MotoGP 2023 – Toprak Razgatlioglu satisfeito com teste à Yamaha M1

O piloto turco esteve presente no teste privado de dois dias no circuito de Jerez. Toprak Razgatlioglu está satisfeito com o teste à Yamaha M1 de MotoGP.

toprak razgatlioglu

Há muito que os rumores apontam para que Toprak Razgatlioglu, piloto turco que atualmente compete no Mundial Superbike com a equipa oficial Pata Yamaha Prometeon, seja uma das novas caras a destacar-se no Mundial de Velocidade, mais precisamente na categoria principal MotoGP. O campeão de SBK em 2021 não esconde que esse é um desejo, mas até ao momento apenas tinha realizado um teste com a Yamaha M1 de MotoGP, em Motorland Aragón.

Esta semana, porém, Toprak Razgatlioglu teve a oportunidade de participar no teste privado que alguns fabricantes que competem na categoria rainha realizaram no circuito de Jerez. Dois dias onde Toprak esteve ao lado de Cal Crutchlow a testar o protótipo YZR-M1.

Mesmo sendo um teste privado, algumas informações não oficiais apontam para que o piloto turco tenha conseguido rodar em 1m38.860s, o que o deixou a cerca de sete décimas de Cal Crutchlow, piloto de testes da Yamaha para MotoGP.

Completando um total de 116 voltas ao longo dos dois dias, Toprak Razgatlioglu terminou a 1,4 segundos do piloto mais rápido em pista, Dani Pedrosa (KTM), sendo que o veterano espanhol e piloto de testes da marca austríaca está não só a ajudar a desenvolver a RC16, como também está a preparar o seu “wildcard” precisamente no circuito de Jerez, dentro de algumas semanas, durante o Grande Prémio de Espanha.

Sob o olhar atento de Lin Jarvis, diretor da Yamaha Racing, que desta feita fez questão de marcar presença no teste com o piloto turco, Toprak Razgatlioglu revelou no final do segundo dia estar satisfeito com esta oportunidade:

“Tive dois dias realmente bons. O meu foco estava em cumprir o maior número de voltas possível para perceber melhor a moto, em vez de forçar para um tempo rápido, mas foi agradável de qualquer forma! Aprendi muito, a YZR-M1 de MotoGP exige um estilo de condução totalmente diferente da minha R1 de Superbike e aprendi muito. Quero agradecer à Yamaha por me dar esta oportunidade, toda a gente ajudou imenso, e sorri muito ao longo destes dois dias”.

Depois deste segundo contacto com a Yamaha M1 de MotoGP, claro que os rumores de que Toprak Razgatlioglu estará de “malas feitas” para ingressar na categoria rainha aumentaram de intensidade.

Convém recordar que a Yamaha neste momento apenas tem uma equipa em MotoGP. Uma das motos está entregue a Fabio Quartararo, que tem contrato com a marca de Iwata já confirmado para 2024. No entanto, Franco Morbidelli não tem ainda o seu futuro confirmado para 2024, e depois de uma temporada 2022 desastrosa, Morbidelli terá de elevar bastante o seu nível de resultados para afastar a ameaça chamada Toprak Razgatlioglu.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!