MotoGP 2023 – Circuito Termas de Rio Hondo alvo de críticas das equipas

Sujidade e instalações do paddock em estado considerado inaceitável. Estas são algumas das críticas das equipas de MotoGP ao circuito Termas de Rio Hondo.

termas de rio hondo

As condições dos circuitos que integram o calendário de MotoGP estão a ser um dos temas “quentes” deste início de temporada, e depois do Autódromo Internacional do Algarve, agora é a vez do circuito Termas de Rio Hondo, cenário do Grande Prémio da Argentina neste fim de semana que se avizinha, ser o alvo das críticas das equipas ainda antes da ação em pista ter iniciado.

Já antes das equipas terem aterrado no traçado argentino se sabia que as condições do circuito estavam bastante abaixo do esperado para uma competição de elite como é o MotoGP. Geoff Dixon, membro da IRTA que tem como missão chegar a cada circuito antecipadamente para perceber as condições do mesmo, chegou a Termas de Rio Hondo no início da semana e rapidamente percebeu que o estado de manutenção do circuito é inaceitável.

De facto, este mesmo responsável terá enviado de imediato um email às equipas de MotoGP no sentido de avisar antecipadamente das condições que encontrou: “Estou absolutamente consciente da situação que encontrámos aqui em termos de equipamentos e estado das instalações do paddock. O que encontrámos aqui na Argentina é totalmente inaceitável”.

Em causa neste Grande Prémio da Argentina está o facto das instalações do paddock, nomeadamente as boxes que serão ocupadas pelas várias equipas das categorias MotoGP, Moto2 e Moto3, estarem bastante deterioradas. Algumas boxes estão com portas partidas, e outras boxes estão mesmo sem porta!

A juntar a isso, a sujidade nas boxes é muita, pelo que as equipas encontraram condições de trabalho bastante abaixo do exigido para um campeonato de elite como é o Mundial de Velocidade.

Há ainda que ter em conta o nível de sujidade existente no asfalto do Termas de Rio Hondo. Há vários meses que o traçado argentino não recebe qualquer tipo de competição, pelo que muito provavelmente os pilotos de MotoGP vão encontrar um asfalto bastante sujo e com um nível de aderência mínimo, o que irá atrapalhar bastante o trabalho dos pilotos e causar uma série de problemas indesejados ao longo das primeiras sessões de treinos de sexta-feira de Grande Prémio da Argentina.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP e para receber todos os resultados do GP da Argentina que se realiza de 31 de março a 2 de abril.