MotoGP 2023 – Resultados do dia 2 do Shakedown de Sepang

Ao segundo dia de Shakedown em Sepang o piloto mais rápido em pista continua a ser Cal Crutchlow com a Yamaha.

Os pilotos de testes e o único “rookie” do ano, Augusto Fernandez (GasGas Factory Racing Tech3), continuaram hoje o desenvolvimento dos novos protótipos de MotoGP para a temporada 2023. E neste segundo dia do Shakedown de Sepang, as condições climatéricas voltaram a ter grande influência nos resultados e nos testes que cada equipa faz.

Com o asfalto do circuito malaio de Sepang molhado devido à chuva durante grande parte do dia, tendo depois secado ao final da tarde, algo que também tinha acontecido no primeiro dia, foi novamente o piloto de testes da Yamaha, Cal Crutchlow, a liderar pelo segundo dia consecutivo a tabela de tempos do Shakedown.

Com três Yamaha M1 diferentes à sua disposição, duas com especificação 2023 e outra com especificação 2022, e onde o grande foco de atenções dos engenheiros da Yamaha será o motor quatro cilindros em linha que, de acordo com os desejos dos pilotos da marca de Iwata deverá ser mais potente, Crutchlow rodou hoje em 2m02.079s, uma volta mais lentad do que a que tinha conseguido no dia anterior e que foi de 2m01.146s.

shakedown
foto: MotoGP

Porém, convém referir que Dani Pedrosa, piloto de testes da KTM Factory Racing e que irá regressar ao MotoGP como “wildcard” no Grande Prémio de Espanha, rodou grande parte deste dia de Shakedown com o seu transponder desligado, aparentemente a seu próprio pedido. Isso fez com que os tempos do piloto espanhol não fossem contabilizados na tabela de tempos, porém, de acordo com alguns rumores, terá sido mais rápido em pista do que Cal Crutchlow.

Regressando à tabela de tempos, Michele Pirro e a Ducati foram hoje os segundos mais velozes em pista, com o italiano a necessitar de cerca de meio segundo a mais do que Crutchlow para fazer a sua melhor volta em Sepang durante este Shakedown. O “rookie” Augusto Fernandez, com um programa de testes diferenciado por estar a cumprir o necessário período de habituação à categoria MotoGP e à GasGas RC16, foi o terceiro melhor.

Yamaha

Com a chuva a impedir a marca japonesa de testar o seu novo motor especificação 2023 na sua plenitude, Massimo Meregalli, diretor de equipa da Monster Energy Yamaha, definiu o segundo dia de Shakedown como uma “perda de tempo”. Com Cal Cruthlow como piloto no topo da tabela de tempos em Sepang, nem tudo está a ser uma “perda de tempo”.

shakedown
foto: MotoGP

Ducati

Michele Pirro voltou a sair para a pista com as motos de desenvolvimento e testes da Ducati. O italiano regressou a um pacote aerodinâmico mais conhecido da marca, uma versão já utilizada, e ainda conseguiu aproveitar o tempo em pista para testar diferentes configurações de sistema de escape com ponteira mais longa ou mais curta.

shakedown
foto: MotoGP

KTM

Com Dani Pedrosa a manter-se como principal fonte de informação para a marca austríaca, a verdade é que a equipa de testes da KTM Factory Racing está agora reforçada com o alemão Jonas Folger. Infelizmente os tempos de Pedrosa não foram divulgados. O espanhol tem dividido o seu tempo em pista a trabalhar com os mecânicos de Brad Binder e agora de Jack Miller, sendo ajudado por Folger nos testes e comparações às diferentes especificações do motor V4 de Mattighofen.

Francesco Guidotti, diretor de equipa da Red Bull KTM Factory, referiu que o programa de testes previsto para este Shakedown de Sepang já teve de ser alterado. A KTM previa testar fundo diferentes soluções aerodinâmicas no terceiro dia de Shakedown, porém, devido à chuva, Guidotti começa a acreditar que já não terão tempo de o fazer.

shakedown
foto: MotoGP

GasGas

Augusto Fernandez continua a sua adaptação à mais potente RC16 com as cores da GasGas Factory Racing Tech3. O espanhol e campeão de Moto2, não se mostrou particularmente desapontado por poder rodar à chuva mais uma vez com a sua MotoGP, e pese embora tenha enfrentado essa dificuldade extra, Fernandez tem estado a bom nível.

Convém, no entanto, realçar que o “rookie”, ao contrário dos pilotos de testes das diferentes marcas, não está a cumprir um programa de testes e desenvolvimento de componentes, pelo que tem “apenas” de se concentrar nos tempos por volta e na forma como conduz a sua GasGas RC16.

foto: MotoGP

Aprilia

Se somarmos as motos que a marca de Noale tem em Sepang para o teste oficial e para estes dias de Shakedown, teremos um total de dez RS-GP em pista! Só nestes três dias de Shakedown, o piloto de testes Lorenzo Savadori tem 6 motos diferentes, com configurações e especificações diferentes, para testar e avaliar.

Paolo Bonora, diretor de equipa da Aprilia Racing, já tinha referido que a aerodinâmica da RS-GP será bastante modificada. Para além da nova carenagem lateral inferior, mais “volumosa” de forma a gerar efeito-solo em curva, e pequenas asas interiores integradas nas carenagens laterais superiores, Savadori rodou em pista com uma RS-GP que apresenta um novo frontal, onde se destacam as pequenas saídas de ar ao lado do para-brisas.

Foto: MotoGP

Honda

No campo da marca que terá de recuperar mais terreno para as rivais, o alemão Stefan Bradl continua a testar novidades ao nível do quadro da Honda RC213V.

Depois de ter testado esse quadro em Jerez, Bradl continua a rodar com ele em Sepang. O ambiente na box da Honda parece melhor do que nos últimos meses, talvez com a chegada de Ken Kawauchi, vindo da Suzuki, a ajudar a trazer ideias novas para a equipa japonesa.

Foto: MotoGP

MotoGP – Shakedown de Sepang – dia 1

1 – Cal Crutchlow – Yamaha – 2m01.146s

2 – Augusto Fernandez – GasGas – +0.185s

3 – Stefan Bradl – Honda – +0.459s

MotoGP – Shakedown de Sepang – dia 2

1 – Cal Crutchlow – Yamaha – 2m02.079s

2 – Michele Pirro – Ducati – +0.519s

3 – Augusto Fernandez – GasGas – +0.619s

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP. A não perder!