MotoGP 2023 Itália – Miguel Oliveira 12º na Sprint com Bagnaia a vencer

Miguel Oliveira chegou a sonhar com o “top 10” na corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio de Itália. Francesco Bagnaia venceu e reforça liderança.

miguel oliveira

Foi com o céu bastante carregado de nuvens cinzentas e escuras que se deu início à corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio de Itália. O circuito de Mugello foi assim o cenário para mais uma corrida “curta” cheia de momentos fantásticos de pilotagem, muitos pequenos toques, quedas, e um domínio das Ducati. Para Miguel Oliveira, esta seria um momento importante para entender a sua capacidade de resistência física, e o piloto luso esteve em bom plano.

Com 11 voltas para cumprir nesta MotoGP Sprint, e apesar de algumas gotas de chuva caírem, o que levou a Direção de Corrida a permitir a troca de motos para pneus diferentes dos slick com que iniciaram a corrida deste sábado, a verdade é que nenhum piloto da categoria rainha optou por parar para trocar de moto.

Logo na primeira curva, um momento mais “quente” de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) deixou Alex Márquez (Gresini Racing) fora de ação. O sul-africano da KTM acabaria mesmo por ser penalizado com uma “long lap”, que cumpriu, mas que o deixou fora da luta pelos primeiros lugares.

miguel oliveiraAinda assim, e na tentativa de entrar nos lugares pontuáveis desta MotoGP Sprint (apenas os 9 primeiros), Binder registou oficialmente o novo recorde de velocidade máxima da categoria rainha: 366,1 km/h! O anterior recorde estava nos cerca de 363 km/h e também tinha sido obtido em Mugello.

Mais atrás, e partindo de 18º na grelha de partida, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) tentava evitar os indesejados toques nas primeiras curvas. Desta vez o piloto português não se viu envolvido em qualquer incidente, e desde o primeiro momento partiu ao ataque, subiu na classificação, beneficiou de alguns incidentes à sua frente, e a meio da corrida estava já na luta pelo “top 10”.

Acabaria por descer a 12º quando Brad Binder, o seu antigo companheiro de equipa na KTM, travou no limite para a curva 1 no início da 8ª volta, num momento mais musculado, mas limpo, e seria então nessa posição que Miguel Oliveira cruzou a linha de meta nesta MotoGP Sprint em Mugello.

miguel oliveiraUma excelente prestação tendo em conta que o piloto natural de Almada está apenas a cumprir o seu primeiro GP após a longa ausência da competição, e ainda está longe do seu pico de forma física, destacando alguma falta de força no braço esquerdo e que tem de gastar mais energia para compensar esse problema.

Quanto à luta pela vitória, e depois de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) ter passado pela liderança, a discussão pelo primeiro lugar ficou restringida a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e a Marco Bezzecchi (Mooney VR46), com o italiano da equipa de Valentino Rossi a aproveitar as muitas e intensas batalhas por posições de “top 5” para se chegar à frente tendo arrancado de 6º.

Os dois italianos foram medindo forças, e depois de um “pressing” mais forte de Bezzecchi, “Pecco” mostrou a fibra de campeão e registou duas voltas rápidas que lhe permitiram ganhar cerca de meio segundo de vantagem para o compatriota, que não mostrou ter argumentos para levar a luta pela vitória até à bandeira de xadrez.

Bagnaia venceu a terceira corrida MotoGP Sprint da temporada em seis realizadas, Marco Bezzecchi minimizou a perda de pontos ao ser segundo, e na luta pela terceira posição, que envolveu as duas Prima Pramac Ducati, acabou por ser Jorge Martin a defender-se na perfeição do ataque final de Johann Zarco, conseguindo assim o piloto de Madrid mais um saboroso pódio em MotoGP.

MotoGP Grande Prémio de Itália – resultados da MotoGP Sprint

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

5 – Luca Marini (Mooney VR46)

6 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

7 – Marc Márquez (Repsol Honda)

8 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

9 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

12 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

miguel oliveiraMotoGP – classificação após a corrida Sprint do GP de Itália

1 – Francesco Bagnaia – 106 pontos

2 – Marco Bezzecchi – 102 pontos

3 – Jorge Martin – 87 pontos

4 – Brad Binder – 81 pontos

5 – Johann Zarco – 72 pontos

6 – Luca Marini – 59 pontos

7 – Jack Miller – 53 pontos

8 – Maverick Viñales – 49 pontos

9 – Fabio Quartararo – 49 pontos

10 – Alex Rins – 47 pontos

16 – Miguel Oliveira – 21 pontos

Clique aqui para estar a par dos horários completos do Grande Prémio de Itália de MotoGP. E esteja atento a www.motojornal.pt para ficar sempre com as mais recentes novidades e resultados da categoria rainha. A não perder!