MotoGP 2024 Malásia – Bagnaia vence pela 10ª vez e título decide-se na última do ano!

Francesco Bagnaia não cedeu à pressão e venceu o GP da Malásia de MotoGP. Título será decidido na última ronda de 2024.

motogp

A corrida principal do Grande Prémio da Malásia foi o que podemos considerar uma grande corrida. E especialmente as três primeiras voltas, de alta intensidade, muita emoção, e grandes momentos de pilotagem. O título de MotoGP estava em discussão e podia ficar entregue a Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) já neste domingo em Sepang, mas Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) não se deu por vencido nessa batalha muito particular, e leva a discussão pelo troféu máximo da categoria rainha para a última ronda da temporada 2024.

A corrida de 20 voltas originalmente previstas para este GP da Malásia não começou da melhor forma.

Apesar de tudo ter decorrido normalmente no momento do arranque, com Bagnaia a superiorizar-se a Martin, a verdade é que na transição da curva 1 para a 2, uma sequência de direita / esquerda, os inevitáveis contactos entre pilotos acabaram por ocorrer com mais intensidade.

Neste caso com três pilotos envolvidos: Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e as duas Red Bull KTM Factory de Brad Binder e Jack Miller. Seria o australiano a ficar deitado na pista depois de ter sido apanhado pela roda traseira da moto de Binder. A corrida foi interrompida ainda antes do fim da primeira volta estar concluída, com as bandeiras vermelhas a levarem o resto dos pilotos de regresso às boxes para que fosse dada assistência médica a Miller em pista.

Depois de alguns minutos de ansiedade, apesar de todos os pilotos estarem conscientes, chegou a informação que Jack Miller tinha escapado a lesões graves, teria de passar pelo Centro Médico do circuito malaio, e, poucos minutos depois, já se via o ‘Thriller’ Miller a andar a pé pelo pit lane de Sepang, para alívio de todos.

motogp

A corrida foi recomeçada com os pilotos nas suas posições originais, mas com menos uma volta por cumprir. Quartararo e Binder puderam também participar, mas o sul-africano da KTM fez apenas a volta de formação da grelha de partida e reentrou na box, provavelmente ainda dorido da queda que sofreu na curva 2.

No recomeço, assistimos a nova repetição do que tínhamos visto anteriormente.

Bagnaia desta vez tem um arranque um pouco melhor do que Martin, que na chegada à travagem da curva 1 tenta posicionar a sua Prima Pramac Ducati pelo interior e ‘empurrar’ o seu maior rival para o exterior, na tentativa de ganhar a liderança. A bota direita de Bagnaia chega a ser ‘apanhada’ pela roda dianteira da moto de Martin, sem consequências de maior, o espanhol alarga a curva, e Bagnaia consegue rapidamente recuperar o primeiro lugar.

Atrás dos dois candidatos ao título era Marc Márquez (Gresini Racing) que se ia posicionando, aproveitando o ‘bilhete VIP’ para assistir a esta batalha titânica pelo título de MotoGP de uma posição bem privilegiada em pista.

Depois deste primeiro momento as trocas de posição entre primeiro e segundo foram constantes. A todos os ataques de Jorge Martin, assistimos aos contra-ataques de Francesco Bagnaia. Uma luta direta entre os dois candidatos ao título que deram um enorme espetáculo, provavelmente as três melhores voltas da temporada 2024 de MotoGP, não apenas pela batalha propriamente dita, mas por envolver o título.

No final da terceira volta deste Grande Prémio da Malásia o espanhol da equipa satélite lançou o seu último ataque, mas não foi bem sucedido nos seus intentos. Com uma aposta arriscada de composto macio para a roda dianteira da sua Ducati, o bicampeão Bagnaia entrou em modo ‘relógio’, fez uma sequência de duas voltas rápidas, e começou então a ganhar algumas décimas de vantagem para Jorge Martin.

A esperança de Martin era de que o pneu dianteiro macio de Bagnaia cedesse nas voltas finais, para então voltar ao ataque. Mas a verdade é que o líder do campeonato, que tinha de ganhar hoje 9 pontos ao italiano para se sagrar já campeão, não mostrou ter o andamento para se manter perto do seu rival.

Aos poucos a vantagem de Bagnaia na frente da corrida do GP da Malásia foi crescendo, até se fixar em 2,1 segundos.

Até que, já sem Marc Márquez (que caiu na 8ª volta e regressaria à corrida para terminar em 12º) em 3º e com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) nessa última posição de pódio, chegámos às últimas 6 voltas da corrida.

Por esta altura Bagnaia começou a perder tempo para Martin. O espanhol sentiu que seria o momento de colocar mais pressão sobre o italiano, na esperança que este cedesse a essa pressão. O ‘Martinator’ começou a recuperar tempo para o líder, setor após setor, volta a volta, até que conseguiu mesmo reduzir para cerca de 1,4 segundos a diferença entre ambos.

Porém, a três voltas do fim um susto – quase perdeu a frente da sua Ducati – refreou os ânimos de Jorge Martin, que passou então a pensar no título e não na vitória em Sepang. O espanhol reduziu o seu andamento e deixou Francesco Bagnaia com caminho livre para ir para a sua 10ª vitória em Grandes Prémios nesta temporada 2024 de MotoGP.

Com esta vitória, Bagnaia garante que consegue vencer metade das corridas que serão disputadas ao domingo este ano (10 em 20 corridas), e nenhum outro piloto sequer se aproxima do domínio do campeão da Ducati Lenovo Team neste particular.

A vitória permite ao piloto de Turim ganhar 5 pontos a Jorge Martin, sendo que os dois vão para a derradeira ronda do ano separados por 24 pontos.

Isto significa que Jorge Martin poderá sagrar-se campeão de MotoGP já na próxima corrida Sprint, sendo que para isso tem de ganhar 2 pontos a Francesco Bagnaia. Se o espanhol vencer essa corrida curta, será campeão independentemente do que o italiano fizer.

Sem conseguir apanhar os dois primeiros, Enea Bastianini rodou isolado em terceiro, e foi nessa posição que fechou o fim de semana de Grande Prémio da Malásia. Refira-se que este foi o 50º pódio de Bastianini se contabilizarmos todos os pódios que alcançou nas diversas categorias do Mundial de Velocidade.

Sobre esta última ronda do ano, a decisiva no que ao título de MotoGP diz respeito, ainda não foi confirmado oficialmente, mas tudo indica que será disputada no circuito de Barcelona-Catalunha, nas datas originais do que seria o Grande Prémio da Comunidade Valenciana. Aguardamos ainda a confirmação oficial por parte dos responsáveis do campeonato sobre esta possibilidade.

motogp

Resultados do Grande Prémio da Malásia de MotoGP

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

4 – Alex Márquez (Gresini Racing)

5 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

8 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha)

9 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)

10 – Augusto Fernandez (Red Bull GasGas Tech3)

Classificação de MotoGP

1 – Jorge Martin – 485 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 461 pontos

3 – Marc Márquez – 369 pontos

4 – Enea Bastianini – 368 pontos

5 – Pedro Acosta – 209 pontos

6 – Brad Binder – 206 pontos

7 – Maverick Viñales – 189 pontos

8 – Fabio di Giannantonio – 165 pontos

9 – Franco Morbidelli – 161 pontos

10 – Alex Márquez – 155 pontos

15 – Miguel Oliveira – 71 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!