Com 13 voltas por cumprir e excelentes condições climatéricas, e com as bancadas do Misano World Circuit Marco Simoncelli em enorme festa, sublinhando ainda mais o facto de três pilotos da VR46 Academy arrancarem das três primeiras posições na grelha de partida, realizou-se este sábado a corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio de São Marino.
Neste plantel da categoria rainha podemos realçar a ausência de Joan Mir. O piloto espanhol da Repsol Honda chegou a esta ronda em Misano afetado por uma gastroenterite, da qual não recuperou, e por isso ficou de fora das corridas deste fim de semana.
Quanto à corrida Sprint de MotoGP, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), pelos resultados dos treinos e a “pole position” que garantiu de forma dominadora, parecia estar a caminho de uma vitória ‘tranquila’, em frente ao seu público e confirmando a força dos pilotos VR46 Academy neste circuito que é o seu território, a sua casa e onde treinam muitas vezes ao longo da temporada.
Porém, um arranque menos bom, impediu Bagnaia de manter a primeira posição assim que os semáforos se apagaram. Pior que isso, o bicampeão de MotoGP viu o seu maior rival, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), realizar um arranque ‘canhão’, que lhe permitiu saltar de 4º na grelha de partida para a liderança da corrida Sprint ainda antes da primeira curva de Misano.
Mais atrás, era Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) a conseguir também um bom arranque, chegando a rodar em 17º nas primeiras curvas. Porém, e como tantas vezes acontece quando se qualifica mais atrás, o piloto português viu-se ‘trancado’ no meio do pelotão de MotoGP, e ao longo da primeira volta viria a descer a 19º.
Antes mesmo de passar pela primeira vez na linha de meta e cumprir a primeira volta já Miguel Oliveira estava em 20º, num início de corrida Sprint que se revelou particularmente complicado para o piloto luso.
Na segunda volta, Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) sofre uma queda já no setor final, e isso permitiu a Miguel Oliveira ganhar uma posição, passando então a ser 19º.
Na frente da corrida a discussão pela vitória estava entregue a Martin, Bagnaia e ainda com Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) a entrar nessa batalha, mas sem verdadeiramente mostrar argumentos para suplantar a oposição dos dois pilotos que lideram a classificação de MotoGP.
Morbidelli viria mesmo a corrida deste sábado em 3º, no que é o seu regresso aos pódios e às boas exibições.
Francesco Bagnaia, por sua vez, procurou pressionar Jorge Martin de diversas formas. Rodando sempre muito próximo do espanhol da equipa satélite, o campeão do mundo chegou a parecer ter capacidade de ultrapassar o ‘Martinator’.
Mas o espanhol defendeu-se bem, resistiu à pressão, evitou erros ou queda, e aos poucos foi conseguindo aumentar a vantagem que tinha sobre Bagnaia, com o italiano impotente para responder ao ritmo de corrida mais forte e consistente do seu rival.
Nas últimas duas voltas a diferença entre os dois primeiros subiu para mais de 1,5 segundos, Bagnaia entregou a vitória a Martin, que desta forma venceu em ‘território inimigo’, reforçando a sua liderança na classificação de MotoGP e, melhor do que isso, voltando a bater em luta direta o seu grande rival na luta pelo título de campeão 2024.
Com o pódio decidido, o foco das atenções dos fãs portugueses centrou-se na corrida que Miguel Oliveira estava a fazer.
O piloto da Trackhouse Racing voltou a ter de realizar um esforço adicional para procurar subir na classificação nesta corrida Sprint do Grande Prémio de São Marino. A queda de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) permitiu-lhe subir a 18º, depois passou Luca Marini (Repsol Honda) para chegar a 17º ficando atrás de Pol Espargaró (Red Bull KTM Factory).
Os dois conseguiram ainda passar por Raul Fernandez (Trackhouse Racing) e depois aproveitaram a penalização de Augusto Fernandez (Red Bull GasGas Tech3), que teve de cumprir uma ‘volta longa’, mas cumpriu mal e foi depois penalizado com tempo adicionado ao seu tempo final de corrida.
Pol Espargaró não cedeu à pressão de Miguel Oliveira e defendeu com sucesso a 14ª posição, enquanto Miguel Oliveira levou a sua Aprilia RS-GP24 até à 15ª posição final.
Nesta corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio de São Marino podemos ainda realçar as boas performances de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e de Marc Márquez (Gresini Racing). Os dois pilotos arrancaram de posições mais atrasadas na grelha de partida, mas conseguiram uma boa recuperação e o italiano da equipa de fábrica foi 4º enquanto o espanhol da equipa Gresini Racing foi 5º.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de São Marino de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da corrida Sprint de MotoGP
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
3 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
5 – Marc Márquez (Gresini Racing)
6 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
8 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
10 – Alex Márquez (Gresini Racing)
15 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 311 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 285 pontos
3 – Marc Márquez – 234 pontos
4 – Enea Bastianini – 234 pontos
5 – Pedro Acosta – 152 pontos
6 – Brad Binder – 148 pontos
7 – Maverick Viñales – 139 pontos
8 – Aleix Espargaró – 119 pontos
9 – Fabio di Giannantonio – 112 pontos
10 – Alex Márquez – 104 pontos
13 – Miguel Oliveira – 60 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!