MotoGP 2023 Espanha – Miguel Oliveira na Q2 e as Aprilia no topo

As duas Aprilia Racing ficaram no topo da tabela de tempos de sexta-feira, com Miguel Oliveira em 7º a garantir a Q2 de MotoGP.

miguel oliveira

Tal como se esperava, o Grande Prémio de Espanha de MotoGP arranca com uma sexta-feira de alta intensidade e duas sessões de treinos da categoria rainha onde aparecem algumas surpresas. Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) começou discreto em Jerez, mas fechou o treino 2 da melhor forma e garantindo a entrada direta na Qualificação 2, num dia em que as duas Aprilia de fábrica ocupam as duas primeiras posições da tabela de tempos.

Quanto ao piloto português, Miguel Oliveira sofreu um problema técnico na sua Aprilia RS-GP22 durante a sessão matinal, uma sessão em que durante vários minutos esteve na primeira posição, mas que depois, fruto desse problema, acabou por não conseguir defender dos ataques dos pilotos rivais e viria a terminar fora do ambicionado “top 10”.

Já no treino 2 realizado esta tarde no circuito de Jerez, Miguel Oliveira demorou um pouco até acertar as voltas rápidas. De facto, a volta mais rápido do piloto da CryptoData RNF Aprilia apenas foi realizada nos derradeiros momentos do treino, com o português a rodar em 1m36.956s.

miguel oliveiraFoi preciso esperar mesmo que o relógio estivesse a marcar 1m30s para o fim da sessão para ver Miguel Oliveira ascender à quarta posição com essa volta rápida, e com a sua moto equipada com pneus de composto médio / macio, uma opção idêntica para todo o plantel de MotoGP na procura de tempos rápidos.

Infelizmente o #88 viria a descer três posições, acabando por fechar o primeiro dia de Grande Prémio de Espanha com o 7º tempo, ainda assim, uma boa performance para Miguel Oliveira, que desta forma garantiu já a entrada direta na Q2 de MotoGP, e assim terá um pouco mais de margem para trabalhar no treino livre de sábado de manhã.

Quanto aos pilotos que ocuparam as primeiras posições na tabela de tempos, e já depois do veterano espanhol e “wildcard” neste GP de Espanha, Dani Pedrosa, ter surpreendido tudo e todos com o melhor tempo do Treino 1 aos comandos de uma KTM RC16, foi a vez das Aprilia Racing levarem a melhor sobre todos os rivais.

De facto, as suas motos da equipa de fábrica da casa de Noale ocupam as duas primeiras posições na tabela de tempos.

Neste caso foi Aleix Espargaró a destronar Maverick Viñales da primeira posição, com os dois espanhóis da Aprilia Racing a conseguirem então bater o registo de Dani Pedrosa, que apesar de não ter conseguido melhorar o seu tempo durante a tarde em Jerez, aproveitou o ritmo mais rápido durante a manhã no traçado andaluz para ser terceiro mais veloz até agora no Grande Prémio de Espanha.

Para além da surpresa muito positiva que tem sido a prestação de Dani Pedrosa até ao momento, destacamos ainda as ausências, pelo menos de forma direta, da Q2 de MotoGP de nomes bem cotados na luta pelo título.

Marco Bezzecchi (Mooney VR46), líder do mundial, viu um dos motores da sua Ducati Desmosedici GP22 e com o 12º tempo tem de passar pela Q1. Também Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) acompanha o compatriota da Ducati na Q1, tendo o campeão sido apenas 13º, mas ainda assim parece estar em menores dificuldades do que Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que tem revelado frustração com a performance da moto japonesa e o 16º tempo no primeiro dia de GP de Espanha é um exemplo claro dos problemas que enfrenta o vice-campeão de MotoGP.

Quer ficar a par dos horários completos do Grande Prémio de Espanha? Apenas tem de clicar aqui !

MotoGP Grande Prémio de Espanha – resultados combinados dos dois treinos

1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m36.708s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m36.710s

3 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) – 1m36.770s

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m36.804s

5 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m36.835s

6 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m36.896s

7 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m36.956s

8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m37.041s

9 – Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) – 1m37.044s

10 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m37.053s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!