MotoGP 2023 – Jonas Folger regressa como piloto de testes da KTM

A marca austríaca confirma o reforço da sua equipa de testes de MotoGP. Jonas Folger confirmado no Shakedown de Sepang com a KTM.

motogp

Será já nos próximos dias 5 a 7 de fevereiro que teremos a primeira ronda de testes da pré-temporada 2023 de MotoGP. Estes primeiros dias no circuito malaio, denominados de Shakedown, serão exclusivos aos pilotos de teste de cada fabricante e ainda ao único “rookie” deste ano, o espanhol Augusto Fernandez (GasGas Tech3).

Um dos pilotos que estará em ação neste Shakedown de Sepang 2023 será o alemão Jonas Folger. O piloto de 29 anos de idade está de regresso ao MotoGP, agora oficialmente como piloto de testes da KTM na categoria rainha.

A chegada de Folger, que já esteve a tempo inteiro no Mundial de Velocidade, mas acabou por desistir da sua carreira como piloto devido a doença e à pressão sofrida por ter de competir ao mais alto nível, significa que a KTM e a sua cúpula de dirigentes conseguem resolver um dos grandes problemas no projeto de desenvolvimento da RC16.

motogpTudo porque, conforme destaca Hubert Trunkenpolz, diretor da KTM, tanto Dani Pedrosa como Mika Kallio, os habituais pilotos de teste da marca, apresentam já uma idade relativamente avançada tendo em conta as exigências físicas e mentais de pilotar um protótipo como a KTM RC16 no seu limite.

Embora a KTM reconheça a mais-valia que é contar com estes dois pilotos na sua equipa de testes, de tal forma que permitirá que Dani Pedrosa regresse aos Grandes Prémios no GP de Espanha em Jerez como “wildcard”, também reconhecem que era necessário rejuvenescer a sua equipa de testes e a chegada oficial de Jonas Folger ao projeto é a resposta a essa necessidade já identificada.

Com Pedrosa a continuar a ser a clara referência enquanto piloto que indica qual o caminho a seguir em termos de evolução da KTM RC16, mas com o espanhol a apresentar algumas condicionantes em termos de calendário e que impedem a KTM de aproveitar a sua experiência da forma que desejam, isso obrigará Jonas Folger a assumir um papel mais preponderante no projeto.

O alemão, que ainda por cima reside a apenas 40 minutos da fábrica austríaca, podendo por isso estar mais presente no dia-a-dia de trabalho da equipa que prepara os novos componentes para os pilotos da KTM utilizarem em MotoGP, estará presente no Shakedown de Sepang e, inclusivamente, já saberá que os responsáveis da KTM pretendem que faça uma corrida como “wildcard”.

Pit Beirer, diretor desportivo da KTM Factory Racing, refere ao portal Motorsport-Total que a marca ficou surpreendida com o ritmo que Folger mostrou num primeiro contacto com a RC16 em Jerez, e que no seguimento da oficialização enquanto piloto de testes da KTM, foi-lhe aberta a porta de competir em MotoGP novamente, e que a reação do piloto foi muito positiva em relação a essa possibilidade.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para o piloto português Miguel Oliveira. A não perder!