MotoGP 2023 – Miguel Oliveira estreia a sua Aprilia RSV4 Factory

O piloto português Miguel Oliveira esteve no Autódromo Internacional do Algarve a rodar com a sua nova Aprilia RSV4 Factory.

miguel oliveira

Miguel Oliveira tem uma nova moto, e não, não estamos a falar da sua Aprilia RS-GP 22 com que vai competir na temporada 2023 de MotoGP. Na verdade, e depois de muitos anos a ter de treinar com uma Yamaha YZF-R1, pois a KTM não comercializa atualmente uma superdesportiva que possa ser usada para treinos pelos seus pilotos, Miguel Oliveira estreou a sua nova Aprilia RSV4 Factory numa sessão de treinos privados no Autódromo Internacional do Algarve.

Quando ainda estamos a algum tempo da derradeira sessão de testes oficiais da categoria rainha – 11 e 12 de março e com bancada principal aberta ao público –, Miguel Oliveira aproveitou este tempo de “descanso” para voltar a rodar em pista.

Ao contrário do que tinha sucedido durante os testes oficiais do Mundial Superbike no traçado algarvio, onde rodou então com a sua Yamaha YZF-R1 com carenagens totalmente pretas e apenas o #88 na dianteira, desta feita o piloto de Almada recebeu a sua nova RSV4 Factory com que poderá agora treinar sempre que desejar.

miguel oliveira
Foto: Miguel Oliveira Fan Club

A moto usada pelo piloto português neste treino privado no AIA apresenta, claro, algumas modificações em relação à versão que podemos adquirir nos concessionários Aprilia para circular em estrada. Tudo indica que será a denominada RSV4 1100 FW Stock2 APX Race, uma moto inserida no programa especial Factory Works e que pode ficar a conhecer melhor clicando aqui , bem como o preço a pagar para ter uma na sua garagem.

A Aprilia Racing fabrica estas RSV4 especiais, apenas para pista, permitindo aos clientes selecionarem diversos “packs” de equipamento. O preço, da versão Stock1 MM Race começa nos 20.900€, enquanto a referida FW Stock2 APX Race começa nos 27.900€.

O maior destaque, e alteração mais óbvia para além das carenagens de pista e que mantêm as asas aerodinâmicas do modelo de série, será o sistema de escape completo em titânio e com ponteira SC Project em fibra de carbono, especialistas em sistemas de escape e que têm uma ligação oficial ao projeto de MotoGP da Aprilia Racing, sendo que a RSV4 Factory de Miguel Oliveira conta também com a necessária centralina Race para permitir que o motor V4 “respire” melhor e adote parametrizações eletrónicas graças à estratégia APX, com lógicas específicas para uma utilização em pista.

Nesta unidade já com o #88 nas carenagens, e aproveitando as fotos divulgadas pelo Miguel Oliveira Fan Club, podemos também perceber que o piloto luso utiliza suspensões mecânicas convencionais em vez das suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC2.0 da versão de produção, com funcionamento semi-ativo, obviamente com afinações ao gosto do piloto português de forma a poder tirar o melhor partido da moto italiana assente em pneus slick, e que agora deverá ter algo mais do que os 217 cv anunciados pela versão de estrada.

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Foto: Miguel Oliveira Fan Club

Os travões desta unidade de treino de Miguel Oliveira foram também alvo de modificações. Apesar de contar de série com sistema da Brembo, o piloto luso tem à sua disposição nesta especial RSV4 Factory #88 mais potência de travagem, escolhendo uma bomba de travão radial e pinças Brembo para competição por troca com as Stylema da moto de estrada.

Outras alterações são a mesa de direção maquinada, poisa-pés ajustáveis, avanços de competição da Spider e comandos nos punhos também para utilização específica em pista e que permitem a Miguel Oliveira ajustar, rapidamente, mapas de potência do motor, controlo do efeito travão-motor, controlo de tração, entre outras possibilidades incluídas no pacote eletrónico da Aprilia RSV4 Factory.

Quanto a tempos por volta, não existe informação divulgada sobre os registos desta sessão de treino com a Aprilia RSV4 Factory. Porém, no vídeo que o piloto divulgou nas suas redes sociais, nomeadamente no Facebook, existe um momento, sensivelmente à passagem do primeiro minuto do vídeo, em que é possível ver, por breves instantes, um registo das voltas realizadas por Miguel Oliveira com a moto italiana.

Sabemos que quando rodou no AIA durante o teste oficial do Mundial Superbike, registou como melhor volta um tempo de 1m43.539s, conforme a Revista MotoJornal anunciou. Será que conseguiu bater este tempo com a sua nova Aprilia RSV4 Factory? Apenas o piloto o poderá, eventualmente, confirmar.

Refira-se ainda que, a 16 de março, no Casino do Estoril, Miguel Oliveira será um dos grandes destaques da apresentação da equipa CryptoData RNF Aprilia para a temporada 2023. A Revista MotoJornal estará a acompanhar de perto tudo o que vai acontecer neste evento bem especial!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!