MotoGP 2023 – Tudo sobre o teste de Sepang

O teste oficial de Sepang será o primeiro embate dos pilotos de MotoGP em pista. Aqui fica a saber horários, como ver e os pilotos que estarão no teste.

Estamos a poucas horas do início do primeiro teste oficial da pré-temporada, a decorrer no circuito malaio de Sepang, nos dias 10 a 12 de fevereiro. Os pilotos e equipas de MotoGP ocuparam já as suas boxes no traçado que serviu já de cenário para um Shakedown no início da semana, e que terminou com Michele Pirro (Ducati) como piloto mais rápido em pista.

Agora, teremos mais três dias de ação em pista, com pilotos e respetivas equipas técnicas a aproveitarem esta ocasião para continuarem a afinar as suas motos, ao mesmo tempo que procuram estratégias diferentes que lhes permitam enfrentar a longa temporada de 21 Grandes Prémios com argumentos suficientes para garantir vitórias e pódios.

Neste teste oficial da categoria rainha, e ao contrário do que aconteceu no Shakedown onde marcaram presença exclusivamente os pilotos de teste de cada fabricante e o “rookie” Augusto Fernandez (GasGas Factory Racing Tech3), teremos em pista, finalmente, todos os pilotos “full time” de MotoGP.

Isto significa que veremos novamente Miguel Oliveira aos comandos da sua Aprilia RS-GP, continuando a sua adaptação aos métodos de trabalho da equipa CryptoData RNF Aprilia. O piloto português inclusivamente já apresentou aos fãs o novo capacete, ou melhor, a nova decoração do seu capacete Shark, agora concebida por Troy Lee Designs.

https://www.facebook.com/miguel88oliveira/videos/880945349852065

Como seguir ao vivo o teste de Sepang 2023

Infelizmente, este teste, apesar de oficial, não terá transmissão televisiva. Ainda assim nem tudo é má notícia! E há duas formas de seguir ao vivo o que acontece em pista.

No website oficial do MotoGP haverá a possibilidade de aceder ao “live timing” de todos os três dias de testes em Sepang, Será, no entanto, necessário adquirir o Timing Pass para a temporada 2023, o que tem um custo de 17,99€. Assim que o adquirir, passará a ter acesso a todos os tempos de todos os pilotos durante os Grandes Prémios e também, claro, os testes oficiais de MotoGP.

Se quiser ter acesso a vídeos destes testes de Sepang e outros conteúdos exclusivos, poderá adquirir o VideoPass PreSeason por 24,99€.

Será ainda possível acompanhar em maior pormenor as sessões no circuito de Sepang graças aos diversos conteúdos que a Dorna irá disponibilizar nas várias plataformas oficiais de MotoGP como Facebook, Instagram ou YouTube, e até no próprio portal oficial do campeonato. Nomes como Simon Crafar ou Jack Gorst irão abordar as novidades, para além de entrevistar os principais protagonistas deste testede Sepang.

motogpHorários do teste de Sepang 2023

Em todos os três dias os pilotos e equipas terão oito horas em pista para rodarem à vontade, cumprindo assim com um rigoroso e obrigatório programa de testes que têm diversos objetivos, e mesmo que os tempos por volta sejam um “assunto” secundário, a verdade é que será sempre importante perceber qual o piloto mais rápido em pista.

O início de cada dia será pelas 10H00 locais e o fim pelas 18H00. Isto significa que pela hora de Portugal Continental, os testes começam às 02H00 e terminam pelas 10H00

Para além disso, os pilotos terão a oportunidade de realizar treinos de arranque após o fim da sessão de teste.

motogpOs pilotos de MotoGP que vão participar no teste de Sepang

CryptoData RNF Aprilia – Miguel Oliveira e Raul Fernandez

Aprilia Racing – Aleix Espargaró e Maverick Viñales

Ducati Lenovo Team – Francesco Bagnaia e Enea Bastianini

Prima Pramac Ducati – Jorge Martin e Johann Zarco

Mooney VR46 – Luca Marini e Marco Bezzecchi

Gresini Racing – Alex Márquez e Fabio di Giannantonio

Repsol Honda – Marc Márquez e Joan Mir

LCR Honda – Alex Rins e Takaaki Nakagami

Monster Energy Yamaha – Fabio Quartararo e Franco Morbidelli

Red Bull KTM Factory Racing – Brad Binder e Jack Miller

GasGas Factory Racing Tech3 – Pol Espargaró e Augusto Fernandez

Juntamente com os pilotos oficiais que referimos acima, poderemos ver em pista os pilotos de teste que vão poder continuar a trabalhar de forma diferente em relação aos pilotos de cada equipa.

Pela Aprilia contamos com Lorenzo Savadori, pela Ducati será Michele Pirro, na Honda temos Stefan Bradl, na KTM será Dani Pedrosa e Jonas Folger com a possibilidade de se lhes juntar ainda Mika Kallio, enquanto na Yamaha o piloto oficial Cal Crutchlow poderá ter a companhia nessa função do japonês Katsuyuki Nakasuga.

E, claro, fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto tudo o que vai acontecer em Sepang ao longo dos próximos três dias. No final de cada dia faremos o habitual “report” com os principais destaques, e estaremos particularmente atentos a tudo o que vai ser dito pelo português Miguel Oliveira neste segundo teste com a Aprilia RS-GP.