foi fantástica e estamos satisfeitos. Podemos lutar pelo top 5 todos os fins de semana, temos de tentar aproveitar ao máximo os primeiros GP. Com a nossa especificação estamos, provavelmente, mais à frente em termos de afinações do que os pilotos de fábrica que têm de desenvolver as novas motos. Preparámo-nos a 100% para este campeonato, mesmo não sabendo o que esperar com a corrida Sprint e corrida ao domingo. A estratégia e qualificação será crucial: numa corrida tão curta, muitos pilotos vão poder lutar com o pneu macio”.

Ao lado de Marini estará mais uma vez Marco Bezzecchi. O “Rookie do Ano” 2022 segue uma estratégia de consolidação da sua posição enquanto um dos melhores pilotos do mundo, e neste caso de MotoGP.

mooney vr46Bezzecchi terá este ano uma moto igual à de Marini, o que significa que terá mais argumentos para melhorar os seus resultados. E a verdade é que o italiano está confiante que o vai conseguir fazer e satisfeito com a nova moto:

“Estou satisfeito com as sessões de teste, sinto-me bem na moto e senti imediatamente a diferença. A ligação do acelerador é a maior diferença, comparando com a moto antiga, e depois também o pacote aerodinâmico. Será difícil com duas corridas por fim de semana, pelo menos no início, até mesmo para entender como reage o corpo. Quero ganhar a minha primeira corrida, esse é o objetivo. Começamos com um pacote técnico que já está desenvolvido, é competitivo e rápido. Estamos prontos, talvez mais do que os pilotos oficiais, no início, quero dizer. Depois eles vão de certeza chegar, por isso temos de aproveitar ao máximo agora”.

A equipa Mooney VR46 estará presente, tal como as restantes equipas da categoria rainha, no derradeiro teste oficial que se realizará dias 11 e 12 de março no Autódromo Internacional do Algarve, antes do início do campeonato de 24 a 26 de março no traçado algarvio – clique aqui para ficar a conhecer todos os tipos de bilhetes e preços do Grande Prémio de Portugal 2023.

Galeria de fotos Mooney VR46

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a para de todas as novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!