Quando estamos a poucas horas do arranque do segundo e derradeiro teste oficial de pré-temporada 2024 de MotoGP, a equipa de fábrica Aprilia Racing apresentou ao mundo, de forma oficial, a nova RS-GP24 já com as suas carenagens a ostentarem as novas cores da equipa italiana.
A estreia em pista da nova versão do protótipo de Noale aconteceu há poucas semanas em Sepang, então com uma decoração ainda “full black”.
Os dias passados na Malásia foram usados para experimentar uma série de novidades na nova Aprilia RS-GP24, moto que será pilotada na equipa de fábrica pelos pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales, e que também estará inicialmente disponível para Miguel Oliveira na Trackhouse Racing. Apenas Raul Fernandez não terá a nova moto desde o arranque do campeonato, mas o espanhol, eventualmente, vai deixar a RS-GP23 e passar a ter uma moto igual aos restantes pilotos Aprilia.
Em relação à Aprilia Racing, as novas cores, como seria de esperar tendo em conta que a equipa continua a competir sem um patrocinador de destaque, mudam pouco para a temporada 2024 de MotoGP. Podemos ver que os grafismos foram modernizados ligeiramente e que o roxo está agora em maior destaque.
Mas, na verdade, o grande destaque na moto de Noale é o novo pacote aerodinâmico.
Desde a dianteira até à traseira, a Aprilia RS-GP24 apresenta novidades. Quer seja ao nível do desenho das asas dianteiras, mais curvas, quer seja nos apêndices aerodinâmicos fixos ao braço oscilante (em cima e em baixo), mas, principalmente, na secção traseira da moto que se apresenta totalmente redesenhada.
Nesse aspeto, e tendo em conta o que vimos nos testes de Sepang e as motos que vimos hoje na apresentação oficial da Aprilia Racing, podemos verificar que o departamento de competição de Noale continua a trabalhar na aerodinâmica da sua moto. A traseira evoluiu para incluir uma asa superior que não tinha. Veremos se esta asa será mesmo para manter, pois os pilotos, principalmente Maverick Viñales, mas também Miguel Oliveira, referem que a RS-GP24 está mais difícil de controlar em curva.
Falta ainda aos pilotos testar o novo motor V4. Esse motor apenas estará disponível pela primeira vez agora nos testes do Qatar.
Do ponto de vista técnico, a Aprilia Racing continua a ser liderada por Romano Albesiano, com Massimo Rivola a manter o papel de CEO do departamento de competição e líder máximo da equipa de MotoGP.
A seu cargo terá, mais uma vez, os pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
Para Aleix Espargaró, que esteve entre os mais rápidos no teste de Sepang, “O crescimento demonstrado nas últimas temporadas tem sido incrível. Estou orgulhoso de fazer parte deste projeto que eu sempre considerei como sendo a minha segunda casa. Em 2024 vamos dar outro passo em frente. No ano passado faltou-nos a consistência para lutar até ao fim, mas ainda assim mostrámos que somos um rival complicado para os outros. Não vai ser simples porque, mesmo que parecesse impossível, o nível de MotoGP aumentou muito! Sinto que estou preparado e acredito no trabalho do staff da Aprilia Racing”, afirmou o piloto mais experiente da equipa.
A seu lado estará o compatriota Maverick Viñales. Depois de algumas temporadas de menor fulgor, “Top Gun” Viñales deu mostras em 2023 de estar a conseguir fazer da Aprilia RS-GP uma moto ao seu jeito, uma moto com a qual poderá ser um importante interveniente em diversos Grandes Prémios.
Aproveitando os derradeiros momentos de relativa descontração antes de regressar à pista para participar no teste do Qatar, que começa amanhã 19 de fevereiro, Viñales partilha do otimismo de Espargaró, e acredita que o trabalho realizado permitirá estar na luta pelos pódios:
“A nossa temporada 2023 terminou em ascensão e queremos continuar assim. A ligação com a equipa é fantástica. Durante a pausa de inverno treinei como um louco e tenho fé no trabalho da Aprilia Racing. Se continuarmos com o objetivo de tirar o máximo potencial do nosso pacote em todos os fins de semana, os resultados vão aparecer de forma natural. Os primeiros testes confirmaram o nível extremamente elevado do campeonato. Praticamente todos os pilotos têm o potencial para estar na luta pelo pódio. Isso torna este desafio ainda mais aliciante”.
Galeria de fotos Aprilia Racing
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!