MotoGP 2023 Argentina – Alex Márquez estreia-se na “pole”

Vindo da Q1 e depois de uma moto a arder, Alex Márquez garante a primeira “pole position” em MotoGP neste Grande Prémio da Argentina.

Foi uma qualificação de categoria rainha totalmente inesperada hoje no Grande Prémio da Argentina de MotoGP, com o circuito Termas de Rio Hondo a perder bastante aderência devido à chuva que deixou o asfalto em condições bastante traiçoeiras.

Depois de passar pela Qualificação 1 como o piloto mais rápido em pista e na frente de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), então com pneus de chuva na sua Ducati Desmosedici GP22, Alex Márquez (Gresini Racing) acabava por ter de enfrentar a Qualificação 2 com a sua segunda moto.

Tudo porque num momento em que procurava uma volta mais rápida na Q1, cruzou-se com Joan Mir (Repsol Honda), e acabou por levar longe demais o seu esforço e caiu, com a sua moto #73 a deslizar pelo asfalto e aparentemente sem grandes danos, pelo menos num momento inicial. Porém, Alex Márquez rapidamente percebeu que a moto não estava em condições, e rapidamente se percebeu a razão: o motor da Ducati incendiou-se!

motogpTendo enfrentado a Q1 e perdido uma moto devido a incêndio, Alex Márquez enfrentou depois a Q2 com uma moto apenas na box da Gresini Racing. Ainda com o asfalto do traçado argentino a apresentar zonas bastante húmidas, mas não totalmente molhadas, o piloto espanhol foi um dos que arriscou em sair para a pista para uma derradeira tentativa e com pneus slick.

Uma aposta arriscada, mas que foi a mais acertada, pois Alex Márquez garantiu mesmo a sua primeira “pole position” na categoria MotoGP, arrancando assim na frente da grelha de partida tanto para a MotoGP Sprint como para a corrida do Grande Prémio da Argentina este domingo 2 de abril.

Ao lado do espanhol na primeira fila da grelha estarão ainda Marco Bezzecchi (Mooney VR46) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), todos eles também a arriscarem sair com pneus slick em vez dos pneus de chuva.

E se no primeiro dia de GP da Argentina vimos as Aprilia Racing a dominar, a verdade é que com condições tão traiçoeiras nestas qualificações de MotoGP as motos de Noale acabaram mais atrás na tabela de tempos.

Quem surpreendeu pela positiva foi Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) com um 4º lugar na grelha de partida, e até mesmo o seu companheiro de equipa, Fabio Quartararo, acabou por ultrapassar a Q1 e na Q2 também parecia estar bem posicionado, mas apenas com pneus de chuva o francês acabou por qualificar em 10º.

MotoGP Grande Prémio da Argentina – Resultados da Qualificação

1 – Alex Márquez – Gresini Racing

2 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46

3 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team

4 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha

5 – Maverick Viñales – Aprilia Racing

6 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati

7 – Luca Marini – Mooney VR46

8 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati

9 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing

10 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha

Quer estar a par de todos os horários completos do Grande Prémio da Argentina? Apenas tem de clicar aqui !