MotoGP 2023 – Caso Márquez passa ao Tribunal de Apelo

A penalização imposta a Marc Márquez devido ao incidente com Miguel Oliveira foi passada para o Tribunal de Apelo de MotoGP.

Como se esperava, o caso Márquez, ou mais especificamente a penalização que foi imposta ao piloto espanhol no seguimento daquilo que foi considerado pelo Colégio de Comissários FIM como condução irresponsável e que levou à queda (e lesão) de Miguel Oliveira durante o GP de Portugal de MotoGP no passado domingo, ainda não é um caso terminado.

Depois do Colégio de Comissários FIM, liderado por Freddie Spencer, ter emitido uma “clarificação” ao texto original que apontava para que Marc Márquez tivesse de cumprir uma dupla “long lap” no Grande Prémio da Argentina – clique aqui para ver os horários completos –, dizendo que a penalização seria cumprida quando o piloto da Repsol Honda estivesse de volta ao MotoGP após a lesão sofrida no GP de Portugal que o impede de competir em Termas de Rio Hondo, a Repsol Honda entrou em ação e apresentou um apelo contra aquilo que considera ser uma alteração à penalização original.

A equipa legal da Repsol Honda apresentou o apelo e o mesmo foi, entretanto, analisado pelos Comissários de Apelo da FIM, que são Paul King e ainda Armando Marques, nomeado pela Federação de Motociclismo de Portugal.

Na informação divulgada à imprensa, estes dois Comissários de Apelo da FIM informam que todos os apelos foram apresentados dentro dos prazos previstos nos regulamentos, e foi ouvido Alberto Puig através de videoconferência.

No ponto 3 do comunicado da decisão, diz que “Considerando as circunstâncias do caso e questões legais apontadas pelo apelo apresentado pelo Sr. Marc Márquez e HRC – Repsol Honda Team, os Comissários de Apelo FIM decidem referir este caso ao Tribunal de Apelo de MotoGP para uma resolução adequada para este caso”.

Isto significa que este Tribunal de Apelo de MotoGP, formado por três juízes da Federação Internacional de Motociclismo, voltará a analisar todas as circunstâncias deste caso Márquez, e depois apresentar a sua decisão.

Essa decisão deverá ser conhecida num prazo máximo de duas semanas, antes do início do Grande Prémio das Américas, que será a ronda que assinalará o regresso de Marc Márquez à competição depois de ter sido operado à mão e considerado como não estando apto a competir já este fim de semana.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP. A não perder!