MotoGP 2023 Portugal – Miguel Oliveira 19º tem de ir à Q1

Miguel Oliveira fecha os treinos de hoje com 19º tempo de MotoGP e tem de ir à Q1. Numa sessão acidentada, o mais veloz foi Jack Miller.

Foi um segundo treino de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Portugal 2023 verdadeiramente caótico. Apesar do piso totalmente seco, ao contrário do que tínhamos visto de manhã no Treino 1, nesta sessão de treino na tarde de sexta-feira assistimos a muitas quedas, a mais grave de todas a de Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3), quando estávamos a cerca de 14 minutos do final do Treino 2, e a bandeiras vermelhas a interromperem o treino da categoria rainha.

A primeira interrupção aconteceu logo passados 14 minutos do início do decisivo Treino 2, com uma hora de duração. Esse primeiro momento de bandeiras vermelhas no Autódromo Internacional do Algarve ficou a dever-se a um problema técnico, mais especificamente a uma falha no sistema de transmissão de dados derivada de cortes de energia.

Esta situação demorou cerca de meia hora até ficar normalizada, com os pilotos de MotoGP a aguardarem esse tempo nas suas boxes para poderem então retomar os restantes 46m38s do Treino 2.

Leia também – MotoGP 2023: Guia do Grande Prémio de Portugal

motogpJá depois de retomada a sessão, e quando entrávamos nos 14 minutos finais, uma sucessão de quedas, entre elas a de Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) num violento highside na curva 10, nomeadamente a de Pol Espargaró, obrigaram a interromper o treino com bandeiras vermelhas.

O piloto espanhol sofreu uma queda também na curva 10, tendo embatido com força na barreira de proteção do circuito e, tudo indica, terá ainda sofrido o embate da sua GasGas RC16 que deslizou pela escapatória “colada” ao piloto.

As informações que foram transmitidas desde um primeiro momento por parte da organização do campeonato, apontam para que o piloto esteve consciente enquanto aguardava pela ambulância que o levou ao Centro Médio do AIA, e aí permaneceu a ser avaliado pelos médicos durante alguns minutos antes de ser evacuado de helicóptero para o hospital.

A informação oficial revela que o piloto apresenta traumatismos nas costas e no peito. Assim que possível iremos atualizar esta informação, desejando desde já que tudo não passe de um grande susto e que Pol Espargaró recupere totalmente desta queda.

Já depois de tudo isto acontecer, assistimos então a um verdadeiro “sprint” final de corrida aos dez primeiros lugares da tabela de tempos combinados dos Treinos 1 e 2.

motogpE aí sobressaiu um surpreendente Jack Miller! O novo piloto da Red Bull KTM Factory, que tantas dificuldades apresentou durante a pré-temporada, voou, literalmente, na “montanha russa” algarvia, rodando em 1m37.709s, o que é o novo recorde absoluto de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve! Impressionante tendo em conta o que até agora tinha apresentado na estreia com a KTM RC16.

E se Miller impressionou, o mesmo tinham feito segundos antes Maverick Viñales (Aprilia Racing), que rodou em 1m37.746s, tendo na altura destronado Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que fechou o primeiro dia de Grande Prémio de Portugal com o terceiro melhor tempo, a 0.147s de Jack Miller, e tendo sofrido um problema técnico nos momentos finais do Treino 2 e que o impossibilitaram de tentar melhorar o seu registo.

Quanto a Miguel Oliveira, o piloto português não se mostrou satisfeito com o comportamento da sua Aprilia RS-GP22 nas vezes em que parou na sua box. Depois do 16º tempo no Treino 1, Miguel Oliveira enfrentou o Treino 2 de MotoGP sob pressão extra de ter de melhorar o seu registo pessoal como forma de garantir a entrada direta na Qualificação 2 da categoria rainha.

Porém, e já depois de ter sofrido uma violenta queda na saída da curva 10, Miguel Oliveira terminou o primeiro dia de Grande Prémio de Portugal 2023 com o 19º tempo, rodando então em 1m38.958s.

Desta forma, o piloto luso terá de enfrentar uma sempre traiçoeira Qualificação 1 e tentar aí ser um dos dois mais rápidos para chegar à discussão das primeiras filas da grelha de partida para a corrida MotoGP Sprint (disputada no sábado à tarde) e ainda para a corrida de domingo.

Ficamos agora a aguardar qual será a reação de Miguel Oliveira a este resultado.

Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio de Portugal? Apenas tem de clicar aqui !

MotoGP Grande Prémio de Portugal – Resultados depois do Treino 2

1 – Jack Miller – Red Bull KTM Factory – 1m37.709s

2 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m37.746s

3 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m37.856s

4 – Luca Marini – Mooney VR46 – 1m37.899s

5 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati – 1m37.991s

6 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m38.015s

7 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m38.112s

8 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46 – 1m38.158s

9 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m38.253s

10 – Enea Bastianini – Ducati Lenovo Team – 1m38.256s

19 – Miguel Oliveira – CryptoData RNF Aprilia – 1m38.958s