MotoGP 2023 – GasGas anuncia Jonas Folger no lugar de Pol Espargaró

A GasGas Factory Tech3 confirma que Jonas Folger será o substituto de Pol Espargaró, enquanto o espanhol não estiver apto para MotoGP.

jonas folger

Depois de quase uma semana de incerteza no seguimento das graves lesões sofridas por Pol Espargaró durante o Grande Prémio de Portugal, ficámos hoje a saber, finalmente, qual será o piloto que substitui o espanhol enquanto este estiver a recuperar das lesões que o impedem de competir em MotoGP. De acordo com o comunicado da GasGas Factory Tech3, a escolha recaiu sobre Jonas Folger.

O piloto alemão, agora com 29 anos de idade, tinha sido confirmado como piloto de testes de MotoGP para a KTM, proprietária da marca GasGas, durante a recente pré-temporada 2023, e inclusivamente esteve presente no teste oficial de Sepang.

Jonas Folger, já com larga experiência no Mundial de Velocidade, voltará então a estar presente no paddock de MotoGP de uma forma mais notória, ele que chegou mesmo a alcançar um pódio no GP da Alemanha quando competia a tempo inteiro no campeonato, e também inserido na Tech3 de Hervé Poncharal, então com uma Yamaha M1.

A chegada do piloto alemão à GasGas Factory Tech3 não acontece já este fim de semana no GP da Argentina. Folger vai vestir de vermelho apenas dentro de duas semanas no GP das Américas, juntando-se a Augusto Fernández, o “rookie” que ficará a ser o único piloto da equipa no circuito Termas de Rio Hondo.

Em reação a esta confirmação como piloto de substituição de Pol Espargaró, Jonas Folger refere que “Primeiro que tudo espero que o Pol esteja bem e de volta ao normal o mais rápido possível. Tenho a certeza que tem as pessoas certas à sua volta. Do meu lado, estou ansioso por voltar a competir e chegar ao Texas e ver o pessoal da minha antiga equipa! Espero que seja possível fazermos um trabalho decente e sei que será um grande desafio para mim pois os testes ainda agora começaram. Estou agradecido e ansioso pelo Texas!”.

Nicolas Goyon, diretor de equipa da Tech3, também se mostra satisfeito com a solução encontrada para suprir a ausência do principal piloto da equipa. O responsável da Tech3 refere que “Está claro que o Pol precisa de tempo para recuperar totalmente e os nossos pensamentos estão com ele e estamos sempre em contacto. Mas até ele estar pronto, o papel do Jonas como piloto de teste em conjunto com a experiência recente em MotoGP significa que ele é o substituto perfeito. Temos algumas memórias boas com ele de há uns anos, e ele testou connosco nesta pré-temporada em Sepang. É um tipo excelente e estamos felizes por o ter de volta”.

E se a equipa GasGas Factory Tech3 acaba de resolver a ausência de Pol Espargaró das pistas, a verdade é que o piloto espanhol continua a ser o foco das atenções da equipa de Poncharal. Pol já foi operado à mandíbula fraturada na Clínica Dexeus em Barcelona, e nos próximos dias deverá ter alta para regressar a casa e a partir daí intensificar a fisioterapia.

Seja como for, o tempo de paragem de Pol Espargaró nunca será curto, pelo que Jonas Folger deverá permanecer no ativo com a GasGas durante bastante tempo nesta temporada 2023 de MotoGP.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!