MotoGP 2024 Malásia – Martin vence Sprint e Bagnaia cai. Título ‘preso’ por 9 pontos!

Apenas 9 pontos separam Jorge Martin do título de MotoGP 2024! O espanhol venceu a Sprint do GP da Malásia e aproveitou a queda de Bagnaia.

Há determinados momentos na temporada de MotoGP em que um piloto que quer discutir o título da categoria rainha não pode falhar. E desta vez calhou a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) falhar, deixando ‘caminho livre’ para que o seu maior rival e líder do campeonato, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), consiga sagrar-se campeão de MotoGP pela primeira vez na sua carreira.

A batalha verdadeiramente titânica entre italiano e espanhol deu-nos neste Grande Prémio da Malásia o que podemos considerar a melhor qualificação do ano, com os dois candidatos ao título a mostrarem todo o seu potencial, conforme a Revista Motojornal aqui referiu .

Mas a corrida Sprint de MotoGP do GP da Malásia seria o primeiro ‘momento da verdade’ no que às contas do título diz respeito, pois tanto Bagnaia como Martin poderiam recuperar ou aumentar a diferença pontual, respetivamente.

A corrida de 10 voltas ao circuito de Sepang arrancou com Francesco Bagnaia na “pole position”. O italiano tinha qualificado em ritmo recorde no traçado malaio, mas Jorge Martin estava, em termos de velocidade pura, logo atrás. O piloto da Ducati de fábrica e bicampeão de MotoGP tinha liderado todas as sessões em que tinha participado até à corrida Sprint, e por isso estava um pouco à frente em termos de favoritismo.

Mas precisava confirmar esse favoritismo na corrida para continuar a pressionar o ‘Martinator’ na batalha pelo título.

motogp

No momento do arranque, Bagnaia levou a melhor, mas seria Jorge Martin a rapidamente conseguir superar o seu rival direto e posicionar-se na liderança da Sprint de MotoGP. A luta que seria até ao fim da dezena de voltas viria a terminar de forma inesperada, quando Bagnaia comete um erro à 3ª volta.

Perdeu o controlo da frente da sua Ducati Desmosedici GP24 quando ia em segundo a poucas décimas de Jorge Martin, sofre uma queda no pior momento da temporada, e viu o resto da corrida Sprint a partir da box. Uma queda e abandono que abrem caminho para que Jorge Martin seja coroado o novo campeão.

Sem ceder à pressão, e tendo ainda de cruzar a meta para somar os pontos desejados, Jorge Martin não cometeu qualquer erro. Liderou a corrida até à bandeira de xadrez, festejando de forma efusiva pois percebeu que este terá sido o ‘momento chave’ rumo ao título que tanto perseguiu em temporadas anteriores.

Ao somar 12 pontos da vitória aos 17 pontos de vantagem com que chegou ao Grande Prémio da Malásia, e com Bagnaia a ficar a zero na Sprint, o espanhol da Prima Pramac Ducati consegue aumentar a vantagem na corrida ao título para 29 pontos.

O que significa que se este domingo de madrugada (hora de Portugal) conseguir ganhar 9 pontos a Bagnaia, teremos automaticamente novo campeão de MotoGP em Sepang!

Em segundo na corrida Sprint ficou Marc Márquez (Gresini Racing), com o oito vezes campeão do Mundo a não ter argumentos para importunar o seu compatriota e assim fecho a corrida a cerca de 9 décimas de Martin.

O pódio viria a ficar completo com a presença de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), sendo que isto permite à casa de Borgo Panigale reclamar para si, mais uma vez, todos os lugares de pódio numa corrida de MotoGP em 2024.

Alex Márquez (Gresini Racing) também esteve em bom plano, ele que tinha arrancado da primeira linha da grelha de partida, na frente de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que depois de ver o novo motor quatro em linha para a M1, que a Yamaha estreou em Sepang, ceder por falta de fiabilidade, conseguiu consolidar a boa performance nos treinos e qualificação com um muito saboroso 5º lugar na Sprint.

Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) foi 6º, e as três posições seguintes, as últimas a pontuar nestas corridas mais curtas de MotoGP, ficaram entregues a três pilotos da família KTM: Brad Binder e Jack Miller da Red Bull KTM Factory, e Pedro Acosta da Red Bull GasGas Tech3 que somou o ponto final.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Malásia de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Sprint de MotoGP

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Marc Márquez (Gresini Racing)

3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

4 – Alex Márquez (Gresini Racing)

5 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

6 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)

7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

8 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

9 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)

Classificação de MotoGP

1 – Jorge Martin – 465 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 436 pontos

3 – Marc Márquez – 365 pontos

4 – Enea Bastianini – 352 pontos

5 – Brad Binder – 206 pontos

6 – Pedro Acosta – 198 pontos

7 – Maverick Viñales – 180 pontos

8 – Fabio di Giannantonio – 165 pontos

9 – Franco Morbidelli – 159 pontos

10 – Aleix Espargaró – 143 pontos

15 – Miguel Oliveira – 71 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!