MotoGP 2023 Portugal – Marc Márquez na “pole” e Miguel Oliveira em 4º

Marc Márquez surpreende com novo recorde absoluto e “pole” para o GP de Portugal. Miguel Oliveira em grande plano arranca de 4º.

miguel oliveira

Grande manhã de festa de motociclismo no Autódromo Internacional do Algarve, neste arranque de segundo dia de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Portugal 2023. Não só tivemos recorde absoluto a ser batido várias vezes na Qualificação 2, como tivemos ainda Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) em excelente plano ao ser o melhor piloto da casa de Noale em qualificação!

O piloto português, que, recordamos, já tinha ultrapassado a barreira da Qualificação 1 de forma brilhante ao ser segundo, enfrentou depois um segundo momento de esforço máximo de qualificação.

Aos comandos de uma Aprilia RS-GP22 que hoje finalmente parece estar a funcionar depois de resolvidos os problemas do dia anterior de treinos, Miguel Oliveira fixou-se inicialmente no 12º lugar. Mas a menos de dois minutos do final, já o português tinha subido de ritmo encontrando-se então em 6º, posição que acabaria por não ser a sua posição final de qualificação.

Leia também – MotoGP 2023: Guia completo do Grande Prémio de Portugal

miguel oliveiraTudo porque num derradeiro esforço, Miguel Oliveira fazia aquela que seria a sua melhor volta ao Autódromo Internacional do Algarve, chegando assim à primeira fila da grelha de partida para as corridas MotoGP Sprint e de domingo. Porém, o piloto português iria descer uma posição na tabela de tempos depois de Marc Márquez (Repsol Honda), que também tinha vindo da Q1, suplantar tudo e todos e alcançar a primeira “pole position” da temporada 2023.

Para Miguel Oliveira o 4º lugar nas duas grelhas de partida para as corridas do Grande Prémio de Portugal é um excelente resultado, e o público que enche as bancadas do AIA aos milhares sente que a “sorte” (fruto do muito trabalho do piloto e da equipa) está a mudar e poderemos ter Miguel Oliveira ainda em maior destaque neste fim de semana algarvio.

Quanto à “pole position”, e já depois de Jack Miller (Red Bull KTM Factory) ter sido o primeiro a surpreender ao registar novo recorde absoluto logo no início da Q2 de MotoGP, com a sua KTM RC16 equipada com uma nova asa traseira, então com um tempo de 1m37.290s, foi a vez do campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) mostrar em pista a sua velocidade aos comandos da nova Ducati Desmosedici GP23.

E à campeão, com o #1 nas carenagens, Bagnaia bateu Miller ao rodar em 1m37.290s, vendo Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) ameaçar, mas a não concretizar a ameaça, mas sendo depois incapaz de reagir ao ataque final de Marc Márquez.

O oito vezes campeão do mundo, aproveitando a boleia de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), voltou a rodar numa forma incrível, mesmo tendo no final destacado que não é a forma como quer obter os seus tempos, mas que é neste momento o que precisa fazer para chegar ao topo do MotoGP novamente.

Márquez e a sua Honda RC213V rodaram em 1m37.226s, registando assim um novo recorde absoluto da categoria rainha no Autódromo Internacional do Algarve neste Grande Prémio de Portugal 2023. Um tempo incrível que deixa os pilotos muito próximos de conseguirem rodar no segundo 36!

Na primeira fila da grelha teremos então Marc Márquez, Francesco Bagnaia e Jorge Martin, com Miguel Oliveira a abrir a segunda fila da grelha de partida.

Esta tarde teremos a MotoGP Sprint que será a primeira na história do Mundial de Velocidade. Quer saber quando é que os pilotos voltam a sair para a pista? Só tem de clicar aqui e ficar a par dos horários completos do Grande Prémio de Portugal !

MotoGP Grande Prémio de Portugal – Resultados da qualificação

1 – Marc Márquez – Repsol Honda – 1m37.226s

2 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m37.290s

3 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati – 1m37.454s

4 – Miguel Oliveira – CryptoData RNF Aprilia – 1m37.521s

5 – Jack Miller – Red Bull KTM Factory – 1m37.549s

6 – Enea Bastianini – Ducati Lenovo Team – 1m37.584s

7 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m37.598s

8 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46 – 1m37.616s

9 – Luca Marini – Mooney VR46 – 1m37.622s

10 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m37.880s