MotoGP 2023 – Brad Binder com novo recorde de velocidade: 366,1 km/h!

A longa reta de Mugello permitiu a Brad Binder levar a sua KTM RC16 até aos 366,1 km/h. Um novo recorde de velocidade máxima em MotoGP.

motogp

Os recordes, seja em que disciplina do desporto motorizado estivermos a falar, e não só, são para bater! Esta é uma regra implícita à competição motorizada, e no caso da categoria rainha MotoGP, fruto das inúmeras evoluções tecnológicas e aerodinâmicas, temos visto inúmeros recordes serem batidos. E um dos recordes que hoje foi batido foi o de velocidade máxima.

Já se esperava que durante o Grande Prémio de Itália de MotoGP, a longa e ondulante reta da meta do circuito de Mugello permitisse a obtenção de registos impressionantes de velocidade máxima, pois os protótipos de 2023, dos vários fabricantes, estão significativamente mais rápidos do que em anos anteriores.

E foi precisamente em 2022 e no circuito de Mugello que espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) pilotou a sua Desmosedici GP22 até aos 363,6 km/h durante o GP de Itália da temporada passada. Uma velocidade incrível e que deixou muitos, na altura, a sonhar com registos ainda mais impressionantes, levando mesmo o piloto de testes Michele Pirro a afirmar que caso a Ducati decidisse – e pudesse! – utilizar a Desmosedici GP22 sem asas, a velocidade teórica da moto italiana seria superior a 400 km/h!

motogpOra, pese embora as MotoGP estejam mais rápidas, a verdade é que ainda estamos longe desses fantásticos 400 km/h. Porém, Brad Binder e a sua KTM RC16 #33 deram hoje, na corrida MotoGP Sprint do GP de Itália, mais um passo rumo a esse número que muitos acreditam ser impossível de atingir.

O sul-africano, que foi penalizado devido a um toque com Alex Márquez (Gresini Racing) logo na primeira curva, e que foi obrigado a cumprir uma “long lap” e esforçar-se mais para recuperar posições no que faltava da corrida curta em Mugello, conseguiu passar no ponto de medição da reta da meta do traçado italiano a uns incríveis 366,1 km/h!

Relembramos que a reta da meta de Mugello é um local particularmente favorável a este tipo de velocidades, não apenas pela extensão de 1,1 km de reta, mas também porque antes de entrarem na reta os pilotos de MotoGP conseguem descrever a última curva do circuito a grande velocidade. Assim, quando entram na reta, já levam um grande “embalo”, e torna-se mais fácil chegar acima dos 360 km/h.

Refira-se também que a KTM RC16 usada por Brad Binder e que registou o novo recorde de velocidade máxima de MotoGP, está equipada com um novo pacote aerodinâmico que a marca austríaca estreou em Mugello este fim de semana. De acordo com a KTM, é uma versão “compacta” do pacote aerodinâmico.

Em reação a este novo recorde de velocidade máxima em MotoGP, Brad Binder mostra-se feliz, mas garante que ainda podemos ver mais e melhor: “Estamos rápidos! A moto está a andar bem, e penso que ainda consigo melhorar mais alguns km/h. É impressionante pensar que estamos próximos dos 370 km/h!”, referiu o sul-africano.

Ora, com velocidades tão elevadas a serem atingidas em Mugello, é necessário pensar no que acontece a uma das variáveis mais importantes: os pneus.

Os slick Michelin têm agora de suportar, em voltas consecutivas, velocidades superiores a 360 km/h na longa reta do circuito italiano. E a verdade é que Piero Taramasso, responsável da Michelin, não se mostra preocupado e garante total segurança: “Não há nenhum problema, fazemos testes muito rigorosos aos nossos pneus e podem tranquilamente superar os 400 km/h”.

Convém também referir que nesta corrida MotoGP Sprint outros pilotos entraram na lista de maior velocidade atingida em MotoGP.

Aqui fica a lista atualizada:

1 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 366,1 km/h – corrida MotoGP Sprint 2023

2 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 364,8 km/h – corrida MotoGP Sprint 2023

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 363,6 km/h – corrida MotoGP 2022

3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 363,6 km/h – corrida MotoGP Sprint 2023

4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 362,4 km/h – Treino Livre 4 Qatar 2021

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 362,4 km/h – Treino Livre 3 Mugello 2021

4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 362,4 km/h – corrida MotoGP Sprint Mugello 2023

5 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 361,2 km/h – Treino Livre Mugello 2023

5 – Michele Pirro (Aruba.it Ducati) – 361,2 km/h – corrida MotoGP Sprint Mugello 2023

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP. A não perder!