MotoGP 2023 França – Martin vence a Sprint “sem espinhas”

Jorge Martin finalmente concretizou em vitória a sua velocidade. O espanhol da Pramac venceu “sem espinhas” a MotoGP Sprint do GP de França.

motogp

Na corrida MotoGP Sprint que abre verdadeiramente as hostilidades do 1000º GP da história, o Grande Prémio de França no circuito de Le Mans, foram 13 voltas de alta intensidade na categoria rainha e que terminou com vitória “sem espinhas” para Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Com a temperatura do asfalto do traçado francês pouco abaixo dos 40 graus Celsius e o sol a brilhar com força no céu por cima de Le Mans, o Grande Prémio de França contou com uma grande corrida curta, a MotoGP Sprint, recheada de duelos individuais no limite.

Com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a arrancar de forma perfeita da “pole position” que tinha conquistado esta manhã de sábado de forma fantástica, atrás do campeão e líder do campeonato MotoGP formou-se um enorme pelotão de pilotos a lutarem pelas restantes posições cimeiras.

Bagnaia conseguiu durante as duas primeiras voltas da MotoGP Sprint do GP de França manter-se na frente da corrida, mas era o espanhol Jorge Martin que com a sua Ducati Desmosedici GP23 tentava encontrar forma de passar pelo rival. “Martinator” não demorou muito a conseguir concretizar a ultrapassagem ao italiano da equipa de fábrica, e a partir daí o piloto de Madrid não mais foi importunado.

motogpCom uma rapidez a toda a prova e consistência nos tempos por volta, Martin foi abrindo um fosso para os perseguidores, um grupo que passou a ser liderado por Brad Binder (Red Bull KTM Factory) depois de aproveitar, de forma incrível, a batalha intensa e muito física entre Bagnaia e Marc Márquez (Repsol Honda).

O espanhol, de regresso à competição este fim de semana, já tinha mostrado na qualificação ter a velocidade. Mas teria de a comprovar na corrida MotoGP Sprint, e assim o #93 voltou a ser um dos destaques da categoria rainha, trocando várias vezes de posição com Bagnaia, sempre no limite do contacto físico entre os dois, até que num momento em que ataca mais forte na entrada dos “S” Dunlop, tanto Márquez como Bagnaia deixam porta aberta para Binder ascender a segundo.

Com uma KTM RC16 também cada vez mais consistente em diferentes circuitos, e num excelente momento de forma, Brad Binder também conseguiu rapidamente escapar-se dos perseguidores, consolidando a segunda posição até à bandeira de xadrez. Mais um excelente resultado para o sul-africano, que ascendeu a segundo no campeonato MotoGP, e que poderia ter sido um resultado duplamente recompensador para a KTM não fosse Jack Miller ter caído logo numa fase inicial da corrida quando lutava pelo pódio.

Com os dois primeiros a fazerem uma corrida MotoGP Sprint isolados, o maior interesse continuou então a centrar-se na batalha Marc Márquez vs Francesco Bagnaia.

motogpO espanhol da Repsol Honda surpreendia depois de uma ausência prolongada das pistas. O oito vezes campeão do mundo não estava disposto a deixar o atual campeão mundial passar, e por mais tentativas de Bagnaia, Márquez conseguiu sempre defender a sua terceira posição, fechando todas as “portas” por onde o italiano poderia passar. A tática defensiva de Marc Márquez foi dando os seus frutos, mas não resistiu até ao fim, pois quando estávamos na 11ª volta desta Sprint do GP de França o italiano aproveitou toda a potência da sua Ducati Desmosedici GP23 para em plena reta da meta conseguir ascender sem dificuldade a terceiro.

A partir desse momento, Bagnaia conquistou uma margem de segurança e evitou os ataques de Márquez, e chegou inclusivamente a sonhar com o segundo lugar de Binder, mas mesmo aproximando-se nas duas últimas voltas do sul-africano da KTM, o piloto da Ducati Lenovo Team acabou mesmo por cruzar a meta em terceiro.

Quanto a Marc Márquez, um piloto que tem estado em grande destaque pelas mais diversas razões, acabaria mesmo por descer a quinto por troca com Luca Marini (Mooney VR46).

Nesta corrida curta do fim de semana em Le Mans, destaque para a desilusão Yamaha. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) caiu e abandonou quando rodava em 8º, e Franco Morbidelli nem sequer conseguiu mostrar andamento para lutar pelo “top 10” terminando em 13º.  Para a Aprilia, esta também não foi uma corrida propriamente feliz. A casa de Noale acreditava que tanto Aleix Espargaró como Maverick Viñales tinham andamento para rodar entre os primeiros, mas os dois espanhóis foram 8º e 9º.

Quer saber todos os horários completos do Grande Prémio de França? Então apenas tem de clicar aqui !

MotoGP Grande Prémio de França – resultados da corrida MotoGP Sprint

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

4 – Luca Marini (Mooney VR46)

5 – Marc Márquez (Repsol Honda)

6 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

8 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

10 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR)

MotoGP – classificação do campeonato após a MotoGP Sprint do GP de França

1 – Francesco Bagnaia – 94 pontos

2 – Brad Binder – 71 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 68 pontos

4 – Jorge Martin – 60 pontos

5 – Luca Marini – 54 pontos

14 – Miguel Oliveira – 21 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados de MotoGP. A não perder!