MotoGP 2023 Espanha – As reações à lesão de Miguel Oliveira

A equipa CryptoData RNF Aprilia e o piloto Fabio Quartararo já reagiram à situação que levou à lesão do português Miguel Oliveira no GP de Espanha.

miguel oliveira

Foi um domingo de Grande Prémio de Espanha no circuito de Jerez – Ángel Nieto verdadeiramente para esquecer do ponto de vista de Miguel Oliveira. O português da CryptoData RNF Aprilia, depois do 5º lugar na MotoGP Sprint, esperava conseguir um bom resultado na corrida principal da quarta ronda da temporada 2023 de MotoGP, mas uma queda logo na primeira volta e na curva 2 deixou Miguel Oliveira fora de ação.

Pior do que a queda que o deixou fora da corrida de MotoGP, foi a lesão que sofreu como consequência do forte impacto no solo e também depois na proteção “airfence” na zona exterior da escapatória daquela curva do circuito andaluz.

De momento sabemos que Miguel Oliveira sofreu um ombro deslocado, que foi colocado no sítio logo no Centro Médico do circuito, mas o piloto luso acabou mesmo por ser transportado depois para o hospital de Jerez de la Frontera para mais exames e despistar qualquer outra lesão, sendo que uma fratura dos ossos no braço esquerdo está descartada.

Não existindo mais lesões, a recuperação, de acordo com um médico que acompanhou a situação no circuito, deverá ser relativamente rápida.

miguel oliveiraEsta foi mais uma queda – e lesão – que Miguel Oliveira sofre sem sequer ter culpa ou qualquer hipótese de evitar. De acordo com os registos da categoria rainha, dizem que em corrida o piloto português sofreu, desde 2019, um total de 12 quedas, sendo que dessas, 7 foram provocadas por outros pilotos.

As mais recentes envolvendo Marc Márquez (Repsol Honda) no GP de Portugal deste ano, e agora foi Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) no GP de Espanha.

E foi precisamente Fabio Quartararo que já falou sobre toda a situação, e, nomeadamente, reagiu à penalização que os Comissários de MotoGP lhe impuseram, uma “long lap”, que teve depois de cumprir após a corrida recomeçar. Na verdade, o francês acabou por cumprir duas vezes a penalização, pois na primeira tentativa passou para lá dos limites definidos da “long lap”, tendo de a fazer novamente.

Em declarações à imprensa, Quartararo mostra-se desagradado com toda a situação e refere não entender a penalização, justificando-se com o facto de que no momento em que caiu, estava numa “sandwich” entre Miguel Oliveira e ainda Marco Bezzecchi (Mooney VR46):

“O Bezzecchi estava à frente e eu ao meio. Não havia nada que eu pudesse fazer para evitar este incidente. Tentei travar, mas acabei por tocar num dos dois. Não sei bem quem foi primeiro. Apenas sei que depois toquei no Miguel e a minha moto foi tocar na do Bezzecchi. Não tinha modo nenhum de o evitar”, começou por dizer Fabio Quartararo.

miguel oliveiraSobre a penalização que lhe foi imposta pelos Comissários de MotoGP, o francês da Yamaha mostra-se surpreendido: “Sim, ficámos surpreendidos com a penalização. Até porque não nos foi dada qualquer explicação do porquê desta penalização. Fomos à Direção de Corrida para obter uma explicação que não nos foi dada, nada disto é claro. Do nosso ponto de vista, não encontramos nada de estranho e penso que é claro que não era uma manobra para punir”.

E sobre os controversos Comissários de MotoGP e as suas ainda mais controversas decisões e punições, Quartararo diz que “Gostaria de dizer o que penso, mas em Le Mans teremos uma reunião para tentar compreender como é que é possível tomar estas decisões”.

Quem também já reagiu a este incidente foi a CryptoData RNF Aprilia. Através do seu responsável máximo, Razlan Razali, a equipa onde milita Miguel Oliveira mostra-se desiludida com o que aconteceu, mas, ao contrário do que sucedeu no GP de Portugal, desta vez Razali parece desculpar de certa forma Quartararo:

“Foi outro Grande Prémio para esquecer. Com os bons resultados na corrida Sprint, tínhamos esperança de conseguir resultado semelhante com o Miguel na corrida, mas infelizmente ele esteve envolvido num incidente com Fabio e o Bezzecchi que o lesionou e ele não conseguiu recomeçar a corrida. Foi um incidente de corrida azarado do nosso ponto de vista, não pensamos que houve má intenção com os pilotos envolvidos, estamos apenas satisfeitos pelo Miguel não estar tão mal como parecia. Desejamos que recupere rapidamente e na totalidade antes da corrida de Le Mans”, refere Razlan Razali.

Veremos agora quanto tempo de recuperação vai ser necessário para que Miguel Oliveira esteja em condições de competir. Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades relacionadas com MotoGP, e em especial destaque para o piloto português. A não perder!